26/04/06

Box Office 2006


Eu adoro Box-office. Todas as semanas analiso as andanças económicas cinematográficas do outro lado do oceano. E quando se aproxima aquela época que tanta gente adora (e eu não me faço rogado!), a chamada 'silly season', lá vêm os habituais palpites sobre os filmes que irão render mais dinheiro, ou aqueles que, pura e simplesmente vão fracassar aos pés do público implacável e inconstante.

Assim, aqui neste blog, nesta data, lanço o meu prognóstico para os "saca-dólares" do verão. Os mais populares, os mais esperados, os mais falados. Alguns vão ficar aquém das expectativas (aquele Poseidon não me cheira a dinheiro...), mas as surpresas não irão ser muitas... Refiro também alguns abaixo da obrigatória meta dos 100 milhões de dólares, embora não signifique a palavra FRACASSO.
Mesmo com muitos dos filmes estarem ainda em conclusão, há já uma perspectiva de como um filme consegue captar as expectativas do grande público. Mesmo sem trailers, sites, ou críticas, cá vão: Os Blockbusters manhosos, os filmes de culto, e as sequelas (muitas sequelas!)

$320 Superman Returns
$290 Da Vinci Code, The
$250 X-Men 3
$230 Cars
$220 Pirates of the Caribbean
$210 Mission: Impossible III
$190 Over the Hedge
$170 World Trade Center
$130 The Ant Bully
$120 Monster House
$110 Poseidon
$100 Miami Vice
$100 The Fast and the Furious: Tokyo Drift
$90 United 93
$80 Silent Hill
$80 Lady in the Water
$60 The Omen 666
$50 Garfield 2

Sendo que estes não são números exactos mas pretende ser uma média ponderada, onde a margem de erro se situa aproximadamente nos $20 milhões. É óbvio que a esta curta lista se irão juntar outros filmes, tanto do início como do final do ano. Os filmes que estreiam depois de 1 de Setembro já não contam para a tabela e que assim se encontravam arredados da corrida a animação 3D Open Season, as sequelas The Grudge 2, Saw 3, o novo filme de James Bond Casino Royal e a muito aguardada adaptação de Eragon (infelizmente na nova moda de dragões, feiticeiros e idade média...)
Para aceder à (quase toda) lista de filmes a estrear em solo americano, espiem aqui.

Daqui a 4 meses veremos onde é que pára o contador... No final, só espero que as incógnitas que se irão intrometer entre estes blockbusters sejam do meu agrado... E do vosso!

6 comentários:

Francisco Mendes disse...

O filme do Paul Greengrass já não possui o título povisório de "Flight 93". Intitula-se "United 93". Quando aos teus prognósticos, bem... é cada vez mais complicado um filme atingir a bela cifra de 250 milhões, sendo que hoje em dia alguns facturam mais em DVD que no próprio Cinema.

brain-mixer disse...

Pois é, tens razão... Correcção feita! Quanto aos 250 milhões, repara que só tenho 3 filmes acima desse número, quando nos últimos 5 anos chegavam a 5 filmes e mesmo 6. Já em 2005, foram apenas 3, tal como prevejo para este ano ;)

Na área de DVD, é visível a rentabilidade do mercado, mas na grande maioria dos casos tem sucesso após passar a árdua tarefa de vencer nos cinemas (à excepção de alguns casos raros, como no ano passado com Kingdom of Heaven, a grande surpresa em DVD).

Mixa! :P

brain-mixer disse...

Calma André, fazes confusão com o orçamento de produção... O que eu aqui refiro é a "massa" que eles vão arrecadar! O "guito" que vão receber, o "papel"! Ou seja, os números que vão auferir no final da exibição.

André, tens de reler o texto introdutório ;)

brain-mixer disse...

E quanto ao orçamento do Homem de Aço, está estimado acima dos 250 milhões de dólares(e há quem diga que ultrapassa mesmo os $300!)

brain-mixer disse...

Findo o ano, altura de rever os prognósticos. E não são famosos :P
Se em alguns casos acertei relativamente (Xmen 3, Cars, Over the edge, The Omen e Poseidon - este último no veredicto, não nos números), outros fiquei bem longe dos números reais (Superman, MI-3 e World trade Center ficaram muito abaixos das minhas expectativas, ao contrário do Piratas 2 que explodiu para o dobro).
Mas dois deles ficaram a milhas da minha lista (Ant Bully e United 93).

O cinema é assim, faz-se de preferências de um grande número de espectadores, não é uma ciência exacta. É um pouco como o futebol...
Para o ano há mais!

Anónimo disse...

Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.