26/11/14

Cinema Animal

O Miguel Ferreira do blog Créditos Finais convidou... E eu não recusei!
Segue o texto da minha participação para a rúbrica Cinema Animal, onde propõe um animal e cada um fala num filme/série TV onde esteja presente um desses espécimes.  
Ele perguntou "Falcão", ao que eu respondo...


"Calhou-me na rifa um animal majestoso, hipnotizante e complicado. É complicado, não em feitio (que como é certo, nunca socializei com nenhum até hoje) mas em termos triviais: Quantos filmes com falcões consegue um cinéfilo enumerar? Eu lembrei-me do Manimal, mas queria afastar-me de séries televisivas, e principalmente desta série... 
Enquanto retirava da memória close-up's de panteras e cavalos dos anos oitenta, a mente divagava para Spielberg. E o seu Tintin de 2011 abriu-se-me. 
O falcão é co-protagonista da melhor cena de acção do filme (e quiçá desse ano), onde um plano sequência leva os heróis de uma barragem no alto do monte até à beira mar de um país oriental. Espalhando especiarias pelos ares arábicos, detritos imobiliários por água abaixo e arrastando militares destravados por ali abaixo, e as garras desse falcão que não deixam Tintin sorrir nem um pouco no fim desta perseguição completamente insana. Agarra daqui, escapa dali, lá vai o precioso papel... 
É certo que depois o falcão sai de cena e não tornando a aparecer no filme, mas deixa a sua pegada como um bicho francamente temperamental e persistente. Que diabo, se eu sempre vi "The Adventures of Tintin - The Secret of the Licorn" como um digno sucessor de Indiana Jones, quanto mais o viria como o verdadeiro quarto capítulo que Spielberg deveria ter realizado. E daí virão as óbvias comparações com os bichos da trilogia do Homem do chapéu, onde se junta às cobras, insectos e ratos para nos deixar com comichão, desprezo e olhar inflamado."




Podem ler o artigo na íntegra e as escolhas dos restantes participantes aqui.
Obrigado pelo desafio!

Sem comentários: