30/01/15

Realizadores que precisam de um "hit" na carreira

Por vezes um estrondoso sucesso de bilheteira significa uma carreira prolífica no cinema. Quantos perderam o direito de filmar com regularidade porque o seu último filme não resultou?

Durante muito tempo via Guy Ritchie como um gajo à procura de um sucesso de bilheteira, e tal aconteceu com Sherlock Holmes. Hoje ele consegue escolher os seus projectos com mais escolhas e um certo alívio artístico...
Ridley Scott regenerou-se na passagem do milénio depois de uma travessia no deserto, Scorsese agora anda na mó de cima com as participações de diCaprio, Danny Boyle conseguiu o seu com Slumdog Millionaire e Spike Jonze teve o Her (sort of...)
E mesmo David Fincher vai conseguindo ganhar uma plataforma sólida de fãs (Gone Girl é agora o seu maior sucesso de bilheteira)
Quem precisa agora de ultrapassar esta "linha de segurança":



Oliver Stone
Não faz um filme digno de referência desde... 1999! Any Given Sunday foi a sua última obra que caiu nas graças da malta e tudo o resto descanbou. As bilheteiras nunca foram espectaculares, mas quando os dólares não andam de mãos dadas com os prémios e a crítica, a filmografia sofre.






Francis Ford Coppolla
Numa espécie de "reforma", Coppola andou a brincar aos "indies durante algum tempo. Dracula saiu em 1992. Wake up, man!









Andrew Niccoll
Nunca tendo conseguido sair do rótulo de "promessa", Niccol deverá explodir num blockbuster inteligente não tarda nada. Ele merece e tem andado com algum azar. Ou se dá com as pessoas erradas (Stephenie Meyer e o seu The Host) ou o conceito não passou da curiosidade (S1m0ne, In Time). Espera-se um bom produtor e um óptimo elenco. Do resto, ele consegue tratar.






Terry Gilliam
O eterno azarado. Dificuldades nas filmagens (infernais, é a palavra certa), flops nas bilheteiras, Gilliam nunca foi um nome reconhecido pelo grande público. Se Tim Burton consegue toda esta popularidade, porque não dar alguma ao pobre Terry? Vá lá, uns cifrões para o senhor...








John Carpenter
Deveria eu estar a falar desta pérola perdida no passado? Carpenter é sinónimo de Anos 80 e as suas obras medíocres nos 90' cortaram-lhe as hipóteses de filmar regularmente. Precisa ele de um "Ressurection Career"? Um filme que recuperasse aquela magia inicial, para se despedir da Indústria com um sorriso triunfal...







Edgar Wright
Um dos nomes mais flagrantes da lista. Estaria perto de atingir o objectivo não fosse a sua desistência de Ant-Man para a Marvel... A sua filmografia está recheada de filmes com imensos seguidores, mas tudo num registo "de culto". Estará ele preparado para o "Fortune and Glory"? Ofereçam um Blockbuster ao menino.







Michel Gondry
Ora nos States ora em França, Gondry ontercala os seus filmes mais comerciais com as pequenas peças de "auteur" da sua pátria. Ganhou reconhecimento com o excelente Eternal Sunshine of the Spotless Mind, mas perdeu o direito de entrar no Hall of Fame quando desperdiçou o seu bilhete de entrada com o blockbuster Green Hornet. Damos mais uma hipótese ao rapaz, ou ele é mais direccionado para os nichos de mercado?





John McTiernan
Action-Destroyer dos eighties, teve uma década prolífica no segmento de filmes do género. Last Action Hero tirou-lhe algum gás e a partir daí foi uma montanha russa com algumas conquistas (Die Hard 3 e Thomas Crown Affair) e muitas desilusões (Rollerball acima de tudo). O processo legal de que foi alvo arruinou-lhe quase uma década ea  sua permanência na cadeia rasgou-lhe um outro ano. Agora vai voltar em 2015 com Red Squad. Não terá a mínima hipótese no box-office, mas já é um recomeço...

Mr Anderson... You are an artist!


28/01/15

Poster Caseiro: "Especial Oscars 2015" #3 Birdman

Vamos para altos voos?
Team Birdman ou Team Boyhood?
Os segundos deverão esperar mais uns dias. Os primeiros, bem... regalem-se!
O terceiro poster é para o bichinho que anda a ameaçar roubar toda a cerimónia de 22 Fevereiro.

BIRDMAN (2014)
O antes famoso actor de super-heróis Batm... heur, Birdman, tem a sua cabeça feita em água enquanto prepara a sua estreia no teatro da Broadway. E o bichinho que lhe atazana a cabeça de cada vez que se põe a remoer no passado...
Olha, está ali o cuco. Piu Piu!


Também visível nas páginas do Facebook e Deviantart.

Ted 2 coming this Summer...



