08/12/06

MALDIÇÕES CINEMATOGRÁFICAS


As maldições que rodeiam filmes conhecidos do grande público tornam-se tão assustadoras como reais quando em redor deles, os seus participantes (ou símbolos) vão morrendo ou sofrendo acidentes em acontecimentos aleatórios e estranhos.

SUPERMAN

A maldição mais famosa do cinema refere-se a uma série de desgraças e azares que atacaram os diversos intervenientes envolvidos em adaptações da saga. Os mais mediáticos elevaram a fasquia para um nível de seriedade e alarmismo tudo o que de negativo acontecesse.
Por exemplo George Reeves, o actor que tinha o papel de Homem de Aço na TV morreu segundo os rumores de que ele “acreditava voar como o Superhomem” e se tinha atirado de uma janela. Mas esta informação não passou de um mito urbano. As verdadeiras intenções centram-se provavelmente no rumo que a sua carreira tinha tomado após o cancelamento da série. O novo filme Hollywoodland com Ben Affleck conta a história biográfica.da sua morte.
Christopher Reeve foi outro dos “amaldiçoados” após cair do seu cavalo e ficar paraplégico. Morreu há dois anos.
As carreiras de outros actores acabaram ou abrandaram antes de atingir o sucesso e Margot Kidder, a Lois Lane de Reeve ficou num estado mental grave, sofrendo de paranóia e estado de ilusão. Uma maldição que até envolve o Presidente Kennedy.
Vejam o resto aqui

POLTERGEIST

O número de mortes invulgares da trilogia criou um mito em redor dos filmes que mais ninguém se atreveu em continuar a franchise...
Heather O'Rourke, a miúda loira da série morreu aos 12 anos de idade por doença infecciosa.
Dominique Dunne (Danna, irmã mais velha) morreu às mãos do seu namorado ciumento.
Julian Beck, o fantasma Kane do segundo filme, morreu com cancro do estômago.
Entre outros actores que também morreram por causas não naturais, paralelamente a maldição causou estragos em cenários da Trilogia.
Mais informação no wikipedia e snopes.

REBEL WITHOUT A CAUSE

Aqueles que sempre acreditaram na maldição apontam quatro casos que é caracterizado pelos crédulos como misteriosos ou trágicos :
James Dean morre num acidente automóvel com 24 anos, no ano de estreia do filme.
Natalie Wood, morta após afogamento acidental 26 anos depois.
Sal Mineo é esfaqueado até à morte aos 37 anos, 21 depois do filme.
Nick Adams morre por overdose de comprimidos 13 anos após o filme.

STAR TREK

A '
maldição’ tem alternado dependendo do sucesso comercial da série cinematográfica: Se enquanto alguns são bem recebidos, outros (na grande maioria) têm tido uma péssima recepção comercial e más críticas referentes à qualidade desses mesmos filmes.
Aplica-se a regra dos ímpares: Se o filme 1, 3, 5, 7 e 9 são os mais fracos, os restantes pares foram os que recolheram melhores críticas e retorno comercial.

THE EXORCIST

Este cresceu nos tempos actuais, devido à recente prequela "The Beginning", rodado por duas vezes. Primeiro o veterano John Frankenheimer abandona a pré-produção que morre pouco tempo depois devido a uma operação que parecia ser de rotina. Paul Schrader entra como novo realizador e ao acabar o filme é acusado de ter criado um péssimo filme. É contratado Renny Harlin para modificar e melhorar o que já tinha sido filmado, mas ele prefere recomeçar do zero. Durante as novas filmagens, é atropelado por um carro e parte uma perna.

São estes os pormenores para uma nova maldição embora os críticos rejeitem o mito, acreditando que se trata tudo de uma questão de talento e sorte... Ainda assim, o mistério envolvendo o filme mantém-se.

THE CROW

O factor mais flagrante é o da tragédia ocorrida durante as filmagens, onde Brandon Lee morre durante a sequência do tiroteio. Há quem diga que uma das armas estava deliberadamente carregada com balas verdadeiras, mas o supervisor de efeitos especiais demarcou-se de qualquer responsabilidade. Há que lembrar de o seu pai BRUCE LEE também morreu em circunstâncias estranhas em 1973.

BLADE RUNNER

Este caso é o mais estranho e curioso deles todos. É que não visa os actores participantes, mas sim um grande número de empresas de onde os logotipos apareceram em diversas cenas do filme. Se enquanto a estreia do filme essas marcas lideravam o mercado, muitas delas tiveram desastrosas quebras económicos na década seguinte e algumas já nem sequer existem actualmente. Tais como a Atari, a Bell System, Pan Am e Cuisinart caíram em desgraça e até a Coca Cola quase faliu com a New Coke que apresentou anos depois.
(Factos sobre a maldição)

12 comentários:

Anónimo disse...

Brandon Lee, right? (not jason..)

brain-mixer disse...

Oooops! Thanks ;) Está corrigido...
É o que faz escrever artigos de cabeça, sem fazer copy/paste's :P

Anónimo disse...

Mais um belo post Edgar. Muito interessante ;) Excelentes factos e fotos :D

Carlos M. Reis disse...

Não conhecia a do Blade Runner. Excelente artigo Edgar. Brandon Routh não se ponha a pau não...

ritah disse...

muito interessante, yes sir! ;)

Anónimo disse...

Não conhecia a do Blade Runner.

Na volta todas estas maldições ainda dão origem a um filme :P: "As Maldições de Hollywood: Verdade ou Mentira?"

E concordo com o Knoxville, o Brandon Routh tem de ter cuidado...

brain-mixer disse...

Criswell, thanks! Estou aqui para vos servir ;)

Membio, não sabia disso não... Mais uma desgraça por Terras dos Sonhos.

Knoxville, e o Kevin Spacey também! Principalmente ele!

Ritah, ainda bem que gostaste. Os visados das maldições é que não dirão o mesmo :P

Rafa, fazerem o filme para depois nascer outra maldição relacionada com esse mesmo filme??! LOL

André Carita disse...

Excelente artigo de investigação meu caro edgar! :)
Leitura muito interessante e exemplos excepcionais. Também reparei na marca "Atari" ao visionar o Blade Runner, não sabia era a quase falência da Coca-Cola!

Um abraço!

Anónimo disse...

E você assassinou a língua portuguesa se escroto. Aprende a escrever!

brain-mixer disse...

Anónimo brasuca? Se realmente escreveres do outro lado do Atlântico, faço orelhas moucas! A vocês é que não vos vejo a construir decentemente uma frase em português...

Se aqui houver desses assassinatos, peço-te, por favor que mos identifiques. Obrigado.

ELI SHENEIDER disse...

legal o blog;
apeas uma pequenina correção sobre o ``rebeldes sem motivos``.
afogamento, esfaqueamento e overdoses, não são nada estranhos, são normal, comum,
mas a morte de james dean, e todas as outras pessoas que entraram em contato com o little bastard, isto sim é estranho;
obrigado.

Maria Jons-Kristka disse...

Faltou o filme de 1973, O Exorcista. Houve alguns acontecimentos bizarros que certas pessoas atribuíram à obra do Diabo.
A atriz Ellen Burstyn, que fez a mãe da Regan, foi seriamente machucada durante as gravações. O ator Jack McGowran morreu no filme, ao despencar daquela escadaria fora da casa. Ele morreu na vida real (vítima de pneumonia),
Max von Sydow (padre Merrin) soube que o irmão havia morrido quando começou as filmagens.
A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê....
Durante um fim de semana, sem motivo aparente houve um incêndio no estúdio e quase tudo foi destruído, atrasando as gravações. O único lugar que ficou intacto foi o quarto onde as cenas de possessão foram gravadas.
Um homem que trabalhava refrigerando o set, no local onde houve as cenas de possessão (O quarto da Regan), morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Acho que tem outras histórias.... Um dos atores que não lembro o nome passou em frente a um seminário jesuíta e encontrou um velho que entregou uma medalha à ele, dizendo que isso o protegeria. Depois ele soube que esse velho já havia morrido, esse ator viu o corpo do velhinho em um velório, no seminário .

Coincidência ou não..... É muito estranho tudo isso. Não sei se foi tudo inventado para causar medo às pessoas, se foi uma jogada de marketing para divulgar o filme. Será.....?