24/03/12

Os Jogos da Morte. Em Directo na TV!

Quantas vezes já se falou em Universo Distópico, num mundo futurista controlado por um governo totalitarista e Orwelliano?
Desde 1984 a THX-1138 ou Equilibrium, as temáticas estão lá.
Mas dentro deste subgénero, encontramos outro muito mais interessante e violento: A Reality TV mortal. Concorrentes lançados numa batalha até à morte. O sobrevivente ganha o jogo.
Rollerball? Esse não conta, pois o objectivo final não é matar. É marcar pontos. A morte é apenas um percalço do jogador.
Tron? Não. Isso não passa na TV, só no PC.


Com The Hunger Games, a polémica está lançada: A ideia não é original, é certo. Mas trará algo de novo ao conceito? A premissa revolve sempre no mesmo, num concurso até à morte, seguido pelos milhões de espectadores à espera de sangue. Quais os outros filmes que temos do género? Ora cá vai...




The Running Man (1987)

O concurso mais popular da televisão do futuro tem Schwarzenegger como concorrente (involuntário, como todos os desta lista). Gladiadores escolhem as suas armas e são lançados para o recinto. Aqui a diferença é que tudo é reduzido num cenário fechado, não vão eles fugir e atacar o apresentador.
Ups, tarde demais...



Battle Royale (2000)
O filme japonês que mais vezes associam à polémica. Jovens são lançados no meio do nada para amenizar os ânimos das hordes adolescentes hiper-violentas do futuro nipónico. Há relacionamentos amorosos e passa-se numa ilha. Mas não é transmitido na TV para todo o mundo. Apenas para alguns, como o professor Kitano.



Series 7 - The Contenders (2001)

Big Brother na rua em versão Columbine. Um mockumentário satírico lançado na moda dos reality shows, há uma década. Aqui não há regras. Escolhidos ao acaso, têm de matar primeiro antes de serem mortos. Ver para crer.



The Condemned (2007)

Battle Royale para adultos e wrestlers. E em vez de jovens, trocaram-nos por presidiários. Aqui não há moral nem remorsos. Este foi uma cópia barata desnecessária.



Death Race
Do filme de 1975 para o remake de 2008, a diferença está na contenção num estabelecimento prisional, em vez do território nacional. Corridas, bólides juntam-se à festa, para atingir o mesmo objectivo: Sobreviver.



Gamer (2009)
Os realizadores de Crank atiraram-se ao sub-subgénero e matraquilharam os vícios das consolas e videojogos. Mas o problema gira sempre em redor de seres humanos conscientes, com um personagem principal sempre inocente e irritado. This! Is! Gamer!

Sem comentários: