13/02/06

loucos e esquecidos


Quantos filmes se perderam na história por causa da crítica devastadora ou pelo desprezo do público? Ora, há sem dúvida alguns que devem ser redescobertos:


Last action hero

Mal amado pela crítica e abandonado pelo público, o filme de McTiernan criou o Schwarzenegger total: Interpreta-se a si próprio, eficaz na comédia e desfaz tudo em que toca. A abertura de Jack Slater IV quando o miúdo se junta ao filme, é bom exemplo disso.

Hudson Hawk

Imaginativo e hilariante de uma ponta à outra. Com um grande leque de actores de renome, o filme não funcionou nas bilheteiras. Só a sequência da ambulância na autoestrada valia bem o filme! "Bunny..... Ball, ball!"

They Live! /Eles vivem!

John Carpenter esmerou-se ao fazer um conto fantástico em que conspirações, capitalismo e extraterrestres é reunido no mesmo balde. E por aquelas alturas quem é que não imaginava usar uns óculos de sol como aqueles?

Starship Troopers / Soldados do Universo

Outra sátira capitalista. Verhoeven não larga o seu estilo satírico e lança farpas aos militares e ideologias norte-americanas. Gore ultraviolento a rodos para todos os gostos, este filme está infelizmente a ser rapidamente esquecido...

Big Trouble in Little China / Jack Burton nas garras do Mandarim

Uma obra fantástica série B de John Carpenter, em que passou ao lado do sucesso: Desde o vilão que explode insuflado, um chinoca que emite raios das mãos, um Kurt Russel com o turbo ligado, enfim... Um grande divertimento!

Congo

Humor refinado, delirantes aventuras na selva entre alta-tecnologia e selvajaria mórbida. Entre megalomanias, loucuras e assuntos sérios, esta é uma aventura excitante. Adoro a sequência do aeroporto no Zaire enquanto estão a ser resgatados para o outro lado da fronteira. Joe Pantoliano delirante!

Problem Child 2/Pestinha 2

Mais cómico que o primeiro filme, fica para a posteridade o vómito no carrossel, o cagalhão de um metro de altura do cão, as tendências homo dos vendedores ambulantes: Tudo isto num filme (supostamente) para crianças.

18 comentários:

Francisco Mendes disse...

Vejo quase todos sem asco, mas o "Problem Child 2", "Congo" e "Hudson Hawk" é que não!! Irra!

Anónimo disse...

Destes todos, vi o primeiro e o último. O "Last Action Hero" ainda gostei, mas o "Problem Child 2" acho que não tinha pachorra para ver outra vez.

Abraço

The Star disse...

Destes todos só vi alguns, o Last Action Hero, o Starship Troopers, o Big Trouble in Little China e o Problem Child 2.
O que mais gostei foi o Starship Troopers (discordo contigo h. :P), apesar de ter cenas muito sangrentas, os bicharocos até estão engraçados. ;)
Também gostei imenso do Jack Burton nas Garras do Mandarim, o Kurt Russel está muito bem.
Agora acho imperdoável (para mim) não ter visto o Hudson Hawk, com o Bruce Willis? Tenho de tratar disso...

brain-mixer disse...

Pois, lá está... Muitos deles não foram vistos por vocês por esse mesmo motivo: Foram ESQUECIDOS!

Só mais uma nota, esta lista refere-se a filmes que gostei de ver e eu não os consigo esquecer (ao contrário do resto do mundo), mas não quer isso dizer que sejam obras-primas, clássicos do cinema ;)

gonn1000 disse...

"O Pestinha 2", esquecido??? Estás a esquecer-te das insuportáveis tardes de fim-de-semana da tvi, que não se cansam de passar o filme (o que não seria muito mau, se o dito fosse pelo menos aceitável).

brain-mixer disse...

Gonn, deixa-me lembrar-te que quando a TVI o repetia inúmeras vezes (sim, concordo), eles não lhe davam o real valor: Acabou por ser SEMPRE transmitido em versão censurada - O vómito, o monte de merda não chegam a aparecer. E é nisso que lhe acho piada! Mas até percebo a decisão, é que para as tardes de domingo é abusar um bocado ;)

Membio, "Em busca da esmeralda perdida" só perde frente ao Indiana Jones. Até por altura da estreia (1984), tinha o Templo perdido a martelar-lhe a cabeça. De resto, como filme de aventuras, toda a gente se lembra de jóias verdes e crocodilos :P Agora o Demolition man... Nãaaa!

Anónimo disse...

Dos filmes que te foste lembrar LOL!
Eu vi quase todos à excepção do Starship Troopers... Contudo alguns filmes do Carpenter, tanto os que mencionaste como o Fuga de L.A. por exemplo, foram filmes que não me agradaram muito.
Mas isto é inevitável e acontece muitas vezes nos filmes... ou são esquecidos ou passam na TVI num belo domingo à tarde... para alguns é obvio, para outros uma injustiça...
Um abraço!

brain-mixer disse...

Epá André, se de todos não viste o Starship Troopers... É um erro gravíssimo! Vai já a correr procurar o filme porque vais ver que vais adorar ;)

Anónimo disse...

O pestinha 1 ou 2 ou 3 ou 5000 será sempre detestável...E o míudo do primeiro era a criança mais irritante que vi na minha vida.

Em relação ao "Starship Troopers" tenho que dizer que adoro...Grande filme e uma grande comédia e sátira. Por mim não irá ser esquecida.
O Last action Hero tamb´me foi uma ideia interessante. Adorei. O ultímo grande do Scwhartie...

Abraço

brain-mixer disse...

Pedro, o Starship Troopers é realmente um GRANDE filme de F-C ;)

E eu gosto mesmo do Pestinha! (mas só o segundo)

dermot disse...

Concordo com os dois primeiros, que gosto bastante. Mas pôres aí o Carpenter por duas vezes é quase uma obscenidade. Aliás, para pores um do Carpenter tinhas que pôr todos :)

Nunca vi o Congo :P

brain-mixer disse...

Mas sabes que o Carpenter foi (e continua a ser) um marginal em Hollywood... Alguns ainda o olham como um gajo, digamos "esquisito" ;)

Quanto ao Congo, passou na TVI há duas semanas. Bem... de madrugada :P

Coutinho77 disse...

Desta lista só não concordo em relação ao pestinha, talvez porque como aqui foi dito é dado até à exaustão na tv. Os outros para mim são e serão filmes de entertenimento certo.
Abraço!

Sam disse...

Pessoalmente, sou um fã incurável do LAST ACTION HERO. Quem sabe o tempo não lhe fará justiça...

Abraço

brain-mixer disse...

Pronto, o Pestinha 2 não é um "esquecido". É um "incompreendido"! ;) Tal como o Last Action Hero, que como todos os outros da lista fracassaram nas bilheteiras.

Carlos M. Reis disse...

Tou contigo no Hudson Hawk e no Big Trouble in Little China. Os restantaes ainda não pus os olhos em cima.

Cumprimentos.

brain-mixer disse...

no problem ;)

Agora falares mal do Last Action Hero é que não :P

Anónimo disse...

adoro Starship Troopers, vi quando saiu e ainda acompanhei até ao terceiro da saga, esse ultimo infelizmente e que é muito fraco, o segundo em si tb ja e mt parado, mas o primeiro esta altamente, principalmente ao nivel das criticas ultra imperialistas dos ser humano.