07/07/06

TOP PERSEGUIÇÕES AUTOMÓVEIS

Só James Bond e Jackie Chan ocupam metade da lista! O que é que vão dizer de mim?? Críticas negativas sobre o facto de haver muitas omissões de outros clássicos como (e ficam aqui as devidas homenagens) Vanishing Point, Blue Brothers, French Connection ou To Live & Die in LA... Considero estes filmes pioneiros nesta área, mas não os mais electrizantes, pelo menos actualmente. Ah, e eu nem acho o Bullit nada de especial... Bullit? Qual Bullit??


10 - For your eyes only (Citroen 2CV)
Um dos míticos automóveis da saga, o Lotus Esprit era para Roger Moore como o Austin Martin era para Sean Connery. Mas se o utilizou para outros filme anteriores, aqui acaba por ser destruído. A perseguição passa para o volante do 2cavalos de Caroline Bouquet, embora pequeno mas feroz e resistente: Dá cambalhotas, piruetas e roncadelas. De fazer lembrar um certo Herbie...


9 - Operation Condor (Trio de ataque)
Um verdadeiro bailado automobilístico. Começando por uma série de carros pretos simetricamente organizados, as tentativas de apanhar e eliminar Jackie acabam por levá-los à sua perda. Sem duplos, Chan faz aqui outro grande momento de acção. A ver e rever.


8The spy who loved me (Lotus na marginal)
Nesta aventura, um autêntico arsenal Macgyveriano a fazer lembrar o veículo de Thunderbolt está às mãos do agente secreto, onde pode competir com uma moto-míssil, perseguidores competentes (ou não) e um helicóptero. A sequência acaba debaixo de água, após se transformar num anfíbio submarino.


7 - Licence to Kill (Camiões cisterna)
A parte final com os semi-reboques carregados de gasolina é mais uma sequência de acção do que perseguição, mas não o podia deixar de fora... Aquelas manobras loucas de veículos com dezenas de toneladas nas mãos de 007 deixam qualquer um de boca aberta. Sem dúvida a sequência que salva este filme e muito possivelmente uma das melhores de toda a série.


6 - Bad Boys II (Perseguição na auto-estrada)
Com uma espectacular sequência desde um tiroteio em plena baixa da cidade, passando por um "joga-fora" de carros para a a via rápida. Acção non-stop no melhor de Michael Bay. É para estas ocasiões que ele é bom!


5 - Gone in 60’seconds (Eleanor)
Percorre diversos pontos da cidade. E mais: Nos Canais de LA seguido pelo helicóptero, um cais em obras com gruas e botijas de gás selvagens, um salto na ponte sobre um engarrafamento. Para ainda mais que isto, só vendo o filme original de Halicki em 1974: Com 40 minutos de perseguição automóvel!


4 - Who am I? - Identidade Misteriosa (Mitsubishi Eon)
Mais um filme de jackie Chan, (pelos vistos, perito em lutas e automóveis) com o veículo nas mãos de uma mulher. Perita em manobras especiais, foge dos bandidos e da polícia com uma eficácia perfeccionista. Desde passar por becos de metro e meio, descer escadas e a um estacionamento-relâmpago, a mulher é o diabo a conduzir!


3 - Mad Max 2 (Caça à gasolina)
Um conjunto de bizarros veículos perseguem o cisterna conduzido pelo guerreiro da estrada Mel Gibson. Entre carros e motos, um bando de vândalos e selvagens do deserto querem meter a mão ao precioso líquido: A gasolina. Mas a mão-de-ferro de Max fá-lo levar a avante a missão de os afastar do verdadeiro destino do combustível.


2 - Taxi (Em Marselha)
Trilogia francesa sobre um especialista ao volante que tem como profissão de taxista. A sua ajuda à polícia revela-se fundamental para capturar o grupo de ladrões alemães. Ao volante de um Peugeot 406 contra dois Mercedes no meio das ruas de Marselha, é puro ensaio físico de acção. Esqueçam a versão americana... Os franceses são peritos em duplos automobilísticos.


1 - Ronin (Nice/Paris)
Entre a sequência em Nice com o Audi S8 e a de Paris com o Peugeot 406 atrás do BMW M5, não há forma de escolher a melhor. O facto é que este é o filme de perseguição automóvel por excelência. O filme gira em torno de um Macguffin (a mala roubada) mas o que realmente queremos é ver o alcatrão a saltar das rodas.

13 comentários:

Francisco Mendes disse...

Analisando estes tops, denoto uma certa predilecção por... "Bad Boys"...

Anónimo disse...

Onde estão o "Supremacia", o "Bad Boys" e o "Police Story"? Mas sim, os filmes do 007 reinam neste tipo de perseguições automóveis, sem dúvida. Hasta ;)

brain-mixer disse...

Francisco, é verdade. Já aqui mostrei por diversas vezes o meu agrado por Michael Bay (sim, dêem-lá na cabeça! :P). Bad boys 1&2 são para mim bons filmes de acção entertainers...

Criswell, Supremacia na rússia enervou-me à brava. Parecia o Blair Witch urbano...
O primeiro Bad Boys tem outra vertente de acção: O suspense no sprint final (é desta que falas, certo?).
Police Story é muito bom no seu início, com o bairro de lata a ir à vida. Pena é mesmo o Bad Boys ter imitado esta sequência para o seu final :(

Carlos M. Reis disse...

Então e o Bullit com o Steve McQueen e o Transporter? Ah e o Italian Job original, dos anos 60. Grandes falhas Edgar :P

Um abraço!

C. disse...

Além do 'Bullitt' e 'The Italian Job' já mencionados... falta 'The French Connection'!!!

Anónimo disse...

Concordo com a maior parte das cenas do top, mas deixem-me falar de algumas das minhas preferidas.
A cena da perseguição nos carros de minas do "Indiana Jones e o Templo Perdido". Sabendo que aquilo foi tudo feito em miniaturas e nada em CGI, ainda mais memorável ficou.
E quem fala deste filme também fala nos “Salteadores da Arca Perdida", quando o Indy vai em busca da arca, na perseguição aos carros dos nazis. Embora seja uma sequência com mais luta do que automóveis, também está excelente, ou não fosse um dos maiores sonhos de Spielberg realizar um filme do James Bond!

Carlos M. Reis disse...

Grande perseguição que mencionaram aqui: The Rock, com aquele duelo Ferrari - Hummer.

E a do Indiana Jones também está bem lembrada. Mítica.

Anónimo disse...

A cena da auto-estrada no Matrix Reloaded também é obra!
Mas a minha preferida é sem dúvida a de Ronin.. espectacular!
Um abraço!

brain-mixer disse...

Knoxville, tens de ler tudo! Se reparares no texto inicial, ficas a saber que eu não posso com o Bullit! :S
Quanto ao transporter, aquilo sim é uma falha. O filme, não a minha lista! :P (Porque andar a saltar ontes para cima de camiões não foi lá muito credível...)

Membio, quanto aos que tu referes, bem... Será aquela coisa: Pelo menos o Matrix 2 estará para lá do 10º :P
Os restantes... Epá :S

Wasted Blues, fica o mesmo aviso que dei ao Knoxville: Leiam tudo!! No texto inicial refiro esses filmes, tal como o o Bullit que o excluo por razões próprias ;)
Nuno, é verdade, o Indy2 esteve para ficar aqui referido. Mas supostamente isto é uma lista de perseguições automóveis e prometi-me a mim mesmo criar um novo TOP para perseguições não-automóveis (e de certeza que essa lá fica - bem posicionada! -) O primeiro Indy, é claro que estará naquela lista "virtual" dos próximos 10 :P

Obrigado a todos pela visita!

brain-mixer disse...

Para juntar à lista, acrescento mais dois filmes 007: Thunderbolt (com o Austin Martin Macgyveriano) e A view to a kill (em Paris com o Renault). O resto, já sabem, escrevam aqui!

Anónimo disse...

Terei sido o único a gostar da perseguição no "Matrix Reloaded" :o? De qualquer maneira, bom TOP!

Abraço

Anónimo disse...

por mim 007-The spy who loved me ganha. A perseguição é fantastica e no fim com um missil lançado debaixo de agua a um helicoptero, james bond mata os seus perseguidores...

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »