26/02/09

Poster-Deja-Vu

Quando os posters prestam homenagem, a paródia passa para segundo plano e cria-se um culto em redor desse poster. A evidente influência de grandes clássicos do passado gera pequenas pérolas em posters como a seguir se destacam.


BREAKFAST CLUB - AMERICAN TEEN
O filme-culto de John Hughes coloca em imagem as estrelas da película. Pelo poster de American Teen, parece que estamos perante um remake. Mas era a óbvia influência que o primeiro filme incutiu em toda uma geração, levou ao novo filme se apresentar com esta estrutura. É o estatuto! Falamos de auras milagrosas que podem ou não transpor-se para o poster.


RETURN OF THE JEDI - FANBOYS
Este filme (ainda por estrear) é o expoente máximo das homenagens cinéfilas que pode existir actualmente. Como toda a história gira em volta do Universo Star Wars, seria astuto (e porque não dizer 'óbvio') ressucitar os posters dos clássicos de George Lucas. Paródias para mim, considero aquele mais recente que se seguiu a este.



STAR WARS - NATIONAL LAMPOON'S VACATION
E claro, não poderia deixar esquecido o inesquecível poster do Star Wars original. Entre tantas homenagens, a mais evidente é a da comédia Que Paródia de Férias. A pose, a imponente pose...



RAIDERS OF THE LOST ARK - WHERE IN THE WORLD IS OSAMA BIN LADEN?
Aqui a homenagem roça a paródia. E com aquele tipo de letra somos inevitavelmente atirados para as aventuras de Indiana Jones, é que ninguém esqueçe aquele estilo. É como a Teoria de Pavlov.



GRINDHOUSE - ZOMBIE STRIPPERS
O projecto Grindhouse de Tarantino e Rodriguez falhou. Mas o culto ficou firme e hirto, de tal modo que algumas obras produzidas desde então seguem o mesmo estilo 'sujo e xunga'. Só um filme de zombies e strippers acabaria num poster deste género. E de Repo! The Genetic Opera [1] [2], alguém já ouviu falar?



JAWS - TREMORS
Tubarão foi o supra-sumos dos filmes de monstros nos anos 70. Em Palpitações, outra criatura que surge por debaixo das vítimas seguiu a deixa de Spielberg e lá abriu a boca para a fotografia.



CASABLANCA - THE GOOD GERMAN
Um poster inesquecível deixa um legado enorme na memória cinéfila. Talvez por isso Soderberg aplicou essa mesma memória para o poster do seu filme... Quem sabe se não seria para confundir alguns distraídos.



Eu sei que este artigo deveria estar presente no meu spin-off Brain-poster, mas como ele obviamente se perderia no meio de tanto deserto que por lá vai (pois, tempo não falta...)
Assim, em vez de ficar neste arquivo, o artigo irá ser recuperado no meu outro blog.

2 comentários:

Peter Gunn disse...

Aassim que comecei a ler o post lembrei-me logo do Brain-Poster mas assim mataste logo 2 coelhos com uma cajadada como se costuma dizer. Metes aqui mais um artigo de alta qualidade como já é habitual e fazes publicidade ao outro estabelecimento comercial ;)

Realmente, hoje em dia o plágio nos posters de cinema situa-se geralmente numa linha bastante ténue entre a homenagem ou gozo ao filme original e por outro lado tentar tirar alguns lucros com ideias dos outros.

Infelizmente parece que cada vez aparecem mais a querer lucrar baseando-se no que os outros fizeram à décadas em vez de terem ideias minimamente originais.

Para não falar da quantidade astronómica de remakes que se andam a fazer todos os dias na terra do Tio Sam!

Um abraço

brain-mixer disse...

Mas Peter, nem sempre a cópia é plágio. Nestes casos que refiro é a homenagem, a referência cinéfila, o "piscar de olho" amigável a posters tão memoráveis como inesquecíveis.
Mas é verdade que há muitos copy/paste... No brain-poster encontras lá alguns desses casos :P

Abraço ;)