11/05/09

Cinepédia

O cinema está repleto de expressões invulgares, de uma gíria cinematográfica, vulgo calão. Os artistas e críticos acabam invariavelmente por classificar os clichés cinematográficos com vocabulário...
O uso constante destes engenhos narrativos veio a criar a Cinepedia.




Efeito Stormtrooper
(Síndrome Stormtrooper ou “Principle of Evil Marksmanship”)

Como todo o cliché de filmes de acção, o uso constante de situações de tiroteios em que os vilões perdem sempre a batalha, deve-se geralmente a um fenómeno: O efeito Stormtrooper. Esse efeito é causado pelos atiradores inimigos serem também maus na pontaria e os tiros inevitavelmente nunca acertam no alvo (os protagonistas, os heróis).
Imaginem a seguinte situação: O herói com uma arma na mão, corre desvariado para tentar escapar dos seus perseguidores. Os maus-da-fita em maior número sempre com má pontaria, carregados de Uzis despejam balas sobre o alvo falhando à esquerda e à direita. Enquanto isso, o herói vai-se refugiando independentemente das inúmeras munições disparadas que nunca lhe chegam a acertar. Incrivelmente, com explosões partindo de todos os lados, o herói despacha à bala do seu revólver com dezenas de mauzões, saindo do confronto ileso. Acabaram de assistir ao efeito Stormtrooper...
Esta situação é abusivamente utilizado em filmes de acção, westerns, artes marciais e é um dos tópicos mais criticado no conceito de cliché banal e incongruente perante a realidade.
O conceito tem origem na saga original Star Wars, derivado dos Soldados Imperiais de nome “Stormtroopers”. Independentemente do elevado número de soldados em comparação com os Rebeldes, de toda a panóplia de equipamento, armamento e treino militar, estes ainda assim acabam por ter uma inexplicável falta de pontaria. Apesar de provarem que têm sucesso perante “personagens mudos” (comuns figurantes), eles são incapazes de acertar nos protagonistas principais. Nota-se de facto em todos os três filmes da trilogia original da Guerra das Estrelas que estes soldados militares sofrem todos do mesmo mal. Desde a fuga no interior da Estrela da Morte, à fuga em Bespin ou na batalha de Endor contra os ridiculamente mal armados Ewoks, todas as ocasiões são boas para os Stormtroopers provarem a sua má eficácia.
Cunhou-se assim uma alcunha para as previsíveis sequências de tiroteio, já características de filmes do género. Exemplos diversos vão desde os Nazis contra Indiana Jones, a todos os inimigos de Rambo nas suas batalhas no estrangeiro, e outros tantos heróis como James Bond ou Batman... Apenas em momentos climáticos com o objectivo de criar tensão dramática é que o herói é atingido. É caso de Die Hard, True Lies e muitos outros.



Sacrificial lamb
No contexto metafórico, a ovelha (the lamb) é morta de alguma forma para uma causa maior, um sacrifício que rodeia as crenças religiosas de algumas tribos e culturas. Nos nossos tempos, num conceito mais cinematográfico, a expressão vulgarizou-se por meios de sequências de sacrifício humano quando ele se torna inevitavelmente necessário. Tipicamente a referência toca ao indivíduo que não tem hipótese nenhuma de sobreviver ao desafio e é ali colocado para um bem maior. O termo refere-se geralmente a um personagem secundário que o seu propósito final é o de morrer. Dignamente e heroicamente. Por vezes para a redenção de algum personagem menos “cooperativo” ou que de um certo modo tenha traído ou decepcionado os restantes. Noutros casos mais frequentes, o sacrifício parte de algum familiar, melhor amigo ou velho companheiro do protagonista. Através deste modo, um indivíduo que fica para trás para ajudar em Aliens, Starship Troopers e Deep Blue Sea leva a desenvolver para o confronto final entre o protagonista e o antagonista. Em outros casos, o sacrifício é motivos ainda maiores. Bruce Willis em Armageddon dá a pele à salvação do mundo inteiro.



Saiba também que...
Redshirt (camisola vermelha)
É o personagem-tipo que acaba por morrer logo nos primeiros minutos do filme muito antes de arrancar para a trama, indicando as ameaças que se irão desenvolver. O termo tem origem na série de culto F-C Star Trek de 1966, em que por diversos episódios, oficiais de segurança usam camisolas vermelhas e são geralmente mortos em missão em circunstâncias mais tarde explicadas. Nos tempos que correm, esta pista é empregue em casos de homenagem ou apenas por pura comédia.


Artigo originalmente publicado na TAKE nº2, Abril 2008

2 comentários:

The Joker disse...

Grande artigo! É impressionante como o cinema está cheio destes clichés!

Abraço

brain-mixer disse...

Cliché ou não, quero ver se no novo filme do Star Trek eles usam a técnica do Red Shirt :P
Abraço Joker (E welcome back!)