18/01/15

Voar alto

Ia a medo para o Birdman, no receio tremendo de me desiludir. Aliás, desta leva de filmes oscarizáveis, desiludi-me com grande parte deles, aqueles com que já ia com um hype criado por outros. Àparte Whiplash (a que fui "virgem" e na completa ignorância), poucos me encheram as medidas. Até agora...

Birdman é mais um conto de estudo psicológico, de como o estrelato pode rasgar uma pessoa. Óptima realização, actores competentes na sua função (Zach Galifianakis está tãooo aceitável, sem trejeitos de palhaço-mor) e um "falso-take único" que esconde umas quantas genialidades de montagem e ganchos de argumento essenciais.
E mais do que a óbvia associação com Batman, quem reparou na insinuação de Mulholland Drive, na cena do camarim de Naomi Watts com a outra actriz? Tudo farinha do mesmo saco.

SPOILER:
No momento em que Edward Norton se queixa do adereço parecer falso, deduzi o previsível final. E assim foi. Mas a sequência que encerra o filme dá margens para outras perguntas, que certamente será tema de conversa para uns largos meses, arrastando-se para lá dos Óscares (já que este será certamente um dos grandes vencedores da noite)


Sem comentários: