30/07/13

1999: Esmiuçar o ano cinematográfico


Num ano em que o cinema esteve num óptimo momento, donde surgiram clássicos como Sixth Sense, The Matrix e American Beauty, ou criaram-se cultos em redor de Fight Club, Magnolia, Blair Witch Project e Being John Malkovich, ou num ano em que a animação estava especialmente soberba com Toy Story 2, The Iron Giant e Princes Mononoke.
Sim, 1999 foi um bom ano. Foi memorável. Mas também pelos piores motivos: Hollywood estaria a bater no fundo com o pior que tirariam da sua gaveta de reciclados, os remakes, sequelas e adaptações...

Comecemos pelos remakes...
The Haunting? House on Haunted Hill? Dois remakes, ambos de terror. Duplo tiro ao lado. Não, desculpem, tiro de pólvora seca!
OK, há alguns melhores, como Tarzan e The Mummy, mas os dois exemplos citados giram em torno do terror, quando o género estava na moda por essa altura. (E não, The Mummy não é terror. E é Slapstick, por momentos)

Sequelas/Prequelas, não foram muitas (ao contrário dos dias de hoje), mas algumas foram do mais medonho que se conhece. Star Wars Episode 1 - The Phantom Menace. Sim Jar Jar, é contigo. E Carrie 2. Carrie 2?! Explica-se assim como fizeram remake do original e apenas passados 14 anos desta sequela.
Mas é curioso como se contam pelos dedos de uma mão as sequelas surgidas em '99...

Adaptações Videojogos. Duas palavras apenas: Wing Commander.
Sigamos discretamente para o parágrafo seguinte.

E o mais interessante fica para o fim. O ponto G de todo este artigo. Aquilo que eu queria tanto falar e que pelo meio me deixei levar pela restante mediocridade e tragédia anterior:
Adaptações TV. O pior ano para o conceito. Um murro no estômago a muitos executivos que apostavam em sucessos de bilheteira que seguissem a esteira de Fugitive, Mission Impossible e Maverick.
Tivemos direito a Wild Wild West, Inspector Gadjet, My Favorite Martian e o ultrajante Mod Squad. Tudo bidões de lixívia pronta a bochechar... O que é que lhes passaria na cabeça? Com tanto título meramente reconhecido nos anos 60 atirado ao ar, nenhum deles singrou. É facto de que este tipo de adaptações não iria terminar, mas era caso raro que algum deles viesse a superar expectativas. O resto, levados com o pó e achingalhados pelos manos menores.
Lone Ranger, aguenta-te à bronca. Tinhas um historial negativo a acompanhar-te desde há muito.

1 comentário:

brain-mixer disse...

Sim, tem sem dúvida muitos bons filmes. Muitos deles dos meus favoritos. Mas o curioso é que foi um ano de extremos :P