07/01/08

Expectativas

2008...
Ano novo, filmes novos.
Nesta lista esperam-se pelos “ovni’s” cinematográficos. Nada de Indiana Jone's, Iron Man's ou The Dark Knight... Só filmes brain-mixer! Espero ser surpreendido, é assim que descubro aquelas ‘jóias’ do cinema estranho.
No último "Expectativas" quase metade deles foram adiados para 2008. Tal como no ano passado, há filmes que são prolongados, atrasados, cancelados!

Synecdoche, New York
Primeira experiência na realização para Charlie Kaufman, numa história que nos parece evocar o espírito visual de Michel Gondry. Confuso? Parece que sim. Narra a história (com argumento do próprio) de um director teatral (Phillip Seymour Hoffman) que passa por dificuldades enquanto se esforça para conciliar a profissão e a sua mulher, ao tentar erigir uma réplica de tamanho real de New York dentro de casa, para a sua peça teatral.

Be Kind Rewind
Michel Gondry regressa, esperemos na mesma forma dos anteriores (e quem não gostou do "ciência dos sonhos", azar :P). Desta vez o instinto cinéfilo vai ser recompensado com as devidas referências-homenagens a grandes clássicos. Por isso, toca a a fazer suede!


The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher novamente nesta lista, após Zodiac do ano passado. Brad Pitt volta a fazer equipa com ele, numa história que promete dar outro sentido às histórias de amor, depois de The Fountain criar a maior do ano passado. Outro dos filmes deste género é o que se segue:


The Time Traveler's Wife
Eric Bana e Rachel McAdams fazem parelha na adaptação do livro de Audrey Niffenegger, que conta a história de um indivíduo (Bana) com uma desordem genética que o faz viajar no tempo quando stressado. Apesar dos seus longos períodos de tempo ausente, ele tenta criar uma relação amorosa com uma artista (McAdams). Será outro The Fountain? Ou algo mais medíocre do estilo Jumper? Vamos esperar para ver.

Doomsday
Neil Marshall de regresso. Após o seu excelente The descent, atira-se para o seu Mad Max. O cenário apocalíptico apoderou-se do planeta e é um "salve-se-quem-puder" entre os sobreviventes. Terror e paranóia à mistura.



The happening
Outro regressado, Shyamalan com uma história (novamente sua) de vingança da natureza sobre a Humanidade. Mark Wahlberg substitui assim Bruce Willis e Joaquin Phoenix como braço forte do realizador. E ele, como o iremos ver no seu mais-que-provável cameo (ou emplastro secundário abusivamente cabotino)? Quanto a twist final, não esperem por ele. Shyamalan deixou-se disso há muito.

The Signal
Para quem está farto de zombies, serial-killers e vampiros, este filme tem uma premissa mais cativante. Um filme de horror contado em três partes por três perspectivas diferentes, sobre uma misteriosa transmissão que invade
telemóveis, rádios e televisões e torna as pessoas em loucos assassinos. Deu nas vistas no Sundance Film Festival 2007 e só agora sai para os cinemas.

Where The Wild Things Are
Spike Jonze regressa finalmente pela porta grande com a adaptação de um livro ilustrado de Maurice Sendak. Realiza a história de um miúdo que cria o seu mundo fantasista com monstros imaginários. O filme irá combinar acção real, suitmation, animatronics e CGI.


Blindness
Estou curioso de ver o resultado desta adaptação do livro de Saramago "Ensaio sobre a cegueira". Meirelles realiza uma história que tem condições para dar uma narrativa misteriosa e enigmática, onde uma cidade sofre uma epidemia de cegueira e resultando no colapso de uma sociedade. Julianne Moore e Mark Ruffalo interpretam.

The box
Projecto com alguns percalços, passando das mãos de Eli Roth para as de Richard Kelly. Após concluir e estrear Southland tales, espera-se que ele próprio realize esta história misteriosa de uma caixa com poderes malignos e sobrenaturais. (Este foi um dos que saltou de 2007 para este próximo ano)


Death race
Este deverá ser o meu guilty-pleasure série-B deste ano. Para quem como eu jogava Carmageddon, isto será um must. Qual Grindhouse qual quê...

1 comentário:

Paulo Pereira disse...

Marcado na agenda, com uma grande bola vermelha à volta, anti-esquecimento, o novo de Neil Marshall. Confesso k está simplesmente magnífico o trailer.

Aguardado com bastante expectativa, o regresso de Shyamalan, após o fiasco da Senhora do Lago. A história parece interessante. A ver vamos...

Ah, e do Hellboy 2, não se arranjam para aí umas notícias?