18/04/09

As garfadas no prato do próximo

Nos tempos que correm, não se pode manter algo em paz. Nada pode ser lançado para o público sem antes passar pelas feras. Hoje há os confrontos directos entre filmes similares, birras entre realizadores, argumentistas e estúdios. Hoje há aquilo que chamo de garfadas no prato do próximo.

Transformers 2 regressa com os seus robôs gigantes, transformáveis em veículos do dia-a-dia. Após o sucesso do primeiro filme, o número de personagens robóticos aumentou exponencialmente. Factor de sucesso? A popularidade de seres autómatos... Desde Metropolis que os robôs ganham vida nas telas do cinema. Nada se cria e nada se perde, tudo se transforma, não é?
Ora este ano, os robôs regressam também para uma das franquias mais populares (e subaproveitadas de sempre) no quarto filme da saga Terminator . Também em Salvation o número de robôs cresceu, mas para um invulgar número de diferentes tipos robóticos. Agora há versões aumentadas dos Hunter-Killer Aerial , dos HK tanques, há agora Aerostats, motos-extreminadoras e até mesmo Hidrobots.

"Não nos quiseram na saga da Guerra das Estrelas!"

E chegamos ao cerne da questão, o centro de toda a polémica: O Gigantesco robô que aparece no filme, de nome Harvester.
Devido às suas características, este "colector de humanos" já ganhou uma alcunha entre a blogosfera graças a um certo Defamer.com : Transforminator.

"More than meets the copy"

Querendo criar comichão ao filme de Michael Bay, o tamanho realmente importa... Bay atacou imediatamente, acusando a concorrência que devido ao sucesso do seu primeiro Transformers, logo viriam copiar os seus robôs descomunais para outros filmes . Mas McG não se ficou atrás e replicou que a saga Terminator sempre se tratou de robôs, grandes ou não.
Mas apesar do desafio, Transformers - Revenge of the Fallen aparece com o maior Robô entre as duas franchises: O Constructicons/Devastator. Veremos quem se sairá melhor nesta batalha de gigantes.

"Vai um pezinho de dança??!"

Mas que raio? Sabe-se que Transformers 2 terá robôs camaleónicos que se infiltrarão entre os humanos fazendo-se passar por tal. Robôs camaleónicos?! Mas alguém se lembra dos Terminators? Os indestrutíveis e cyborgs assassinos especializados em INFILTRAÇÃO!
Afinal quem copia quem?

"Que tal? Talvez um pouco mais de base nas bochechas..."

Seguindo este ponto de vista, tenho outro exemplo para vos dar.
Há também cenas que ultrapassam isso tudo e acabam por se tornar batalhas pessoais entre cineastas, jogo sujo transposto para a tela. Retrocedendo para mais de uma década atrás, em 1997, aí sim foi uma batalha campal nos blockbusters da época.

Para os mais atentos, notava-se que havia um filme que mostrava demasiado alarido. O seu nome era Godzilla. Esta produção fazia comichão a muita gente e era o alvo a abater.
Por alturas do Outono 1996, saía o primeiro teaser trailer do bicharoco. Irónico, simbólico e caricatural, havia um colossal pé pulveriza um esqueleto de um T-Rex. Godzilla estava apresentado.



Era obviamente uma facada a Jurassic Park, onde por ocasião da "visita guiada" ao museu nacional um guia anunciava o dinossauro como o MAIOR E TEMIDO RÉPTIL que a Terra jamais conheceu. As cartas estavam lançadas.
Foi neste mesmo filme de Emmerich que lançou um piscar de olho ingénuo à mítica frase de Jeff Goldblum, quando frente às fezes de um Triceratops no filme de Spielberg exclama "It's a lot of shit". Matt Broderick exclamava então "It's a lot of fish" diante de uma pilha de peixe. Coincidências.

Coisa que não foi com um dos filmes concorrentes desse ano, que estreava pela mesma altura: Armageddon (Michael Bay, outra vez?). Logo no início do filme temos um balão insuflável do Godzilla a ser devorado por um cão. Ouve-se ao mesmo tempo um grito estridente do réptil. Uma boa piada entre os dois maiores blockbusters do verão.

"Humm, sabe a frango!"

Regressemos a Spielberg.
O Mago estava atento ao mercado, facto provado com a sua obra um ano antes: Jurassic Park 2 - Lost World . Introduziu à força um T-Rex à solta na cidade, antecipando-se ao blockbuster anunciado do remake do monstro Japonês. Lá pelo meio da fuga temos até um grupo de japoneses em pânico. Mau gosto, disseram os críticos.

"Eu grito mais que tu..."


Spielberg não tinha apenas atacado vergonhosamente este filme. Antes da fuga do dinossauro pelo alcatrão fora, estava emprisionado num navio blindado. Navio esse que acabaria por chocar contra o cais. Memória curta? Eu relembro: Em 1997 estreava também outro filme em que um navio chocava contra a costa. Filme de má fama chamado Speed 2. Hoje esquecido, mas por alturas temido pelos executivos da concorrência.

"Abram alas!"

Sigo para um esclarecimento de que Roland Emmerich (que nos trouxe Godzilla) ficou envolvido num fogo cruzado por parte do seu "bichinho". Mas não era ele que estava atolado até ao pescoço em 1997. Era Jan de Bont. O Holandês realizador de Speed 2 e que inicialmente estava contratado para trazer Godzilla para o cinema. É verdade. Tantas coincidências para um homem só...

E a informação crucial (e para terminar isto) é que Spielberg trabalhou com Jan de Bont em Twister, respectivamente como produtor e realizador . O que se teria então passado por essa altura? Creio que na minha opinião algo ocorreu entre os dois. Algo nada agradável...

2 comentários:

Peter Gunn disse...

Bem, tens aqui umas teorias de conspiração acerca do Spielberg, Bay e Bont que não deixam nada ao acaso! Por isso só me resta mesmo concordar com tudo e dizer que tá um trabalho de pesquisa excelente!!!

Um facto engraçado é que tanto o Speed 2 como o Godzilla levaram uma tareia do Park Jurassico 2, senão vejamos: aquela entrada do barco pelo porto adentro no Park Jurassico esta muito melhor do que a do Speed 2 e o T-Rex em pleno centro da cidade... fantástico!! Apesar do Godzilla também não estar mal feito, apreciei muito mais o T-Rex! Por isso Spielberg 2 - Concorrência 0 :P

Agora subindo um pouco no post: Não chega já de robos e maquinas transformistas??? Motos-extreminadoras, mas que raio mais é que aqueles gajos vão inventar? Quanto mais ouço falar sobre o novo Terminator e os novos Transformers mais acho que aquilo vai ser uma salganhada de efeitos especiais que não vai ter ponta por se pegar... vamos esperar pelas primeiras criticas!

Um abraço e desculpa o texto tão grande!

brain-mixer disse...

Peter, grande não é (o meu é maior, eheh). Quem me dera que todos comentassem como tu...

Quanto ao T4, confesso que estou expectante! Não tanto com o Transformers 2, apesar de ter adorado o 1º.

Vamos ver qual as garfadas do próximo ano :P
Abração