31/07/05

Questionário Cinéfilo

Demorei a responder ao desafio que circula pela blogosfera, mas cá está ele! Mais verdadeiro que nunca!


1. O que é para ti o Cinema?
O cinema é sem dúvida a mais completa forma de arte: Engloba a fotografia, música, literatura, teatro, desenho (nos storyboards), arquitectura (na cenografia), e outras tantas que poderiam ser incluídas.

1.1 Como o encaras: Arte ou Entretenimento?
Depende do filme e da disposição com que o vou ver. Ou é blockbuster e tem o dever de enterter, ou é cinema de autor e neste caso tem de nos puxar pelas emoções através do talento artístico de quem o faz. Mas não nos podemos esquecer de que o cinema foi inventado para entertenimento do povo...

2. O que tem de ter um cineasta para que possas admirar a sua obra?
Ter um estilo característico, inconfundível e original. Nestas características encontram-se nomes tão diferentes como Burton, Lynch, Fincher, Jeunet, Hitchcock, Verhoeven... Aprecio ainda mais quando apostam num visual próprio.

3. O que tem de ter um actor/actriz para apreciares a sua interpretação?
Talento, obviamente. Mas que não se cabotine como alguns grandes nomes de Hollywood. Aprecio aquele que represente de forma convincente sem ser convencido.

4. O que preferes: créditos iniciais ou créditos finais? Porquê?
Prefiro os filmes que deixam os créditos iniciais de lado para os colocar no final. Há muitos assim, que preferem arrancar logo para a acção. Um dos mais surpreendentes é o de Die Hard with a vengeance (logo aos 40 segundos explodem com uma rua de NY). Mas quando os créditos iniciais aparecem, eles devem ser entusiasmantes ou o filme cai para o lado logo no início... Quanto aos créditos finais , não são para deixar de analisar (prefiro vê-los em DVD), porque aqueles milhares de nomes são tão importantes como os primeiros. Ah, e quando há um bónus após esses créditos, ainda melhor!

5. Achas que as barreiras que separam o cinema das outras artes podem, em circunstância alguma, ser quebradas?
Acho que essas barreiras já foram quebradas há algum tempo. Veja-se o caso de SIN CITY ou de todas as adaptações literárias/videojogos/musicais...

6. Passo o desafio a...
Quem estiver disposto a partilhar a sua opinião. É que eu não tenho mais a quem enviar, pois já todos foram desafiados!

7 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha visto este questionário em muitos blogs. E de todos os que vi as tuas foram das melhores respostas, talvez por coincidirem mais com a minha maneira de pensar! :)
Um abraço!

brain-mixer disse...

Obrigado A. Carita! Olha, preenche também ao questionário no teu blog. Estou curioso de ler outras respostas.

A. Batista, falta mesmo descobrir a tua 'mente cinéfila': Não deixes para muito tarde!

gonn1000 disse...

LOL..enganaste-te no link do meu blog (não é o Pasmos Filtrados) :P

brain-mixer disse...

Chiiiii! Desculpa... Tá corrigido!

gonn1000 disse...

Eheh...no prob ;)

brain-mixer disse...

Isto correu mal... Um mês depois, é que reparei que quem me lançou o desafio foi o Francisco Mendes do Pasmos Filtrados!! Por isso a confusão com o gonn1000, onde não me enganei no link mas sim no nome... Desculpa Francisco!

Francisco Mendes disse...

Por esta passa o engano!!
LOL
Agora a sério... não há problema!