24/10/08

Carros assustadores

Death Race invade as salas portuguesas.
É o remake livremente adaptado para um novo público, apesar do original se estender por todos os Estados Unidos, este novo filme encarcera-se numa prisão de alta segurança. Se esperam ver um filme inteligente, tirem daí a ideia. Este filme quer apenas aproveitar-se das habilidades de cada um dos carros (digamos, veículos de guerra...)

Já o original de 1975 , o visual desses veículos não passam de "show-off". Apenas se limitam a aumentar o interesse dos telespectadores, em prol das audiências. Mas os seus condutores já têm uma história mais acutilante. Os seus motivos, inócuos de importância, baseiam-se em chegar ao fim vivos e inteiros. A bem ou a mal. Geralmente a mal...


Na ambiência desses "veículos", a lista que se segue redescobre os mais temíveis automóveis da história do cinema (cronologicamente falando). São carros perigosos, assustadores, assassinos, possuídos... Por vezes é o condutor que provoca a emoção, outras, o próprio automóvel toma as rédeas do terror. Prontos? Partida!


Duel (1971)
Peterbilt 281 de 1955
Um camionista que nunca se lhe vê o rosto (apenas as botas), um roncar perseguidor e paranoicamente 'melga', uma obsessão inexplicável a um condutor pacato. É a "fúria ao volante", uma doença comum na maioria dos automobilistas portugueses. Quem sabe, se Spielberg não viria passar férias a Portugal naqueles tempos. Aquelas crises deixam marcas a qualquer um...



The Car (1977)
Lincoln Continental Mark III
O demónio em quatro rodas. Um automóvel amaldiçoado atentando a vida de todos aqueles por quem passa, atropelando, matando sem dó nem piedade. Falta de gasolina, de bateria ou direcção desalinhada não é com ele. Lembrem-se, este carro está possuído pelo demónio!



Christine (1983)
Plymouth Belvedere de 1958
Stephen King e John Carpenter (novamente) juntos só podia dar medo. É o segundo automóvel da lista com possessão demoníaca. É um belíssimo carro que faz uma bela porcaria. Gostaria de ver este ser parado numa operação STOP e ser multado por falta de seguro e inspecção.



Maximum Overdrive (1986)
Western Star 4800
Camiões loucos (e novamente a conversa da possessão demoníaca) psicadélicos e assassinos. Tudo num filme penosamente realizado por Stephen King e estrelado por Emilio Estevez. Um grupo de indivíduos tentam sobreviver quando as máquinas ganham vida e desatam a massacrar tudo em redor. Extremamente estúpido, mas hei, não foi para isso que foi produzido?



The Ambulance (1990)
Para além de um indivíduo ter o azar de sofrer um acidente, pior mesmo só ser recolhido por esta ambulância. Como a desgraça nunca vem só, um médico psicopata aproveita-se da boa fama destes veículos de emergência para levar a cabo as suas tendências homicidas. Há quem se queixe do INEM ou mesmo de Eric Roberts participar neste filme. Eu queixo-me das similaridades entre este veículo com a carroçaria do ECTO-1. Cópia barata...



Wheels of Terror (1990)
Dodge Charger de 1974
Outro automóvel conduzido por um psicopata. Repleto de ferrugem, com as cilindradas elevadas, parece saído de um filme de Mad Max. Para quem rapta crianças numa vila isolada, parece não ser muito discreto. Já viram aquela grelha dianteira? Amolgada propositadamente para lhe transmitir um ar ameaçador...



Jeepers Creepers (2001)
Chevrolet COE de 1941
É no momento mais aterrador do filme que surge a carripana. Conduzido pelo maníaco demónio, com uma buzina do inferno e uma ferrugem dos diabos. Provoca o pânico na estrada e a dupla de irmãos não ganhou para o susto. Bem pelo contrário...



Transformers(2007)
"Barricade" - Saleen S281 Extreme

Extraterrestre robótico com intenções não muito amigáveis. Trocam-se as funções e o carro de polícia deixa de "proteger e servir" para "destruir e matar" por este planeta fora. Segue a mesma táctica do extreminador T-1000 ao assimilar-se na sociedade como agente da autoridade.





Death Proof (2007)
Dodge Charger de 1969
À prova de morte para quem o conduze. Kurt Russel sadicamente assassino, com umas mãos habilidosas ao volante. Carro especializado para duplos do cinema, é agora destinado a outros entretenimentos: O massacre na estrada.
Com tanta desgraça, agora só quero saber se ele tem algum pneu sobresselente na mala de trás.




Na onda do medo que o automóvel provoca, não posso deixar de mostrar os anúncios da Peugeot 607 - "Fear car" ...



