20/05/07

Twist de género

Mudar de género a meio do filme
Comédias, dramas, terror, westerns, ficção científica, acção... Os géneros cinematográficos são às dezenas e vão-se multiplicando cada vez mais (sub-géneros tipo zombies, serial-killers ou spoofs). Mas há filmes que não se mantêm apenas num deles. Não é de rompante, vai-se assimilando na narrativa e transformar-se em crescendo numa outra faceta de que nós não esperávamos desse filme. Não é um twist de argumento, mas um twist de género.

O mais usual entre estas películas é iniciar em tom de comédia, para depois mostrar a sua faceta séria. Os exemplos mais conhecidos seguem-se por ordem cronológica.


A Vida é Bela (comédia > drama)
Um dos mais difíceis de conseguir sem que haja lamechice... Há variadíssimos exemplos deste caso, mas nunca tão abismal como esta película de Benigni. O verdadeiro efeito separador que delimita cada um desses "lados opostos" é a utilização da banda sonora (fenomenal) à medida que a história vai correndo. Mas enquanto aceitarmos o jogo do pai para o filho no campo de concentração, deixamos de diferenciar a ténue fronteira entre comédia e a faceta escondida que realmente se irá desvendar.



Shaun of the dead (comédia > terror)
O filme começa lentamente mas os gags sucedem-se a um ritmo hilariante, visando como um spoof aos filmes de zombies. À medida que o bodycount vai aumentando, o gore, tripas e litros de hemoglobina enchem os últimos minutos do filme, deixando o humor britânico (por vezes nem por isso) de lado para revelar a devida homenagem aos clássicos máximos de George Romero.



Lord of War (comédia > Thriller dramático)
O argumento irónico que este filme pretende analisar parte sobretudo de uma tentativa de golpear a visão da política americana em relação ao tráfico de armas no mundo. Iniciava-se assim uma crítica soft e divertida de um tema importante. À medida que o personagem se vai adensando no tema, as dificuldades vão surgindo e a ética e moralidade vão estando em jogo, o clima fica mais negro, mais sério, mais emocional. Acabamos com a sensação de que não há motivos nenhuns para rir...


Kiss Kiss Bang Bang (comédia > Thriller)
O mesmo conceito de qualquer buddy-movie (mais um sub-género!), dois personagens antagónicos encontram-se e criam ligações que se vai desenrolar entre o divertido e a acção. Temas muito próprios e populares das fitas de acção dos anos 80, apesar deste recuperar a vivacidade desses mesmos ambientes mas dando um toque inteligente aos clichés usuais. No final perdura mais a pressão emocional que se impôs nos personagens (bastante credíveis) para deixar de lado as piadinhas do género.

4 comentários:

André Carita disse...

Ao ler o teu post recordei o filme "From Dusk Till Dawn" e daquele abrupto twist no bar!
Mas tens razão, os exemplos são cada vez mais, sendo esta uma "estratégia" que até agora me tem agradado particularmente!

Abraço!

brain-mixer disse...

Bom exemplo esse que deste. Pelo contrário, nesse caso eu esperava por um banho de sangue (tem marca Tarantino!) mas fiquei estranhamente admirado por todo o tom de comédia inicial :P

Começou bem, acabou ainda melhor!

Cataclismo Cerebral disse...

O jogo de Lágrimas, por exemplo, muda de registo depois de desvendado o segredo. Gosto do teu blog, continua.

Abraço

Inês Ramos disse...

O Atonement - Expiação - Começa como uma história romântica e depois uma "cunt" muda tudo... LOL