27/03/09

TOP Amigos Imaginários

São os reis da imaginação. Os indivíduos esquizofrénicos, com dupla personalidades, ou simplesmente malucos da cabeça. Em muitos sugerem indícios de elevada ingenuidade, gente crédula e com a cabeça na lua.
É por essas pessoas que eu me dediquei a uma lista dos melhores "amigos do peito", daqueles que por muito que se tente, o gajo do lado não consegue entender a mesma visão do que o rodeia. Amigos imaginários ou objectos personificados, eis os meus preferidos.



10. Harvey
Em 1950, James stewart faz um filme em que o seu personagem tem como melhor amigo um Coelho Gigante chamado Harvey, que mais ninguém vê. Para outros coelhos mais famosos, há um mais óbvio lá para o fim da lista... (Bugs Bunny não incluído...)


9. South Park
Mr Hat e Mr Twig de Mr. Garrison, duas marionetas que ambiguamente vão tomando parte do comportamento do professor, mais do que umas imaginárias personalidades são sobretudo perturbações mentais do professor. As entidades criadas pela esquisofrénica mente de Mr Garrison estão repletas de conotações racistas, sexuais e filosóficas.



8. Hide and Seek:
Dakota Fannings e Robert de Niro a jogar às escondidas. Com um estranho. Irreal para ele, perigoso para ela. Afinal de contas, o amigo imaginário era bem real... A personalidade, essa já não seria a mesma...



7. Bogus:
O calmeirão Gerard Depardieu é meigo, gentil e compreensivo. odos os miúdos tiveram a sua tara, alguns tiveram o mesmo tipo de amigo imaginário. Se isto fosse com a Dakota Fannings, ela chamava o Depardieu de "novo namorado". Taras de miúdas...



6. I am Legend:
Só no mundo (pelo menos uma Manhattan só para ele) Will Smith entretém-se a interagir com manequins de montra, estrategicamente posicionados no seu videoclube preferido. São os que eu chamo de clientes fiéis...



5. The Shinning
Lloyd o Barman vai-lhe oferecendo uns copitos, para não só lhe moer a cabeça (All work and no play makes Jack a dull boy), mas também criar um ambiente propício para uma matança.



4. Beautiful Mind
A mente brilhante de Nash cria uns companheiros deveras 'melgas' e paranóicos. Entre um espião, um colega de curso e uma criança, venha o diabo e escolha quem será o mais inútil.



3. Fight Club:

SPOILER

Tyler Durden gosta da pancada mas o seu entretém é manipular os miolos do seu eu verdadeiro. Edward Norton acaba por perceber o quanto marrado ele é, quando se dá conta da dupla personalidade.



2. Donnie Darko:
O coelho gigante obriga-o a fazer coisas, anuncia-lhe o fim do mundo e que mais lhe enche a cabeça. Curiosamente, ele sabe que o coelho é pura imaginação sua.
Donnie: I made a new friend today.
Dr. Lilian Thurman: Real or imaginary?
Donnie: Imaginary.



1. Cast away:
A bola de vólei é bem real, mas o náufrago incute-lhe uma personalidade criada só para ele, desenvolve diálogos (esses bem irreais) para conseguir uma necessária companhia na ilha. Expressivo e bom ouvinte, foi a "Âncora" de Chuck Noland para manter a sua estabilidade mental. É inesquecível o momento em que os dois se perdem em alto mar.

9 comentários:

Sam disse...

Dos que destacaste, o meu preferido é, sem dúvida, o Coelho (que se chamava Frank) de DONNIE DARKO.

E os diálogos em volta dessa 'figura' são deveras memoráveis:

Donnie: Why do you wear that stupid bunny suit?
Frank: Why are you wearing that stupid man suit?

Abraço.

Unknown disse...

Excelente post de facto. Já tinha pensado nele mas ainda não tinha material suficiente.

Quanto ao Shining, escolheria antes o empregado de mesa (cujo nome não me recordo) em detrimento de Lloyd. Aquela conversa de casa de banho é qualquer coisa de extraordinário.

E não poria a bola do Cast Away em primeiro lugar. De resto, concordo com tudo.

Abraço

Peter Gunn disse...

Antes de mais quero dizer que está um top deveras original e como sempre muito bem selecionado. Para mim de todas as figuras que aqui estão a mais marcante para mim pessoalmente é sem dúvida a do Frank, pois como dizia o Sam tem uns dialogos excelentes "Why are you wearing that stupid man suit?" (priceless!!!)

Mas concordo que o 1º lugar do top vá para o Naufrago e a sua bola de volei... eles sustentam o filme sozinhos durante quase duas horas e isso para uma personagem imaginária é obra!! =)

Um abraço

brain-mixer disse...

Sam, eu estive para colocar essa frase também aqui...
Mas já tinha a mais concisa (apesar de menos emblemática) frase com a doutora. Mais frases tornariam o texto demasiado longo. Ficou para vocês brilharem na caixa de comentários :D

Fifeco, mas fico à espera de ver a tua lista. Isto não invalida de outros fazerem as suas próprias escolhas ;)

Peter, como disse ao Sam, o Frank tem as suas aptidões para ser inesquecível. Eu fiquei arrasado por este filme (ver Top brain-movies) mas o filme não foi só coelhos gigantes. Foi também viagens no tempo, esquizofrenias, depressões adolescentes, previsões apocalípticas, enfim. Tanta coisa para um filme só. O Coelho é uma peça do puzzle. É essa a razão de ele estar só em 2º nesta lista.

Abraço aos três!

Sam disse...

Ainda sobre DONNIE DARKO:

alguma opinião/expectativa pela sequela? Talvez o facto de estrear direct to DVD não esteja a criar grandes esperanças do meu lado...

brain-mixer disse...

Sam, prefiro nem falar nesse espécime, arriscando-me a partir a tralha toda cá em casa.
Quando mesmo o Richard Kelly se desmarca do projecto, não se prevê nada de bom da obra.
Eu vou dispensar certamente ;)

close-up disse...

incrivel...quando comecei a ler o post imaginei exactamente o mesmo top 3 que tu ehe só que numa ordem diferente.. darko 1º e depois fight club e cast away...

aquele coelho nunca me saiu da memoria. espectacular! :D

e a proposito...grande post como sempre brain ;)

brain-mixer disse...

Close-up, quem é amigo, quem é?? LOL

Bruno Cunha disse...

Para mim, Frank de Donnie Darko fica em primeiro! Claramente!

Abraço
Cinema as my World