30/04/08

Box office 2008


Eu adoro Box-office. Todas as semanas analiso as andanças económicas cinematográficas do outro lado do oceano. E quando se aproxima aquela época que tanta gente adora (e eu não me faço rogado!), a chamada 'silly season', lá vêm os habituais palpites sobre os filmes que irão render mais dinheiro. Aberta a 'silly season', de Maio a inícios de Setembro, filmes bons e maus vão estrear com o objectivo óbvio de arrecadar dinheiro. Com a surpresa do sucesso de Horton hears a who, a abertura oficial da caça ao guito é com a estreia de Iron Man.

Sendo assim, tal como nos anos anteriores, lanço o meu prognóstico para os "saca-dólares" do verão. Os mais populares, os mais esperados, os mais falados. Alguns vão ficar aquém das expectativas, mas as surpresas não irão ser muitas... Refiro também alguns abaixo da obrigatória meta dos 100 milhões de dólares, embora não signifique a palavra FRACASSO. Mesmo com muitos dos filmes estarem ainda em pós-produção, há já uma perspectiva de como um filme consegue captar as expectativas do grande público. Mesmo sem trailers, sites, ou críticas, cá vão: Os Blockbusters manhosos, os filmes de culto, e as sequelas (sempre muitas sequelas!)


$380 - Indiana Jones
$320 - Dark Knight
$280 - WALL-E
$270 - Iron Man
$215 - The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
$200 - Hancock
$190 - Kung Fu Panda
$160 - The Incredible Hulk
$150 - The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor
$140 - Speed Racer
$130 - Get Smart
$125 - Wanted
$120 - Tropic Thunder
$115 - Sex and the City
$110 - The Happening
$100 - Star Wars: The Clone Wars
$90 - Hellboy II
$80 - The X-Files: I Want to Believe
$70 - Bangkok Dangerous
$50 - Babylon A.D.
$40 - Punisher: War Zone

Como em todos os anos não acerto na perfeição, ou ando lá perto ou apanho uma surpresa dos diabos (eu e os distribuidores)... Isto apenas serve para estimular o poder de diagnóstico aquando a expectativa de um certo tipo de filme. Sendo que estes não são números exactos mas pretende ser uma média ponderada, onde a margem de erro se situa aproximadamente nos $20 milhões. Os números apenas se referem ao território Norte-americano. É óbvio que a esta curta lista se irão juntar outros filmes, tanto do início como do final do ano. Os filmes que estreiam depois da primeira semana de Setembro já não contam para a tabela e que assim se encontram arredados da corrida: As animações 3D Igor, Madagascar2 e Bolt, Max Payne, Saw V, o novo 007 Quantum of Solace, Harry Potter and the Half-Blood Prince, The Day The Earth Stood Still e Yes Man.

Daqui a 4 meses veremos onde é que pára o contador... No final, só espero que as incógnitas que se irão intrometer entre estes blockbusters sejam do meu agrado... E do vosso!

3 comentários:

Anónimo disse...

Eheh, também adoro analisar o box-office. Talvez me atreva também a fazer uma lista destas, como fiz o ano passado inspirado por ti (mas se fizer, prometo que ponho valores :P)

Anyway, a surpresa aqui foi o Hellboy II... tinha ideia de que poderia arrecadar excelentes resultados. Apesar de não ter o hype do Batman, Indiana Jones e Iron Man, também tem gerado expectativa.
Ainda assim, tenho de ir procurar os resultados de bilheteira do primeiro filme, que ignoro, mas tinha a sensação de que até se saira bem...

Quanto ao resto, pelo primeiro lugar, suspeito que vai haver uma grande luta entre o Batman e o Indiana ;)

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Ups... Desculpa, houve para aqui um problema qualquer e ele pôs cinco vezes o mesmo comentário... LOL

brain-mixer disse...

Don't worry... Já tá corrigido ;)
Quanto ao box-office, acima de tudo espero que sejam bons filmes! E que cada um mereça o dinheiro recebido.