06/12/15

Comic Con Portugal 2015

Resumo da CCPT2015, sem isenções (porque afinal não fui em trabalho, palermas)



Pontos positivos:
- Mais expositores, mais lojas, mais diversões paralelas em relação ao ano passado (segundo o que me têm dito)
- WC limpos e sem filas.
- Restauração a funcionar na normalidade, mesmo em horas de maior enchente (e não, não vou referir a presença desnecessária de demasiados vendedores espanhóis nesta área)
- Se por um lado, as atracções da Artist's Alley logo à entrada me fez lembrar os feirantes ambulantes (pois quase tudo saltou directamente da AmadoraBD para aqui), ao menos é tudo material do bom. Óptimos artistas, obras brilhantes.
- Três réplicas obrigatórias: Um Iron Throne, um Tie Fighter e... Um Delorean magistral. Para meu deleite.
- A Legião 501 sempre impecável. Acolhedores e sempre prestáveis. Não fossem eles e o evento perderia metade da piada.
- Não sendo o meu mundo, a secção de jogos estava bem artilhada. E com maiores facilidades no domingo. Ainda joguei Shinobi uma boa meia hora num velhinho Mega Drive, ahah.
- Cosplay Top Notch, como Capitão Falcão, Songoku, Ghostbusters (faltou um Ernie, aqueles sacanas racistas), Furiosa do Mad Max, a Tristesa de Inside Out, o Kung Fury (sim, esse mesmo! Só fiquei com pena de não ter tido a rapidez de lhe tirar uma foto) ou o Daredevil da Netflix. Mas nem tudo foi positivo nesta área, como indico logo em baixo...

Pontos Negativos:
- Pouco cosplay. Menos de um quarto dos visitantes decidiram marcar presença da maneira mais criativa que se podia pedir... (eu fiz a minha parte). E o pouco que houve, demasiado era relacionado com Anime e videojogos. Esta é uma decepção pessoal, não sendo algo contra o evento ou as escolhas dos cosplayers.
- Mais de metade dos visitantes não se enquadravam no modelo "geek". Como é que soube disso? Muitos paizinhos que trouxeram as crianças para ver o "freak show". Algumas caras espantadas, certos risos de troça, não é decididamente lugar para esta gente que foi lá "passar o fim de semana". Ou outros que se perguntavam que filme estariam a ver no espaço da FNAC (passava um Star Wars, caramba).
- A programação, que diabo. O cartaz foi tão fraco. Pior que ter filmes portugueses que poucos quiseram assistir, foi ter convidados de terceira linha que fazem de conta parecerem importantes. Tirando duas ou três individualidades, pouco se viu.
- Do pouco que eu queria assistir, tiveram a indecência de colocar dois grandes nomes À MESMA HORA! John Noble ou Brian Azzarello? Chiça ó organização... Respeitinho pelos que não têm o dom da ubiquidade.
- A página de facebook oficial da Comic Con Portugal está sempre a repescar e partilhar artigos e links de... uma página FB espanhola que também estava presente no evento. Então nem são capazes de criar conteúdo próprio? Vergonhoso.
- O som no Auditório principal foi humilhante. O convidado nem sempre se fazia ouvir e as perguntas dos visitantes eram inaudíveis. "Fale mais perto do microfone, por favor", pediam eles. Porra, os pobres dos miúdos estavam A COMER o microfone. E falando mais alto, criavam um buzz de reverberação para as colunas. Nota negativa para os técnicos de áudio.
- A iluminação no Auditório B durante os "Heróis do Cosplay" estava muito mal direccionada. De lado em cima. Isso cria sombras em qualquer posição para quem está virada para o público. Os fatos mais escuros passaram tipo sombra pelos nossos olhos. Ah e não me vou alongar na qualidade dos anfitriões, que só visto...
- A falta de um mapa do recinto para qualquer pessoa poder movimentar-se sem problemas. Logo no primeiro dia pedi a todos os voluntários que por lá andavam. Nenhum deles tinha e nenhum deles me sabia ajudar. "Ah acabei de chegar...". Uma delas até me indicava o lado oposto de onde eu me queria dirigir. Falta de formação ou falta de vontade? Uma nódoa negra na organização. É ofensivo para com o visitante não podermos contar com a ajuda de quem está lá para isso mesmo... Para o ano arranjem um patrocinador para imprimirem uns flyers (com mapa de um lado, publicidade do outro, por exemplo).

E para o ano?
Duvido muito que conte voltar lá. Pelo menos o fim de semana inteiro. Talvez um só dia, dependendo do cartaz e convidados.
Comic Con Portugal: Get your shit together!
‪#‎ccpt‬ ‪#‎ccpt2015‬ ‪#‎comicconportugal‬

Sem comentários: