06/07/06

TOP LUTAS

Xutos e pontapés, murros e cabeçadas, estrangulamentos, arranhadelas e espadas a ajudar. Vale tudo menos arrancar olhos! (A Elle Driver que o diga)

10 -Rocky ( Rocky VS Apollo)

A emoção e trepidação de Stallone na sua vitória apoteótica. Coisa que não se vê nos filmes seguintes em que contêm mais murros e luzes em detrimento de sentimentos. Os duelos com Dolf Lundgreen e Mr T não são maus, são apenas inferiores.

9 - Game of death (Bruce Lee VS Kareem Abdul Jabbar)

Big Boss e Enter the Dragon, ambos protagonizados pelo maior mestre do kung fu foram grandes filmes de karaté. Game of death, o seu último filme imortalizou o fato amarelo e mostrou que não é pela altura que se ganha um duelo.

8 - Aliens (Ripley VS Alien “Rainha-mãe”)

“Get away from her, you bitch!” Ripley, lixada da vida, aparece num robôt hidráulico para lutar frente a frente com a maior ameaça que alguma vez teve de enfrentar.

7 - Star wars 6 - Return of the Jedi (Darth VaderVS Luke Skywalker)
A Ameaça Fantasma tinha sabre laser duplo contra dois, o Ataque dos Clones chegava a ter um sabre em cada mão e um Yoda saltitão, A Vingança dos Sith repetia a fórmula mas aumentando a violência e duração. Mas a trilogia original sempre foi do melhor em cenas de espadachim... Se nos episódios recentes há cenas com mais adrenalina e rapidez, este duelo final é o mais simbólico: Pai VS Filho, o Mal VS Bem.

6 - Gladiator (Maximus VS Mascarado)
Um coliseu ao rubro para ver o confronto mortal entre dois dos maiores gladiadores de Roma. Ambos com máscaras espectaculares, tiveram estofo para aguentar rodeados de tigres famintos.

5 - Kill Bill (A Noiva VS Crazy 88)

A vingança de Uma Thurman ao seu ex-grupo “Deadly Viper Assassination Squad” deixa um rasto de sangue por onde passa. Se os duelos entre a vingadora e O-Ren Ishii, ou contra Elle Driver foram inesquecíveis, o mais gráfico é quando é confrontada com o bando de Lucy Liu. Tão violento que por cá (no ocidente) até converteram esta sequência a preto e branco, segundo dizem, para disfarçar os hectolitros de hemoglobina. Que disparate...

4 - Terminator 2 (T-101 VS T-1000 na fábrica)
Dois robôts letais defrontam-se. Pesadas máquinas de matar numa siderurgia a lutarem corpo a corpo, mas o T-1000 tem alguns truques na manga. A sua deformação líquida dá-lhe uns pontos de avanço. Um deles acaba num pedaço de sucata. Mas não sai derrotado!

3 - Spiderman 2 (Aranha VS Doc Ock no Comboio)
Adrenalina ao máximo, ritmo frenético e acção non-stop. Com uma agilidade superhumana, Peter Parker A.K.A. Spiderman defronta Octopuss no tecto de uma carruagem. A salvação do comboio no final da linha imortalizou-o como uma das grandes referências de superheróis.

2 - Matrix Reloaded (Agents Smith's VS Neo)
Se no primeiro filme, a luta entre estes dois no metropolitano foi espectacular, na sequela não fazem por menos. O inimigo a multiplicar-se como um vírus e a dar que fazer a Neo. Posso também aqui referir que as lutas com os gémeos albinos e o duelo final entre Neo e Agente Smith no terceiro capítulo não ficam de fora. Tudo óptimas sequências.

1 - Police Story (Jackie VS Gang no centro comercial)
É mais um conjunto de lutas do que duelo solitário, mas com a actuação sem duplos ou uso de efeitos especiais, mecânicos ou informáticos de qualquer espécie torna-o perfeito. Sem o seu humor característico e com uma velocidade frenética, esta é uma sequência pura e dura de porrada à antiga como só Jackie Chan sabe fazer.

10 comentários:

Francisco Mendes disse...

Como é possível o primeiro lugar não pertencer à cena de "Oldboy" em que Dae-su despacha um bando com um martelo.

É inquestionavelmente uma das melhores cenas dos últimos tempos, com o sublime Park Chan-wook a derramar o seu requintado esplendor plástico, utilizando toda a sua ritmada técnica de filmagem (travelling lateral incluído), ministrando uma viagem grotesca entre a linha sangrenta que divide a Arte da Realidade.

brain-mixer disse...

Eu sei que Oldboy é adorado por toda a blogosfera. Mas estou mais receoso pelo Kill Bill: De cada vez que falo nele aqui no blog, logo vem toda a gente a pregar por tarantino "forever, long live...", etc.
É assim, esta caixa de comentários vai encher de certeza com as ausências que virão lembrar e com as ovações a QT com o seu Kill Bill... ;)

Anónimo disse...

A do "Kill Bill" é a minha favorita de sempre. Não há nada comparável a um conjunto de lutas filmadas por Tarantino ;)

brain-mixer disse...

Olha o criswell: Eu não disse? :P

Helena, relê o 7º: Eu refiro o Yoda, mas não ia incluir todas as lutas da saga... :D Assim fica um "todos em um"!

brain-mixer disse...

Epá, membio, gostas mesmo deste The Rock! LOL
Quanto ao actor de Ong-Bak, tenho a certeza que no futuro tenha sem dúvida alguma bom potencial para aqui figurar nesta lista ;)

Anónimo disse...

Predador: Arnold Schwarzenegger contra o alien.

King Kong: Quando o Kong luta contra os 3 T-Rex. Selvagem e animalesco.

Monty Python e o Cálice Sagrado: Quando o Rei Artur mutila o cavaleiro negro. Hilário!!

Anónimo disse...

Para mim a melhor e mais marcante duelo de combate é a de Bruce Lee vs. Chuck Norris no Coliseu de Roma (como qualquer luta de Bruce Lee): Muito bom!
Um abraço!

brain-mixer disse...

É bem verdade, eu até me diverti imenso com o Rundown AKA Welcome to the jungle AKA Helldorado (working title).

Nuno, tudo óptimos exemplos. Especialmente o dos "aranhões" como cortar pernas e braços dos excelentes Monty Python ;)

André, essa luta pode estar "englobada" (e bem sabemos que não é do mesmo filme) na posição nº 9, com as lutas de Burce Lee no seu conjunto (da mesma forma que eu faço com a saga Star Wars).

Anónimo disse...

Qualquer luta de um filme do Tarantino merecia um TOP :P lol. Gostei deste TOP :).

Abraço

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Roulette game is based chevrolet abs sensor Forex 2btrading 2btraining Merge credit reports free+credit+fico+score hack fico score 1977 oldsmobile cutlass wiring diagram Difference paxil zoloft Ferrari f355 wheels Phentermine shop Chicago dealer illinois nissan consumer credit fica scores Chemical name for valtrex E-file indiana state tax form refinancing