22/08/05

1999 - Odisseia Virtual

Quando a realidade virtual teve o BOOM em Hollywood. Para além do fenómeno Matrix (o filme que mais grangeou dinheiro, fama e milhões de fãs por todo o mundo), houve umas pequenas produções independentes que em apenas menos de um ano, surgem discretamente por esta altura centrados na realidade alternativa:

Dark city (1998)
Revi este filme em DVD e relembrei-me da sua semelhança flagrante com outro filme de 'dois mundos' The Matrix. O facto de os dois filmes terem apenas alguns mese de diferença na sua produção, seria muita coincidência o Matrix ter tantas imagens inspiradas no filme de Alex Proyas (o filme dos Wachowski saiu depois), mas não vai ser esse "plágio" que os fazem ser um maus filmes, muito pelo contrário... Para ver do que estou a falar, passem por este link.


EXistenZ (1999)
Quando tinha estes filmes como "de culto", aparece nesse mesmo ano de 1999 outro filme a retratar a realidade virtual manipuladora. O filme F-C "eXistenZ" de Cronenberg ia ainda mais longe na violência e no 'apontar o dedo' na indústria de cinema e videojogos quanto a esse assunto tão sensível que é a influência destes meios na mente humana. Mais estranho, abstracto, alternativo e confuso que dois anteriores...
Jude Law and Jennifer Jason Leigh mete out their own brand of justice in eXistenZ

13th floor (1999)
-- ESTE POST CONTÉM ALGUNS SPOILERS --
Quem nunca viu o filme, aconselho primeiro a vê-lo antes de ler o seguinte. Ah pois!

Este só o vi na TV uns quatro anos depois de estrear em cinema (por cá foi direct-to-video). O filme tem o mesmo conceito de realidades alternativas. Mas enquanto que aqui sobra mais para um cenário do "passado", mais a meio do filme se desenvolve incrivelmente para uma narrativa ainda mais complexa: A de uma simulação dentro de outra. Acontece neste filme o que muitos fãs de Matrix esperavam como twist final para Matrix Revolutions. Os Wachowski não utilizaram esta ideia povavelmente por este 13th floor já ter dado o passo primeiro. O conceito é algo rebuscado mas na tela é excelente. É também baseado no livro Simulacro 3, de Daniel F. Galouye.



- Sem que estes três exemplos não se tenham tornado em Blockbusters, abordaram a mesma temática de Matrix, entre o virtual e o real do nosso mundo, a violência que nos cria e destrói, a psicose da mente humana. Com alguma justiça, eles estão-se a tornar pouco a pouco em filmes de culto por entre a cinefilia alternativa... É o factor 'tempo' que dá valor ao cinema marginalizado.

Falta também dizer que nenhum destes filmes se pode acusar de verdadeiro plágio ou "copianço". Basta para isso lembrar que já há muito tempo atrás Platão escreveu a "Alegoria da caverna", talvez os primórdios da realidade manipulável...

9 comentários:

gonn1000 disse...

Já ouvi falar de todos, mas só vi o "Existenz" e não gostei muito, achei bastante previsível, com uma ideia mal aproveitada.
Um filme recomendável sobre realidades virtuais é o excelente "Strange Days", de Kathryn Bigelow, um dos "filmes perdidos" dos anos 90...

brain-mixer disse...

Esse ainda não vi, muito por culpa da má divulgação por parte dos videoclubes (não o encontro em lado nenhum) e por parte das tv's (acho que só passou uma vez e a más horas).

Francisco Mendes disse...

"The Matrix" é uma Obra-Prima (o 1º claro) e uma influência para muitas obras póstumas.

"Dark City" é um dos meus filmes de Culto e recebeu um claro tributo por parte dos Wachowski Bros, assim como outros filmes, entre os quais, "Ghost in the Shell".

As restantes obras não me arrebataram tanto (inclusivé a referida pelo Gonçalo).

brain-mixer disse...

Não quis estabelecer comparações com Ghost in the Shell, que foi um dos que me lembrei também referir, já que a temática realidade virtual/manipulada não é abordada. Mas é uma influência largamente evocada pelos Wachowski (como também os filmes de Cameron).

Anónimo disse...

Gostei de todos os filmes que apresentaste, boas escolhas. Quanto a essas coincidências entre o Matrix e o Dark City já tinha visto noutro blog de cinema.
eXistenZ foi um filme que me deixou bastante pensativo e que trabalha com um paralelismo bem vincado ao longo de todo o filme que por vezes nos deixa um bocado confusos.
o 13th Floor sei que vi, mas pouco ou quase nada me lembro dele. É um dos casos a relembrar! :)
Um abraço

Carlos M. Reis disse...

Gostei de Dark City mas adorei o 13th Floor. É um óptimo filme. Existenz nunca vi.

Do mesmo género tenho é que arranjar um alemão dos anos 70 que já ouvi falar por várias vezes. Decoro sempre o nome na altura e não o escrevo e já não me lembro outra vez. Alguem sabe qual é para ver se é desta que o arranjo?

Cumprimentos.

brain-mixer disse...

Qual é a história? Ou diz aí algum detalhe ou cena do filme, para ter uma ideia...

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.