18/03/14

Roupa da treta

Descobri esta noite. Caiu-me tudo ao chão.
Quando eu pensava que a vestimenta da dupla de Conversa da Treta (e consequentemente o Filme da Treta) era uma imagem icónica no audiovisual, que se destacava pela sua originalidade...
Estava redondamente enganado.


Retirando da Infopédia, "Conversa da Treta: Peça teatral criada por José Fanha e estreada no Auditório Carlos Paredes, Lisboa, em 1997. Foi encenada e interpretada por António Feio e José Pedro Gomes, com cenário e figurinos de António Jorge Gonçalves, música de Manuel Faria e desenho de luz de João Paulo Xavier. Zezé e Toni são dois amigos que encetam diálogos do quotidiano onde fazem as mais variadas considerações sobre temas como a política, o futebol, o casamento, o sexo, os seus sucessos e insucessos pessoais, ao mesmo tempo que vão reproduzindo com humor os tiques das personagens que criticam. Enorme sucesso de público, a peça passou depois para o Teatro Villaret e iniciou digressões pelo país, sempre com lotações esgotadas. Por esse facto, acabou por ser adaptada à televisão e à rádio, surgindo depois uma sequela - A Treta Continua - com textos de Eduardo Madeira, Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins"

 "Figurinos de António Jorge Gonçalves", ah! Concerteza deve ser um fã nº 1 de um filme chamado...
The Adventures Of Ford Fairlane.

Que filme é este? É uma comédia de 1990 realizada por Renny Harlin (sim, no mesmo ano em que lançou o extremamente popular Die Hard 2) que, justificando a razão porque estou a falar nisto, o personagem principal surge no filme com as mesmas roupas que o Toni (interpretado por António Feio).
Abaixo, temos um exemplo a demonstrar a semelhança:


E antes que comecem a adiantar coincidências, até mesmo a personalidade tem alguns traços de comparação com a do tuga. Podemos verificar isso no trailer.



Pá... Nem quero imaginar donde virá a inspiração do fato do José Pedro Gomes...

Sem comentários: