12/10/12

Curtas que passam a Longas

Frankenweenie está a estrear...
Tim Burton renovou a sua própria obra, como que um remake da história do miúdo que quer reanimar o seu cão recém-falecido. Na mesma veia de A Noiva Cadáver, Tim Burton volta a meter as mãos na animação. O género é aquele que todos conhecem e ele se sente à vontade. E o tema do filme não lhe é estranho,sendo a adaptação em longa metragem dessa curta que ele realizou já nos longínquos anos 80, muito antes de se dedicar ao cinema.

Para os espectadores, este salto da curta metragem para a longa não é novidade, já que outros casos foram dando nas vistas recorrendo a este método de adaptação. Normalmente são elevados a este estatuto pelos mesmos criadores da curta, cineastas desconhecidos na altura querendo dar o salto para o "mundo dos crescidos".
Vejamos alguns dos exemplos mais populares:



THX-1138 - 1971
(Baseado em Electronic Labyrinth THX 1138 4EB, 1967 - 15mns)
George Lucas fez a pequena pérola como projecto académico enquanto estudante de cinema. Francis Ford Copolla, amigo de Lucas na altura, incentivou-o a adaptar a sua curta para o grande ecrã, tornando-se ele próprio produtor do filme. Dos 15 minutos da curta originou a fuga do clímax final no filme.



Evil Dead - 1981
(Baseado em Within the Woods, 1978 - 32mns)
Sam Raimi apostou na sua curta para a alongar num pequeno filme chamado Evil Dead. Com o culto criado com esse filme, decidiu fazer-lhe mais uma adaptação no semi-remake-chamado-de-sequela Evil Dead 2. todos eles com Bruce Campbell.
Que obcecados, heim??



12 Monkeys - 1995
(Baseado em La Jetée, 1962 - 28mns)
Reimaginado para esta longa de 95, Terry Gilliam diz que nunca tinha visto o vídeo fotográfico de 1962, realizado por Chris Marker. Mas os créditos colocaram o nome deste último como argumentista e criador da história do viajante no tempo que regressa ao passado e evitar o apocalipse.





Office Space - 1999
(Baseado em Office Space, 1991 - 2mns, vários )
Mike Judge satirizou o meio empresarial em forma animada, mas no filme passou para o realismo-corrosivo com os seus personagens que odeiam os seus empregos. Na série animada que passava no Night After Night, era conhecido apenas por Milton.




Saw - 2004
(Baseado na curta homónima Saw, 2003 - 9mns)
O primeiro filme que originou incontáveis sequelas teve como base a curta da mesma equipa.
Da curta, de salientar que a armadilha  "Reverse Bear Trap" (aquela que se coloca na boca da vítima) transitou para a mortal longa metragem.




9 - 2009
(Baseado em 9, 2005 - 11mns)
Tal como a curta, a longa manteve os bonecos steampunk sobreviventes do apocalipse. Na verdade, pareceu uma multiplicação de orçamento, tal a fidelidade. O realizador continuou nesse seu mundo, apoiado e produzido por Tim Burton em questão (que se inspirou a fazer o mesmo com Frankenweenie).




District 9 - 2009
(Baseado em Alive in Joburg, 2006 - 6mns)
Neill Blomkamp tinha algo a provar com a sua curta: a de que, ocasionalmente, assistentes de efeitos especiais podem fazer filmes que são partes iguais de CGI e de alma. Entre ambas as obras, o seu uso de estilo de documentário e câmara modo-guerrilha desenham paralelos entre as questões do apartheid sul-africano.




Sound of Noise - 2010
(Baseado em Music for One Apartment and Six Drummers, 2001 - 10mns)
A original premissa de um grupo de músicos que invase um espaço alheio para criar música do nada, retirar sons e ritmos dos objectos vulgares do dia-a-dia, alargou-se para uma divertida longa com uma história mais insólita que o conceito.
Regressam todos os intervenientes, juntamente com os realizadores.

4 comentários:

Peter Gunn disse...

Que bela colecção!!! Não fazia a mínima ideia que a maioria destes filmes tinham tido origem em curtas! Mas por isso é que a malta aqui vem ;)

Cumprimentos cinéfilos

ArmPauloFerreira disse...

Impecável artigo e uma excelente selecção de obras. Obviamente que haverá mais pelo mundo do cinema mas as apresentadas são uma recolha tremendamente significativa.
Bom trabalho Brain. You've done it again!!!

brain-mixer disse...

Obrigado a ambos.

E faltaram outros na lista...
Boogie Nights, Sling Blade, Napoleon Dynamite e até o falso trailer de Hobo with a shotgun!

David Martins disse...

Desconhecia que o Saw tinha começado como curta! Estamos sempre a aprender ;-)