25/04/12

Os Teasers de antigamente

...Quando eles não mostravam nada, quando apenas aguçavam o apetite de um espectador ingénuo, com uma mente fértil e sem acesso a informação como a que temos hoje.
Porque quando lá nos longínquos 20 a 25 anos atrás alguém se preparava para ir ver um filme ao cinema, dizia "quero chegar a tempo de ver os trailers". Hoje? Um clique no computador trata do assunto. Em modo loop, se necessário.
Quando não havia leaked videos ou telemóveis que captavam os sets de filmagens à revelia, os estúdios tinham a liberdade para fazer as coisas à sua maneira (que vistas bem as coisas, o marketing acabava por ser muito pobrezinho). Não havia spoilers, não havia imagens suficientes para desvendarmos os segredos do filme.
Por altura dos trailers, a banda sonora geralmente ainda não está terminada quando. Então, vistos hoje, ficam estranhos e deslocados da nossa memória. Aqui, desenrolo os melhores teaser trailers que seguiram essa opção: Uma interesante opção artística de criar geniais trailers de antecipação sem mostrar um único plano do próprio filme (Ok, alguns mostram um pouquinho...)
Curiosamente, muitos deles têm o dedo de Spielberg em algum lado. Ele percebe mesmo do assunto.

Superman (1978)
Alguns nomes conhecidos são atirados para o ecrã, entre as nuvens um nome inconfundível surge: Superman!
O filme já tinha tido inúmeros atrasos na produção e sucessivos adiamentos da data de estreia. A Warner lançaria então este teaser para relembrar o público de que o filme estaria para chegar em breve e que não teria sido esquecido... !



Alien (1979)
Um modelo de um ovo, uma composição sonora arrepiante, uma tagline "In space no one can hear your scream". Alien nem se atreveu a mostrar o monstro ...




Empire Strikes Back (1980)
E quando eles apenas usavam fotografias de rodagem e misturavam com desenhos da direcção artística, como aconteceu com a sequela de Star Wars. Décadas antes, este molde era frequentemente utilizado para promover um filme que ainda estaria a ser filmado. Hitchcock fê-lo muitas vezes, mas neste caso, o filme era algo de muito maior...
Naquela altura isso fez mais no entusiasmo de um público do que qualquer trailer alguma vez produzido nestes últimos anos...




Poltergeist (1982)
Um vídeo mais científico, documental, especialmente direccionado para a explicação da palavra Poltergeist. Algumas fotos depois, a curiosidade está no papo. Os cientistas paranormais debitam informações da forma mais credível ao espectador mais crente.



Indiana Jones and The Temple of Doom (1984)
A narração promete "Grandes aventuras" e mostra-nos alguns dos locais exóticos da sequela.
"Coming the summer of 1984." Pertence à reestreia do primeiro Indiana Jones em 1983.




Gremlins (1984)
Na verdade, as imagens mostradas neste até pertencem ao filme, mas o teaser ficou incrivelmente coerente ao usar  um teaser danificado pelos mesmos bichos que estavam a ser anunciados. Ahhh the eighties...



Back to the Future (1985)
Michael J Fox prepara-se para ir de volta para o... futuro. O bólide Tem até botões e interruptores que o não encontramos no DeLorean do filme... Quem adivinharia o sucesso que iria ter?

 

Rambo II (1985)
Um homem equipa-se, arma-se até aos dentes, prepara-se para o combate. Mostra-nos os seus músculos. Rambo não precisa de dizer uma única palavra para nos levar ao cinema.
Ver AQUI (incorporação do Youtube desactivada)



Rocky IV (1985)
Feito especialmente para o teaser trailer, Ivan Drago apresenta-se:
"My name is Drago
I'm a fighter from the Soviet union
I fight all my life and I never loose
Soon I fight Rocky Bablboa and the world will see his defeat
Soon the whole world will know my name."
Rocky 4 está lançado!




Total Recall (1990)
Schwarzenegger é o trunfo do filme, logo o teaser gira em seu redor (literalmente). Mas as cores garridas e a sinopse narrada fazem a diferença.
Mas apesar de surgir também no poster, pergunto-me onde raio é que está aquela pirâmide?




Hook (1991)
O Capitão Gancho revela o seu plano. Num mapa de Neverland, os nomes vão sendo encontrados com uma lupa. Este teaser é também conhecido como "Prologue".



Terminator 2 (1991)
Um dos mais famosos. É-nos mostrado o interior das instalações da Skynet, onde o fabrico de T-800's revela a face de um actor mundialmente conhecido: Schwarzie. Por essas alturas, não se sabia que ele desempenharia o papel de herói. Neste caso a ameaça parece mais forte.
Ver AQUI  (incorporação do Youtube desactivada)




Bram Stocker's Dracula (1992)
Sim, sei que alguns flashs de personagens no filme surgem pelo meio, mas a referência do T-1000 de Terminator 2 (que tinha estreado no ano anterior) em modo sangrento é demasiado cool para passar ao lado desta lista.



Last Action Hero (1994)
A sequência é a da abertura do filme, mas filmada num único plano estático e... com uma reviravolta no fim. Pena o filme não ter resultado no box-office.




Godzilla (1998)
Que se danem os T-Rex! Jurassic Park? Pfff... Brincadeira de crianças! Godzilla chegou à cidade!
Foi um pontapé nos filmes de dinosauros, ao ser arrasado pela concorrência. E parecia que afinal "SIZE DOES MATTER!"



Hulk (2003)
Eric Bana na casa de banho. Uma voz off desabafa sobre a sua incontrolável raiva. Os fãs de comics estão já neste momento cientes do que se trata e começam os cochichos. Apenas lhe vemos um olho verde e Hulk explode. A sala entra em delírio. No filme? Não há pausas para WC.



DaVinci Code (2006) 
Dos novos tempos, recordo-me deste como um dos melhores exemplos. Máximo de mistério, mínimo de informação (pudera, já toda a gente tinha lido o livro por essa altura...)


Resident Evil Apocalypse (2004)
Publicidade ou trailer? Este modelo resultou na perfeição misturando a estrutura comercial de um anúncio fictício para a Umbrella Corporation com o trailer da sequela de Resident Evil. Eles até fizeram um upgrade da brincadeira para o teaser do 5º filme, com uma marca bem real...


Hoje, eles utilizam esta técnica para vídeos virais. Os sites misteriosos e pistas ocultas ganham terreno a esta forma de marketing mais simplista. Mas o clip, esse fica mais rapidamente na memória do espectador do que um puzzle que só funciona para alguns mais acérrimos seguidores do filme.
Outros tantos exemplos ficariam de fora da lista, sendo que é meu trabalho (e de todos vós) encontrá-los e mostrá-los aos demais cinéfilos.

1 comentário:

Sam disse...

Bem lembrado!

Os do Alien e do Bram Stoker's Dracula continuam a ser dos meus teasers favoritos de todos os tempos.

Cumps cinéfilos.