04/07/11

Brain-movie Update: The Nines

Continuando a descobrir brain-movies, quase todos eles pouco divulgados (e apreciados), vou de encontro a um razoavelmente recente. Descubro o trailer no youtube e arrisco. THE NINES. É um filme de 2007 com Ryan Reynolds. Arriscado, sim. Realizador desconhecido. Mais arriscado ainda, mas dou o benefício da dúvida.
A princípio pensei que este filme se tratasse de uma comédia. Estranho, porque depois de ler a sinopse, senti algo mais como o Number 23 ou o Donnie Darko...
Mas o filme foi-se tornando cada vez mais opressivo e distorcido. Percebi que a alegre primeira parte fazia parte do jogo fílmico.

Para quem torce o nariz a Ryan Reynolds, fica abismado com o que ele consegue demonstrar aqui. Se no início parece-nos algo carcatural (faz parte do jogo fílmico, lembram-se?), vai adensando a(s) personagem(ns) numa espiral de tormento. Ele arranca o que precisa dos momentos dramáticos o suficiente para tornar credível o suficiente o que lhe vai na alma.

Os neurónios começam a agitar quando aparecem os tais números 9 em todo o lado. Ok, isto não é o Number 23 e nem é isso o mais importante na narrativa. São apenas algumas pistas para fazer ligações entre os três segmentos. O que mais mexe com a cabeça é o cruzamento dos diversos "mundos", tal e qual um puzzle multidimensional.
Quem viu o Stay, The I Inside ou o mais recente Passengers, não fica surpreendido com as respostas dadas. Não há surpresas inovadoras ou finais surpreendentes, mas no final, a conclusão é satisfatoriamente complexa para nos deixarmos envolver com estes personagens. Este é o grande trunfo do filme. Mais que um bom twist, ele deixa isso para um canto e dá-nos um convincente thriller dramático.

De 1 a 5:
4 neurónios para a complexidade narrativa
3 estrelas para a qualidade cinematográfica.

Sem comentários: