12/09/05

Surpresas criativas

Grandes alternativas cinematográficas. Filmes a roçar o experimentalismo, criativos, originais, nunca vistos, quebrando a fronteira do cinema clássico e académico.
Passem pelos sites oficiais para mais informações (o link está no título de cada filme)

MEMENTO
Deu cabo dos neurónios de muita gente e tornou-se célebre e adorado graças ao argumento, virado ao contrário. Um derivado do Pulp Fiction (inaugurou os argumentos-puzzle) que entretanto, outros o imitaram: Entre muitos, Irréversible e até uma curta metragem portuguesa "Estou perto" de Sandro Aguilar.


SHAOLIN SOCCER
Delirantemente divertido! Nunca esperava por nada disto vindo da China, repleto de efeitos especiais bem integrados e sobre futebol...
Em Portugal entrou directamente em DVD e já passou na TV com o nome de "O ás da bola". Stephen Chow, o realizador e protagonista, lançou recentemente outra loucura nos cinemas: "Kung Fu Hustle / Kung Fu-zão".


KUNG POW
Uma daquelas obras tão paródicas como ridículas. Fabuloso tratamento de um clássico chinês da década de 70, substituindo o actor principal pela interpretação de Oedekerk, que também realiza. O som foi todo transformado dando lugar a frases sem nexo, balbúcios e expressões de partir o coco a rir.
Desde então espero pela sequela com um misto de cepticismo e de entusiasmo. Será tão original e absurdo que o primeiro ou é mais do mesmo?
Para quem (ainda) não conhece, é aquele filme em que contém a tão famosa sequência da "Vaca Matrix".


JACKASS
Só tinha visto um episódio na MTV, mas mal soube que havia um filme sobre estes 'malucos', atirei-me imediatamente ao DVD. Isto não é um filme, é mais um conjunto de vídeos sádicos e nojentos que desmancham qualquer pessoa conservadora e levam outro qualquer às lágrimas de tanto rir. É sem dúvida a descobrir por quem não conhece!


TIMECODE
Já utilizado em certos videoclips e publicidades, em alguns filmes durante certos momentos, mas a primeira vez que aparece o sistema de contar 4 histórias ao mesmo tempo no mesmo ecrã. durante TODO o filme. Dividido em 4 (Multiscreen), a tela mostra a vida de quatro pessoas a quem factos da vida se vão cruzando. Mike Figgis realizou, fez ainda posteriormente "Hotel" do mesmo modo, mas não caíu nas boas graças dos críticos...


The 1 SECOND FILM
Este ainda não o vi, mas pela sinopse promete! Produzido por dezenas de individualidades de Hollywood (entre elas Charlie Kaufman), o filme limita-se a um "épico" de 1 segundo (!!). Sim, um segundo, que constiste em 12 frames de pinturas gigantes criadas por centenas de pessoas numa só noite. É seguido de uns 60 minutos (uma estimativa) de créditos com os nomes de todos os que colaboraram para a produção do filme. Créditos estes que descrevem os financiadores do "segundo", conseguidos por doações de 1 dólar de qualquer pessoa que queira participar. O dinheiro reverte para uma fundação.


A SCANNER DARKLY
Por estrear em 2006, utiliza a técnica de rotoscopia para dar vida a um misto de imagem real com animação. Pelo trailer apercebe-se grande espectáculo visual e deveras artístico. Mas porém, anteriormente a este filme, o realizador deste A Scanner darkly Richard Linklater tinha já criado uma obra idêntica de nome Waking Life, que explorava esta nova forma de animar um actor de carne e osso. Topem-me os trailers e descubram estas obras artísticas:


Trailer Waking life
Trailer A scanner darkly

14 comentários:

Anónimo disse...

Mais um excelente post brain-mixer!! Amanhã falo melhor sobre o teu post, see ya!

Francisco Mendes disse...

"Memento" é uma obra fenomenal. Foi das melhores experiências de Cinema que tive nos últimos tempos.

brain-mixer disse...

André B.: ;) Obrigado
e aproveita para descobrir estes filmes.


lewismartin1438: Epá, estes gajos da publicidade são chatos comó caraças! :P

Francisco: Memento só vi-o pela 1ª vez em DVD e acho que foi a melhor opção, já que tive de puxar atrás algumas vezes! Ah pois...

Membio: Eu refiro o Irréversible. Quanto aos outros, mostro-os é como filmes curiosos e diferentes (mas isto não obriga que sejam de qualidade, hem? :P). Quanto aos exemplos que referes, sim, pensei no BWP mas não me quero repetir. Afinal já tinha falado de Mockumentários há uns tempos atrás! Quero dar tempo de antena a outros filmes. Um abraço.

Anónimo disse...

O "Memento" é uma obra-prima. Mais nada a dizer.

"KUNG POW" é um delírio, tenho-o no computador e não me farto de o ver.

"SHAOLIN SOCCER" e "Kung Fu-Zão" (excelente titulo!), ambos de Stephen Chow também já os vi, e dou 4 estrelas a ambos. São completamnete originais, e forao para mim também uma grande surpresa vinda do oriente.

"JACKASS" é autêntica cultura POP, não perdia um episódio, e o próprio Tarantino admitiu ser fã e ter-se baseado na série para fazer alguns 'truques' em Kill Bill.

Quanto a "A Scanner darkly ", estou muito anioso de o ver, pois parece-me ser um excelente filme com um elenco também ele muito bom. E a forma como foi realizado cativa qualquer um.

Bom post brain-mixer!!

Anónimo disse...

Memento é para mim a obra-prima de Nolan. Simplesmente fantástico!

Timecode não sei até que ponto será possível aguentar um filme inteiro dividido em 4. Deve-se perder imensa informação :/

Shaolin Soccer é estupidamente delicioso. Muito me ri com o filme. E quanto aos efeitos alguns deles são excelentes! :)

Um abraço!

brain-mixer disse...

O Timecode deve ser suposto ver-se por quatro vezes... Creio que ninguém iria conseguir ver no cinema uma obra destas. Eu por mim, vi em DVD. É a melhor opção.

Sam disse...

Excelente lista de filmes. Só falta aí o FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE, de Jean-Pierre Jeunet.

Cumprimentos.

brain-mixer disse...

Lisbon, o Red Eye (por mim) não está nos meus planos para ir ver ao cinema. Mas há por aí muio pessoal que o viu e até nem desgostou...

Hum... Sam, esse apesar de ser muito bom, acho que no meu ponto de vista não se enquadra muito na vertente experimental/diferente da grande maioria dos filmes. Ainda pensei em colocar o "Corre Lola, corre" pela multiplicidade da história, mas mais uma vez estaria a repetir-me (falei nele no artigo "melhor quieto e sossegado")

gonn1000 disse...

O novo do Linklater promete, e esse "1 Second Film" também parece original...

brain-mixer disse...

O "1 Second Film" é original, mas não é obra para passar em sessões comerciais! Ah não é não... Mesmo para quem queira.

Anónimo disse...

Great work!
[url=http://orwmazdp.com/hhxj/vwwm.html]My homepage[/url] | [url=http://uerkdbtb.com/dppw/pliu.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Great work!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Good design!
http://orwmazdp.com/hhxj/vwwm.html | http://tmizikms.com/fwfn/jggb.html

Anónimo disse...

best regards, nice info
» » »