18/12/10

Carros Futuristas

Estes carros podem atém mesmo voar. Alguns deles implantaram-se de tal modo na cultura popular que se tornaram mais conhecidos que o próprio filme.
Agora que Tron Legacy chega às salas, as corridas estão mais brilhantes que nunca.
Viajemos para o futuro e recordemos o trilho dos automóveis da ficção-científica.

Tron Legacy
Protótipo SUV
O forte do filme são os LightCycles Bikes (motas como modelo), mas na sequela também há lugar para veículos de quatro rodas. Há também lugar para dois, de modo a que dê para um papo de conversa entre o namorico.




Automan
Lamborghini Countach
Um "simples" Lamborghini com neons nas arestas. Este é o famoso carro que faz curvas a 90º que vem com enjoos e tonturas incluídas. O personagem autómato com colarinho luminoso é o "programa informático" que controla o veículo. Isto mais faz lembrar o Tron...
Revejam a intro televisiva!




THX-1138
Lola T70 MkIII
Baseado num modelo do 24 horas de LeMans, o conceito de o tornar um carro supersónico do futuro é o de o tornar AINDA mais aerodinâmico e juntar-lhe um som incrível. Deveras retro, mas poderosamente fascinante.




Back to the Future
De Lorean DMC 12
No primeiro filme do Regresso ao Futuro, Doc inventa uma máquina do tempo a partir de um DeLorean em 1985. Mas após visitar o ano de 2015, aplica-lhe uns melhoramentos. O mais famoso dos automóveis futuristas, há quem construa réplicas na própria garagem!




The Wraith
Dodge M4S Turbo Interceptor
Este filme praticamente desconhecido em Portugal, conta com Charlie Sheen na pele de um vingador. Aspecto futurista, o seu veículo é do mais F-C que pode haver. O automóvel tem até mesmo site próprio.




Speed Racer
Mach 5
Carregadinho de veículos extravagantes, Speed racer não funcionou das bilheteiras. Indiferente aos resultados, o filme desfila um sem número de automóveis de corrida. O mais carismático é o famoso Mach 5, da série televisiva, com um upgrade chamado Mach 6.




The Fifth Element
Devendo muito à arte Déco dos anos 50, o 5º Elemento de Luc Besson desbrava barreiras do conceito típico da F-C. Os automóvel podem voar, mas mantêm-se fiéis ao seu passado, encalhados em alguns modelos tradicionais. Coloridos e com piloto-automático, são uma mistura entre as máquinas "sujas" de Star Wars e os simbólicos Sedans americanos.




I, Robot
Audi RSQ
Prevê-se o futuro mais credível e concretizável da nossa realidade, neste filme de acção F-C com Will Smith a desfira um sem número de product Placement que há memória no cinema. Neste caso concreto, quem dá a imagem de marca é a Audi, com o seu modelo protótipo: Aerodinâmica mais avançada, piloto-automátipo, podendo deslizar pelos lados ao invés de recuar. Mesmo o conceito de estacionar é demonstrado de forma mais eficiente, como nos querem oferecer num futuro próximo.




Blade Runner
O extraordinário veículo policial do filme visionário de Ridley Scott, de facto, não é um automóvel. Pode parecer um ferro a passar quando levanta voo, com a quantidade de vapor que emana, mas este híbrido de carro desportivo com vaivém da NASA mostra-nos a verdadeira concepção de um futuro utópico e poético.
Em 2019, Los Angeles deixará de ter tráfego...




Minority Report
Lexus 2054 EV
Para além do modelo mais "futurista" do filme, por enquanto ainda uma miragem (aquele que é apenas uma cápsula totalmente autónoma e que se gere electronicamente no trânsito), o mais marcante é o modelo que sai novinho em folha da fábrica: A Lexus mostra-nos a sua visão do futuro. Desenvolvido por engenheiros e designers, o automóvel foi concebido para dar razão ao interesse de Spielberg de nos mostrar de forma mais fiel o que nos oferecerá o ano de 2056.





(E a vossa opinião também conta! Revelem os vossos preferidos e digam se me esqueci escandalosamente de algum modelo.)

3 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

Que artigo mesmo bestial!
Ora bem... se está aqui o do Automan (era mesmo uma série altamente!) só falta o KITT, quer seja dos asnos 80 ou a versão 2008...
E os carros de Star Wars sem rodas, o que se vê no ep.2 e ep4...

Os de Mad Max eram mais para destruição, tal como os de "death Race".

Agora assim mesmo futurista, recordo-me o "A.I." de Spielberg, quando vão à cidade por exemplo.

brain-mixer disse...

ArmPauloFer, o KITT referi como base para o artigo "automóveis da Pop-culture" (que podes encontrar tudo isso na barra lateral, em CINE auto-stand)
Já na altura do primeiro artigo me perguntavam pelo DeLorean. Pedi um pouco de paciência e ora cá está...
Há um do Mad Max em "automóveis da Pop-culture" e outro em "automóveis bizarros". Os veículos de Death Race deram o mote para os "automóveis assustadores".
Os restantes que referiste, fica a noção de que me passaram despercebidos, mas não. Deixo à voz do leitor também apelar ao seu "gosto".
Obrigado pelas ideias ;)

Anónimo disse...

ADOREI! :D

http://brownrickenbacker.blogspot.com