27/03/07

Fascismo.Sociedade.Ficção?

E Salazar lá ganhou. O supostamente maior Português de sempre. Muito já se escreveu sobre a polémica, assunto esse sobre um indivíduo que se agarrou com unhas e dentes a um pedaço de terra, envolveu guerras coloniais por esses anos fora, com fascismo/ditadura a apertar o pescoço a nós portuguezinhos, que tanto se gabava de termos brandos costumes (mas não o é, basta pesquisar o historial Lusitano que temos um manancial de referências a violência e carnificina por esses séculos fora). Nos dias de hoje, parece que estamos naquela fase do "Quanto mais me bates, mais gosto de ti"... Há quem clame pelo regresso de Salazar. Que volte! Para mostrar a esses bocas-largas o que lhes custa a vida, e assim verão o quanto estavam felizes e livres...

Lembram-se de eu falar há já um ano sobre as OPA's e a Omni Consumers Products do Robocop? Embora essa OPA tenha falhado, o fantasma do domínio continua a pairar sobre o nosso estatuto de portugueses: Eles voltam sempre, nem que seja com um largo sorriso, palmadas nas costas e um punhado de dinheiro nos vossos bolsos! Esta obsessão pela OCP está sempre presente, eu revi o Robocop 2 (criticado por todos pela sua extrema violência, mas muito do meu agrado) e reparei nas bandeiras da própria empresa. Símbolo icónico e demasiado realista para ser esquecido. A memória das nossas feridas abre novas discussões.
E digam de vossa justiça!

3 comentários:

The Star disse...

Fiquei tão embasbacada com esta eleição como tu.
O povo português tem uma memória muito curta... :s

brain-mixer disse...

The Star, o castigo foi para a RTP que ficou a ver navios com as audiências...

(Para reforçar o meu ponto de vista sobre esta opinião, deixo-vos este link que clarifica a fronteira entre estes aspectos todos)

http://movv.org/2007/02/28/a-emel-a-ocp-de-robocop-em-lisboa/

André Carita disse...

Eu sobre isto já me cansei de ler, ouvir e comentar...

Mas muito gostei eu de ver a parola da Odete Santos de carteira no colo como se estivesse à espera da camioneta...

Isto foi apenas um "concurso" e um voto de protesto.. pelo menos eu quero acreditar que sim!

Abraço!