Começo bem o dia quando leio um comentário sobre Ted 2:
"You notice how Seth MacFarlane's list of movies is sort of like Pixar's so far. First he does a movie centered around a toy (Ted/Toy Story), then he does a story about the little guy saving his village (A Million Ways To Die In The West/A Bug's Life) and then you do a sequel to the first movie (Ted 2/Toy Story 2). Can't wait for Seth MacFarlane's "Dirty Sexy Monsters"

25/01/15

Os "ficheiros perdidos" de Perdidos

LOST fez 10 anos há alguns meses.
E enquanto chafurdava no meu PC encontrei umas raridades minhas nunca divulgadas (tal como quando descobri aquelas pérolas da TV 7 Dias).
Na altura, quando todos andávamos viciados com a série, eu andei a brincar com a mitologia e criei alguns crossovers por pura brincadeira. Deixo-vos alguns dos melhores exemplos em imagem, tudo material em bruto e em ideias soltas, de um trabalho que nunca chegou a ser concluído...


Back to the Future
Ao "viajar", há um clarão no céu.
O esboço do Flux Capacitor está retratado no diário de Daniel Faraday







Blair Witch Project 
(Found Footage na ilha)
Eles ouvem murmúrios na floresta.
Vêem aparições de familiares já falecidos.





Die Hard
"He was on the flight Oceanic 815,  he was on the wrong place at the wrong time!"
Now John McLane must to avoid the Others to attempt a brutal attack at the survivors...
"Yipy-kayeah motherfucker!" Before he blows up the Ohers.
The Others captured Sawyer trying to destroy the Dharma Initiative.





A Nightmare on Elm Street
(Nunca cheguei a fazer o poster)
Na aldeia dos Outros, há pessoas a ter visões e mortes misteriosas.






Indiana Jones
A nova aventura leva o arqueólogo à mítica Ilha Perdida, onde irá encontrar os artefactos milenares pertencentes aos deuses.





Jurassic Park
Investidores gananciosos decidem criar um parque de dinossauros numa ilha tomada por misteriosos acontecimentos. E num ápice, tudo corre horrivelmente mal...




The Matrix
Ben multiplica-se (como o Agent Smith)
Neo vai quebrar o mundo virtual (a Ilha) e voltar ao mundo real (Estados Unidos)
O Arquitecto está na Pearl Station.




Pirates of the Caribeans - Curse of the Black Rock
Trocar o Smokey pelo Kraken
O tesouro encontra-se dentro da Escotilha




The Simpsons
Losties "gag couch"
TV de genérico a dar a queda de avião
Chaminés nuclear na selva





Entre outros crossovers que andava a planear, havia mais títulos para todos os gostos e criatividade de sobra para fazer render o peixe:
X-files - I want to be lost
Rambo (todo o tipo de explosões que a série teve, foi obra do Rambo)
King Kong
Alien
007 Another Day to Survive (James Bond vs D.H.A.R.M.A.)
Friday the 13 (Crystal Lake na ilha)
Predator (A nave alienígena despenha-se na ilha após Desmond rodar a chave. Fica então a fazer caça nessa selva. Os Losties ficam então à mercê do alien, que se tenta camuflar. Murmúrios, Predator frente a frente com o Smokey e vê Hurley em heath vision)

Hi Five, Joblo!

E aparecer no Joblo com o meu Mashup de Tremors/Jurassic Park?
SO MUCH LOVE!


24/01/15

Poster Caseiro: "Especial Oscars 2015" #2 Whiplash

Este é para todos os que andam a glorificar o filme (eu sou um deles), cá fica a nova incursão aos nomeados da Academia:

WHIPLASH (2014)
Eu descreveria esta relação entre dois seres como a "mais doentia do ano cinematográfica". O intuito era o de expor em cartaz uma violência mais "visual", quando a violência emocional está mais patente no filme.


Também visível nas páginas do Facebook e Deviantart.

21/01/15

Poster Caseiro: "Especial Oscars 2015" #1 Nightcrawler

A partir de hoje sairão alguns cartazes que distinguem um punhado de filmes nomeados para os prémios da Academia. Enquanto se trabalha nos restantes, o primeiro sai desde logo. Desde logo que nem é um dos nomeados a mehor filme, mas porque já tinha pegado nele antes das nomeações e esperava que arrecadasse mais algumas categorias.
Foi pena. Mas fica o tributo.

NIGHTCRAWLER (2014)
Em diversas entrevistas, Dan Gilroy e Jake Gyllhenhaal têm vindo a afirmar que se basearam bastante num animal comum da costa oeste dos EUA: O coiote.
 Mas eu prefiro vê-lo como um abutre. Mais reles, mais intragável e "com olho prá coisa".


Também visível nas páginas do Facebook e Deviantart.

18/01/15

Quem é que neste mundo da cinefilia liga alguma às notas do IMDB??

Quero eu dizer, quem segue de perto o cinema, não aqueles que vêem filmes como quem bebe um chá quente para descomprimir...
Porque agora com a época de Óscares, anda cada um a argumentar que "este filme tem boa nota no imdb"... Há muita gente que não sabe que aquele site tem as médias todas lixadas. Um 6 é para aí 70% das médias de todos os filmes. E isso NÃO É uma boa média.

E filmes recentes, olha, qualquer cagalhão que diga que foi bom, vai logo inflacionar as notas... Espera-se um ano e meio e a nota desce drasticamente.
Pronto, desabafei.