23/03/12

Subtítulos da confusão

The Hunger Games está quase a estrear.

Mas eu penso já um passo em frente... Como o sucesso do filme é quase uma garantia, a sequela será certamente anunciada.
Agora qual o nome que darão ao segundo filme? O segundo livro dá pelo nome de Catching Fire, irão manter a "marca" do filme original no título?
Do género: "The Hunger Games Saga - Catching Fire"? E "The Hunger Games Saga - Mockingjay", que é o terceiro livro? Eu não gosto nada disso.
Dá um ar de balizamento promocional, algo que procuram capitalizar ao máximo até esgotarem os livros.


Lembram-se de Twilight? Esse era o nome do primeiro livro. Os restantes chamavam-se apenas New Moon, Eclipse e Breaking Dawn. Os filmes? "The Twilight Saga - Blablabla"... Que treta.
Já os estou a ver a partirem o terceiro livro de Mockingjay em dois, para "contarem toda a história como deve ser". Ou por outras palavras, fazer render o peixe.

Qual é a mania de não obedecerem aos títulos que lhes foram designados?
Eu sei que é baseado em livros e não criados de raiz. Como The Matrix, em que lhe extenderam o título com Reloaded e Revolutions.
Ou a saga Star Wars, que dvidido em episódios, receberam cada um deles um subtítulo (sim, eu sei que o original apenas tinha o nome da saga. Mas depois ele teve consciência do que poderia acontecer aos títulos vindouros!)

Regressemos aos livros: The Lord of The Rings, todos eles com subtítulos. Harry Potter, igualmente. Crónicas de Narnia, idem.

Podia continuar nisto o tempo todo...
Pois como vêem, o mal está feito. Mal o livro seja lançado dessa maneira, não há volta a dar.
Picuinhice minha, eu sei.

Sem comentários: