30/01/15

Realizadores que precisam de um "hit" na carreira

Por vezes um estrondoso sucesso de bilheteira significa uma carreira prolífica no cinema. Quantos perderam o direito de filmar com regularidade porque o seu último filme não resultou?

Durante muito tempo via Guy Ritchie como um gajo à procura de um sucesso de bilheteira, e tal aconteceu com Sherlock Holmes. Hoje ele consegue escolher os seus projectos com mais escolhas e um certo alívio artístico...
Ridley Scott regenerou-se na passagem do milénio depois de uma travessia no deserto, Scorsese agora anda na mó de cima com as participações de diCaprio, Danny Boyle conseguiu o seu com Slumdog Millionaire e Spike Jonze teve o Her (sort of...)
E mesmo David Fincher vai conseguindo ganhar uma plataforma sólida de fãs (Gone Girl é agora o seu maior sucesso de bilheteira)
Quem precisa agora de ultrapassar esta "linha de segurança":



Oliver Stone
Não faz um filme digno de referência desde... 1999! Any Given Sunday foi a sua última obra que caiu nas graças da malta e tudo o resto descanbou. As bilheteiras nunca foram espectaculares, mas quando os dólares não andam de mãos dadas com os prémios e a crítica, a filmografia sofre.






Francis Ford Coppolla
Numa espécie de "reforma", Coppola andou a brincar aos "indies durante algum tempo. Dracula saiu em 1992. Wake up, man!









Andrew Niccoll
Nunca tendo conseguido sair do rótulo de "promessa", Niccol deverá explodir num blockbuster inteligente não tarda nada. Ele merece e tem andado com algum azar. Ou se dá com as pessoas erradas (Stephenie Meyer e o seu The Host) ou o conceito não passou da curiosidade (S1m0ne, In Time). Espera-se um bom produtor e um óptimo elenco. Do resto, ele consegue tratar.






Terry Gilliam
O eterno azarado. Dificuldades nas filmagens (infernais, é a palavra certa), flops nas bilheteiras, Gilliam nunca foi um nome reconhecido pelo grande público. Se Tim Burton consegue toda esta popularidade, porque não dar alguma ao pobre Terry? Vá lá, uns cifrões para o senhor...








John Carpenter
Deveria eu estar a falar desta pérola perdida no passado? Carpenter é sinónimo de Anos 80 e as suas obras medíocres nos 90' cortaram-lhe as hipóteses de filmar regularmente. Precisa ele de um "Ressurection Career"? Um filme que recuperasse aquela magia inicial, para se despedir da Indústria com um sorriso triunfal...







Edgar Wright
Um dos nomes mais flagrantes da lista. Estaria perto de atingir o objectivo não fosse a sua desistência de Ant-Man para a Marvel... A sua filmografia está recheada de filmes com imensos seguidores, mas tudo num registo "de culto". Estará ele preparado para o "Fortune and Glory"? Ofereçam um Blockbuster ao menino.







Michel Gondry
Ora nos States ora em França, Gondry ontercala os seus filmes mais comerciais com as pequenas peças de "auteur" da sua pátria. Ganhou reconhecimento com o excelente Eternal Sunshine of the Spotless Mind, mas perdeu o direito de entrar no Hall of Fame quando desperdiçou o seu bilhete de entrada com o blockbuster Green Hornet. Damos mais uma hipótese ao rapaz, ou ele é mais direccionado para os nichos de mercado?





John McTiernan
Action-Destroyer dos eighties, teve uma década prolífica no segmento de filmes do género. Last Action Hero tirou-lhe algum gás e a partir daí foi uma montanha russa com algumas conquistas (Die Hard 3 e Thomas Crown Affair) e muitas desilusões (Rollerball acima de tudo). O processo legal de que foi alvo arruinou-lhe quase uma década ea  sua permanência na cadeia rasgou-lhe um outro ano. Agora vai voltar em 2015 com Red Squad. Não terá a mínima hipótese no box-office, mas já é um recomeço...

Sem comentários: