12/06/06

Sequelas: Uma boa ideia?

Falando de sequelas, volto a este tema tão sensível como polémico: Será correcto fazerem-se sequelas cinematográficas? Eu acho que sim, num certo limite. Se falarmos de clássicos de ouro como Casablanca ou E.T. o extraterrestre (Dois filmes em que por tempos houve a possibilidade de se seguir com um 2 no título) então nem pensar em tocar nestas relíquias por mais alguns dólares. Mas resultou - relativamente - bem com sagas que conseguiram sucesso como franchise: O Padrinho, Star Wars, Alien, Indiana Jones... São projectos que se adequam bem à continuidade de uma história, ou pelo tema expansivo que o filme original nos dá pelo facto de serem blockbusters com óptimo material para se prolongar.

Mas se falarmos de grandes sucessos individuais que posteriormente alguém se lembrou de continuar o tema, há grandes exemplos de fracasso: Quem se lembra da continuação de "E tudo o vento levou" para televisão, "Scarlett"? Uma banhada. Ou aquelas situações de um caso de provável franchise mal desenvolvida como recentemente o "Son of the Mask". Neste último, a razão é pura e simplesmente pelo facto de Jim Carrey não estar ligado ao projecto (Carrey É a Máscara!), quando se sabe que há produtos que não resultam se a "equipa que ganha não se mexe" não for levada à letra. Já imaginaram por exemplo o Terminator sem Schwarzenegger? Os produtores ameaçaram continuar a franchise com ou sem o actor! Esperemos que não. O Rambo sem Stallone (e vem aí o quarto sem dúvida...), ou Indiana Jones sem Harrison Ford??!

Se vos falo aqui de sequelas é porque defendo uma boa parte delas, mas não todas. Se desejasse outras continuações, à parte dos que já estão em desenvolvimento (como Indy 4 e Die Hard 4),

Se concordarem comigo que...
>Alien 5 (com realização de Paul Verhoeven! Gore e violência a rodos...)
>Quem tramou Roger Rabbit 2
>Rocketeer 2
>True Lies 2 (Parece que falam em Pierce Brosnan para pegar no papel :S Acredito no projecto, mas COM Arnie!)
>Total Recall 2
>Ace Ventura 3
>The Goonies 2 (Este já fez correr muita tinta)
...são bons projectos a desenvolver...
...E se tanto a equipa e os actores fossem os mesmos, então creio que haveria aqui bom material para entretenimento.

Agora para concluir, remake já é outra conversa e não se trata do mesmo ponto de vista. Para mim, é uma inutilidade refazer produtos falhados ou de sucesso.

2 comentários:

brain-mixer disse...

Não é bem um Kill Bill 3, é mais um spin-off da miúda. Já porque o Bill está morto e enterrado. Mas não me parece que ele estivesse a falar a sério :P

brain-mixer disse...

Hum... O "Vegas Brothers" também estava prometido por ele e vê lá se o fez :S

Por vezes tens de saber distinguir o que é brincadeira do que é sério :P

Sério é: Inglourious Bastards e Grind House. Isso sim, é conversa séria! ;)