13/11/10

CINEPÉDIA - Movie Packs

O cinema está repleto de expressões invulgares, de uma gíria cinematográfica, vulgo calão. Os artistas e críticos acabam invariavelmente por classificar os clichés cinematográficos com vocabulário...
O uso constante destes engenhos narrativos veio a criar a Cinepédia.





MOVIE PACKS
A cada geração, um punhado de actores destaca-se pela sua camaradagem, pelo seu espírito boémio e pela sua marcante presença colectiva em tela. A cada um deles resultou num grupo vagamente coeso onde a cada filme em que participavam, os amigos viriam atrás. Em prol da amizade entre esses actores.


Rat Pack

Este “pacote” foi o grupo de actores que iniciou esta alcunha. Era formado por vários ‘entertainers’ populares da década de 50 e 60. Na linha da frente encontravam-se nomes como Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr, Peter Lawford e Joey Bishop. E a vida nocturna em Hollywood que deu azo a comentários na Imprensa, entre copos, diversão e muito mediatismo tornou o grupo francamente carismático. Foram assim graças aos seus filmes, com diversas participações entre uns e outros, que o Rat Pack se distinguiu das restantes estrelas. Filmes como Ocean’s Eleven, Some came Running, Sergeants 3 e Robin and the Seven Hoods são os mais marcantes de entre uma extensa lista.


Brat Pack

Eram os anos oitenta e os “Rat Pack” estavam a desaparecer. A fama ficou mas o grupo extinguiu-se. Com o passar do tempo, deu-se o ascender de uma nova geração. Jovens actores davam nas vistas em filmes frequentemente direccionados para um público adolescente. O termo não tardou a colar-se a estes indivíduos que costumavam representar nos mesmos filmes. Baptizou-se de “Brat Pack”, popularizado pela New York Magazine, para identificar estes novos, talentosos e já ricos actores. Entre eles, destacava-se Rob Lowe, Judd Nelson e Emilio Estevez. O núcleo de um grupo que se distinguia pelos seus filmes ideológicos, cínicos e geracionais dessa década.
Entre dois filmes se criou um mito: The Breakfast Club de John Hughes e St. Elmo’s Fire de Joel Schumacher eram as bases para se conseguir entender esta popularidade. Entre os restantes membros podiam encontrar actores como Demi Moore, Anthony Michael Hall, Andrew McCarthy, Judd Nelson e Ally Sheedy. Eram estes nomes que se cruzavam entre o elenco na grande maioria dos filmes que interpretavam.


Splat Pack

A reinvenção do cinema de terror no novo século trouxe-nos novos filmes de culto e jovens mestres do género, graças a uma colecção de cineastas que desde 2002 têm vindo a produzir e trazer de volta obras ultra-violentas que tão em voga estiveram nos anos 70. O filão do R-rated faz assim parelha com o baixo orçamento. Novamente.
Entre os mais notáveis realizadores, temos Alexandre Aja, Darren Lynn Bousman, Neil Marshall, Eli Roth, James Wan e até Rob Zombie. Criaram filmes e sagas de renome no género, como The Hills Have Eyes, Saw, The Descent, Hostel, entre muitos outros. Embora o reconhecimento e o culto se tenha instalado neste ‘pacote’ do horror, o sucesso comercial no box-office nunca foi especialmente surpreendente, apenas agradável. É esse o objectivo desta parelha, a de trazer o grande público a este tipo de filmes. Grandes desafios, quase impossíveis de concretizar para estes cineastas.


Frat Pack

Actualmente deu-se a uma formação de um novo grupo de amigos que gosta de se reunir em tudo quanto é filme. De um grupo de actores da comédia nasce o “Frat Pack”. De inúmeros sucessos de bilheteira, a comédia deu os seus frutos por um exemplar grupo que desde finais dos anos 90 interagiam entre cada filme do próximo. São eles Ben Stiller, Jack Black, Will Ferrell, Vince Vaughn, Owen Wilson, Luke Wilson e mais recentemente Steve Carell. O “Frat” da alcunha advém do popular filme - e que gerou o culto - Old School (2003), onde a Fraternidade entre esse grupo de amigos fazia a história. Fez também história o que se seguiu, com filmes como The Royal Tenenbaums (2001) Zoolander (2001), Starsky & Hutch (2004), Dodgeball (2004), Anchorman (2004) e Wedding Crashers (2005). O elenco colectivo destes amigos na vida real cria uma empatia que é transmitida para o espectador. Quantas vezes sorrimos quando algum deles aparece num pequeno momento do filme de um outro, como em cameo ou papel extremamente secundário. Quantas vezes nos rimos com a sua afinidade e cumplicidade já tantas vezes demonstradas em filme...


Não confundir com:
Frat Pack era para a Entertainment Weekly a alcunha para distinguir uma geração anterior, de diferentes indivíduos: Leonardo DiCaprio, Ben Affleck, Matt Damon, Edward Norton e Ryan Phillippe. Em meados dos anos 90, estes então jovens actores acumulavam prémios e sucessos de bilheteira. Estes eram para a EW o “Frat Pack”. Mais tarde, com a aparição do grupo de comediantes, a EW cunhou-os de “Slacker Pack”. Mas a popularização do termo “Frat Pack” por outras entidades para descrever os comediantes levou a EW a largar os seus próprios nomes e a entrar na homogeneidade do termo.


Saiba também que...
Movie Brats


Os “Movie Brats” nada têm a ver com o “Brat Pack”, os jovens actores dos anos 80. Ao contrário destes, seriam jovens realizadores de início dos anos 70 a formar esse grupo de “Movie Brats”. A Nova Hollywood dos anos 60 viria a dar os seus derradeiros frutos com realizadores, hoje de renome, como George Lucas, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Brian DePalma, e Steven Spielberg. Estes nomes são hoje pertencentes à mais marcante geração de realizadores de Hollywood.

Artigo originalmente publicado na TAKE nº10, Dezembro 2008

4 comentários:

Dora disse...

Por acaso já sabia esta coisa e acho curioso!

Não sabia é que o Jack Black faz parte do "Frat Pack"...e porquê? Não vejo a associação!

brain-mixer disse...

Dora, o jack Black não é "membro" integrante desde o seu início. E sabes como é, estas listas, que não são nada de oficiais, prestam-se em juntar nomes que já trabalharam juntos. neste caso, apenas uns meros "cameos", tipo "The Anchorman".
Tens AQUI alguns exemplos...

Já agora, há quem queira associar outro grupo de actores ao Frat Pack. Chamam-lhe de "Apatow Chapter" e são os que entretanto surgiram nas suas produções, nomes como Seth Rogen, Steve Carell, Paul Rudd, Jonah Hill, Jason Segel e James Franco... Cá por mim, podiam fazer outro Pack que não este.

Dora disse...

Pois, o Jack Black, para mim não faz parte do Frat Pack.

E tens toda a razão, o pessoa do Seth Rogan tem de ter um pack mesmo deles...mas eu tirava o James Franco. Só porque fez o Pineapple Express...mas também não punha o Steve Carell aí. Só mesmo os gajos do Super Bad, Sarah Marshall e tal...

brain-mixer disse...

Epá, os geeks da América é que fazem as listas :P