05/07/06

TOP TIROTEIOS

Eu sei que vou ser crucificado por não ter nenhum filme de John Woo na lista, mas juro que estão logo a seguir ao 10º... E poderá haver quem fique surpreendido por Desperado alinhar com duas cenas nesta lista. Que querem? Eu adoro este filme!


10 - Desperado (final com guitarras)
Forma original de organizar um tiroteio: Como duas caixas de guitarras se transformam em armas mortíferas. Metralhadoras e lança-rockets nas mãos dos ajudantes de Banderas AKA Mariachi, que dão uma dor de cabeça aos capangas do nosso Joaquim de Almeida.


9 - Bad Boys (Hangar)
A transacção de droga não corre como previsto ao ser interrompida pelos dois polícias mais duros de Miami. Por entre tiros, explosões e fugas, acaba tudo numa bola de fogo depois de irem perseguir o vilão no Porche de Will Smith.


8 - Clear & present danger (ruas de Bogotá)
A emboscada na Colômbia à caravana de jipes da CIA acaba por matar todos os agentes excepto Jack Ryan. O tiroteio de sobrevivência por parte dos americanos não é suficiente perante o implacável extremínio sufocador na estreita rua onde os automóveis vão explodindo entre os mortos.


7 - Mr & Mrs Smith (Final no armazém)
Com uma extensa sequência nos Extras do DVD como cena eliminada, torna-se ainda mais explosiva. O fenómeno Brangelina no seu ponto máximo, quando ambos tentam escapar com vida numa espécie de IKEA por entre as inúmeras balas inimigas.


6 - Desperado (luta de bar)
O Mariachi entra no bar para beber um copo e acaba por ter de pagar a conta com balas, com a caixa da guitarra cheia de armas a dar o mote para a limpeza. O duelo final das armas sem balas é uma preciosidade.


5 - Eraser (armas à velocidade do som)
Arnie como ele é: Destruidor de primeira categoria. Dêem-lhe armas à altura e ele dá espectáculo. Neste caso, as “rail-guns” que disparam à velocidade do som estão envolvidas num caso de corrupção e tráfico de armas, mas Schwarzenegger dá conta do recado com fogo-de-artifício demolidor.


4 - Heat (fuga do banco)
Após o assalto ao banco e consequente tiroteio na Baixa de Los Angeles, Pacino VS DeNiro com M-16 e uma Banda Sonora minimalista, fria e calculista. Michael Mann criou aqui uma pressão psicológica com a empatia pelos bandidos criada pelo espectador ao longo do filme.


3 - Leon (Nos corredores)
A SWAT não sabia com quem se estava a meter quando foi bater à porta de Leon, o profissional. Assassino perfeito, Jean Reno “limpa” automaticamente os que se atrevem a querer a sua pele. O melhor filme de Luc Besson, com um final estrondoso.


2 - The Matrix (Átrio de entrada)
Imitado até à exaustão, esta sequência está a perder a piada após ser vista mais de milhentas vezes. Mas não é por isso que ela deixa de ser a grande referência para os fãs acérrimos de acção total. Neo e Trinity criaram uma cena de antologia.


1 - Saving Private Ryan (Praia)
Dia D. O momento-chave da reviravolta na Segunda Guerra Mundial. Uma chacina filmada violentamente e bem realista a ponto de mostrar a guerra como ela é: Um horror. Spielberg num dos grandes pontos altos da sua carreira.

16 comentários:

Francisco Mendes disse...

Um top de tiroteios sem uma cena dos magnos Peckinpah ou Leone? E o topo não pertence à cena clássica de "Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo"?

Fico chateado... pois claro que fico chateado... :P

Criswell disse...

O do Matrix é mítico mas concordo com o Francisco na cena do "O Bom, o Mau e o Vilão". De resto, é mais um grande top bem caracterítico do Brain ;)

Amanhã qual será?.. :P

Hasta!

membio disse...

hummm, e que tal estas cenas de tiroteio:

- a cena inicial de "Running Scared", tudo ao tiro e fé em Deus...
- a velocidade furiosa de Chistian Bale em "Equilibrium"
- as cenas finais em "The Rundown" com The Rock a dar cabo de toda a gente...
- Will Smith no final de "Enemy of the State", grande tensão nessa parte.

Miguel disse...

o trÊs primeiros estão bem, mas concordo com o membio falta um lugar para o equilibrium, mas cmo dizes fica logo depois do 10º ;)

Lua Obscura disse...

Acrescento...Lock, Stock and Two Smoking Barrels de Guy Ritchie.

wasted blues disse...

Estou com o Francisco - top tiroteios sem Peckinpah ou Leone?

E por onde andam o "Corral" de 'My Darling Clementine', o Hawks ou o Butch Cassidy e o Sundance Kid? ;)

brain-mixer disse...

Confesso que me esqueci do Bom, o mau e o Vilão :P

Mas o facto do final se tratar mais de um momento de duelo (ou trielo?) entre os pistoleiros, não havendo muita troca de tiros...

Mais uma confissão: Não conheço os filmes de Peckinpah.

Quanto ao Equilibrium, o GunFu já me torrou a paciência e não sendo um filme do meu agrado, vi aquela cena sem pipocas e com um balde para vómitos. LOL

Ah, e Guy Ritchie gosta mais de usar a edição de imagens do que as pistolas... ;)

brain-mixer disse...

Só posso acrescentar que na lista estiveram por ficar The Killer, Face off, Collateral (aquela cena no bar), e o clímax final de Scarface.

O resto fica por vossa conta ;)

H. disse...

Matrix estaria provavelmente no topo da minha lista...

André Carita disse...

Concordo com a maioria... apenas acrescentava Equilibrium que possui cenas de tiroteio absolutamente transcentes. Um regalo para os olhos, e ainda é um dos filmes que tenho fresco na minha memória!
Um abraço Edgar!

André Carita disse...

"trancentes" entenda-se "transcendentes"... whatever! :P [ ]

brain-mixer disse...

LOL, isto de escrever depressa faz comer palavras :P
(ou foi alguma bala perdida??)

Mário Lopes disse...

A sequência na praia do "Saving Private Ryan" também está no meu número 1. Abraço

Anónimo disse...

Very nice site! Red trench coats How to make a carbon dioxide vehicle Canine medications anxiety ativan Volkswagen golf 2 tuning Florida home equity loan refinancing 20 renault fluence

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Tabor hardcore http://www.nude-latin-hunks.info/Tgp-nudes-mature.html Street value neurontin Telephone fax answering machines uk Peugeot boxer seat base Refinancing cost in the united kingdom hardcore pinay Incorporate llc llc incorporation llc incorporation Hyundai trajet facelift gauge hardcore Pamela anderson naked gagged Nude teen thumbnail pics Latina juice best buy topamax Free mortgage amortization schedules

Anónimo disse...

What a great site » » »