18/01/07

Questionário Cinéfilo


Há já bastante tempo que não vejo um questionário cinéfilo circular pela blogosfera. Ora tomei então eu a liberdade de criar um para reavivar trocas de opiniões e pensamentos. Siga:

O que é para ti um MAU filme?
Aborrecido. Soneca. Abuso nos clichés. Plágio e não homenagem. Maus diálogos. Um filme ridículo querer levar-se a sério... Todos estes argumentos são suficientes para eu ficar de cabelos em pé. É por isso que nunca mais vi um filme de Steven Seagal desde há 8 anos para cá...

Remakes ou sequelas: Havendo apenas estas duas escolhas sem opção de recusa, qual assistirias?
Sequelas, sem dúvida... Se o filme for feito à mesma, será preferível criar novo filme com nova história (embora provavelmente fraca e menos original) do que contar a mesma história novamente... O cinema ganha força com este objectivo: Contar histórias!

Que tipo de filme português gostarias de ir ver ao cinema?
A história do cinema português conta um bom punhado de filmes clássicos na década de quarenta: Todos eles de comédia. Hoje em dia, apesar de se fugir ao marrasmo a que se tornou o género cinematográfico luso (aborrecido, lento, desinteressante?) procura-se ir mais de encontro do público através dessas comédias novamente. O Filme da treta é bom exemplo disso, à parte as polémicas. Mas e o futuro? Por mim, investia num épico histórico sobre os nossos Descobrimentos Marítimos. Vasco da Gama, Adamastor, espanhóis cruéis e batoteiros... E porque não piratas também?

Que cliché cinematográfico já não tens pachorra para ver novamente?
O chamado "The Villain Speech" (ou mais conhecido por monologuing). É quando o vilão tem a oportunidade de matar o protagonista, mas ao invés disso prefere conversar ou contar toda a trama e planos maléficos, dando ao herói a oportunidade de fugir... O Último Grande Herói e os filmes de Austin Powers apontaram o dedo a esse cliché banal em filmes de acção. É que nos tempos que correm, numa realidade tão violenta que já nada nos choca já não temos paciência para filosofias dos “mauzões”...

Qual o teu fan video preferido?
Troops. Tão bom que parece ser curta metragem oficial...

A quem desafias este questionário?
Francisco Mendes
Knoxville
Wasted Blues
Sam
Rafa
Helena

Malta, espero que respondam e que alastrem para outras fronteiras!

13 comentários:

Francisco Mendes disse...

Ah raios!! Fui apanhado nesta rede... como me desemaranhar? :P

Edgar, desculpa, mas como o André Carita já sabe, não gosto destes questionários que circulam pela blogosfera. Espero que compreendas. :\

Abraço! :)

brain-mixer disse...

Ehhhpá, deixas-me desiludido... Faz lá um esforço, mais para ver o teu ponto de vista em relação a estes tópicos, partilha conosco as tuas opiniões!

(Isto não é bem uma "corrente" tipo spam, pelo contrário)

Vá lá, FRAN-CI-SCO, FRAN-CI-SCO!!

Anónimo disse...

Ora vejam só... o meu nome aqui incluído? Vou tomar isso como uma homenagem... muito obrigado!

E aceito, pois claro!!!

;)

Carlos M. Reis disse...

És mesmo chato. Já me mandaram uns quantos questionários desses para o mail e nunca respondo, deixo parecer que não vi. Mas aqui no blogue, deixas-me mesmo encravado :P

Não tenho muita paciência, mas como és bom rapaz, respondo ao teu desafio um destes dias. Mas para a próxima faz um que envolva mulheres. Isto assim não é a mesma coisa :D

Um abraço.

Inês Ramos disse...

Como diria o meu amigo Borat: Obrigado por também me teres desafiado... NOT.

Sam disse...

Desafio aceite e respondido.

Cumprimentos.

André Carita disse...

sim edgar eu sou testemunha! Também já tentei passar um post sobre "6 etiquetas" ao francisco e n consegui convencê-lo! :(

Mas este teu post levou-me a tirar uma bela ideia para criar também uma espécie de "corrente" sobre videojogos :)

Um abraço!

brain-mixer disse...

Rafa, já fui ver o teu ;)

Knox, não custa nadaaaa.... Basta seres sincero e pessoal, o que vier é positivo! Quanto a mulheres, é tudo contigo: Os maus filmes têm mulheres, remakes e sequelas também têm, Cinema português tem MUITAS mulheres, Fan-movies idem aspas... Let's go!

Inês, esta lista é apenas virtual. É óbvio que qualquer pessoa pode dar seguimento ao questionário! Eu até ficaria feliz se alguém respondesse sem convite. Queria isto dizer que gostou das perguntas.
Fica também então aqui o convite ;)

Sam, também já li o teu. Aconselho todos os leitores a lerem as respostas externas.

André, não inististe o suficiente :P
(Quanto à tua "corrente" - Eu não gosto de lhe chamar assim - força nisso!)

Revista F.I.M disse...

Agora on-line em formato blog a revista FIM - Festivais de Imagem em Movimento sobre cinema, video, multimedia, estreias e festivais.
www.revistafim.blogspot.com

C. disse...

Ops, ainda não tinha reparado... mas devo confessar que também não aprecio inquéritos. Obrigado pelo convite :)

Inês Ramos disse...

Ora muito bom dia! A minha resposta está aqui:
http://ramboiajocosa.blogspot.com/2007/01/est-na-hora-de-mixar-os-neurnios.html

Espero que curtas a participação.
Bj0s

Bracken disse...

Questionários? Hummm... não é para time-sharing, pois não? Então envia lá isso para moviesconfidential@gmail.com.
Abraço,
Bracken

Bracken disse...

Tá respondido! Quando puderes, passa pelo meu blogue.
Abraço,
Bracken