Já que falamos em automóveis deste género de espírito, não há desculpas para nos esquecermos do violentíssimo jogo CARMAGEDDON (e a sua ainda mais sangrenta sequela). Agora confessem lá, o que achavam de uma adaptação deste polémico jogo? A favor ou contra?

Por mim, venha ele!!

14 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Olá, gosto do Blogue.
É bonito e bem feito.
Obrigado pela dica.
Parabéns!
Saudações de,
Soberbo

Sam disse...

Não nos podemos também esquecer daqueles incríveis bólides que figuraram nos três Mad Max... embora os condutores fossem mais assustadores que os próprios carros :)

Quanto ao DEATH RACE, ainda não o vi, mas afigura-se como o meu guilty pleasure dos próximos tempos. Não sei explicar porquê, mas irei vê-lo.

Abraço!

Peter Gunn disse...

Curiosamente adquiri o dvd do Duel no fim de semana passado Brain :)

O maravilhoso Christine fez parte da minha infância, adorava aquelas transformações de sucata para normal (até a pintura ficava ainda mais brilhante do que antes)!

As ópticas do Lincon Continental a imitar olhos.. assim como o Dodge Charger... só visto!

Olha sabes o que te digo? Excelente post! Ainda por cima com direito a um "special guest star" Carmageddon e tudo!

Não descartava a adaptação do jogo se fosse num filme do tipo "zombie Carmageddon". Aí acho que sim, acho que era uma óptima maneira de nos livramos dos zombies (acho que no jogo até havia um modo qualquer destes não era?)

P.S.: Poderiam aqui entrar bastantes mais camiões pois filmes com perseguições dessas não faltam, mas o Duel é mesmo o pai de todos eles por isso estiveste mesmo bem! =)

Um abraço

brain-mixer disse...

Anastácio, obrigado pelo elogio e pela visita! Vem passando mais vezes ;)

Samuel, o Mad Max esteve nos meus planos mas enquadrado com esta lista toda, destoava... É que sobressaem mais os carros solitários do que um conjunto deles, como funciona no Mad Max. Mas fica a referência. Abraço!

Peter, a inclusão de Carmageddon não foi pura coincidência... Eu adorava o jogo e sempre me lembrava de alguns filmes quando jogava. Até mesmo o "Running Man" com o Schwarzenegger. E mais recentemente o Planet Terror tem um momento desses, com zombies e tudo!! Abraço ;)

Anónimo disse...

Excelente post! Se fossemos a olhar para as estradas portuguesas, de certeza que o post ficaria muito maior devido à quantidade de carros "assassinos" que por aí andam... :)

Abraço

brain-mixer disse...

Joker, os que irritam são mesmo aqueles que não saem da faixa da esquerda numa auto-estrada vazia. Ou os que insistem em NÃO fazer o pisca... :S

Peter Gunn disse...

Acho que são principalmente os que não compraram o pisca na data em que adquiriram a sua viatura...

Mas custará assim tanto carregar numa patilha que está sempre ali à mão? :S

brain-mixer disse...

Olha Peter, eu acabo sempre por carregar é noutra patilha: A BUZINA! :P

Loot disse...

è por causa de posts como este que acima votei nos tops mas se possível tinha votado em todos, porque mesmo que prefira um acho que deves continuar a equilibrar as tuas diversas ideias.

Abraço

brain-mixer disse...

Olha o loot! Ora cá estava alguém que eu pensava ter deixado de visitar o meu blog :P
Quanto às ideias, antes eu equilibrava os Copy/Paste e as equações aritméticas mensalmente. Uma ao início, a outra a meio do mês. Mais tarde, isto descontrolou-se e agora é quando calha... Mas não será por isso que deixam de ter essas rúbricas (por vezes têm mais que uma por mês)
Abraço loot, vai comentando pá :D

Loot disse...

Umas vezes mais do que outras mas eu ando sempre por aqui e o Brain é um blog obrigatório dentro do cinema é único ;)

Ainda bem que independentemente de quem vencer a votação os outros temas vão continuar a existir :)

Sobre este post em particular reparei agora que é o duende verde a cara que aparece no camião do Maximum Overdrive (ou assim parece). Fiquei curioso em ver o filme o camião tem ar completamente demente.

madmax disse...

Excelente Post!

Continua!

madmax

Jorge Fordiani disse...

Olá, parabéns pela postagem!!
Apenas uma questão, o Plimouth utilizado em Christine é um Fury.

Abraço!!

brain-mixer disse...

Olá Jorge.
Uma questão sempre em discussão: Belvedere ou Fury... A oficial é que é a primeira (devido ao ano de fabrico). De qualquer forma, a discussão continua :D
http://imcdb.org/vehicle_2477-Plymouth-Belvedere-1958.html