06/08/08

Batmobiles

Longe vai a lista sobre Carros da Pop-Culture, necessita-se um novo artigo sobre automóveis cinematográficos. Desta vez, tendo em conta que o Knoxville lançou uma pergunta no seu blog há tempos, aproveito a deixa (e a febre do Morcego actualmente no ar) para recapitularmos o que se tem feito com os bólides de Bruce Wayne (perdão, o seu alter-ego Batman. Sim, porque Bruce anda com Lamborghinis ou similares).

Batman - O Filme (1966)


Batman (1989) e Batman Regressa (1992)

Batman Forever (1995)


Batman & Robin (1997)


Batman Begins (2005) e The Dark Knight (2008)



PROTÓTIPOS
Antes de se conhecer o novo Batmobile de cada novo filme, há uma selecção rigorosa de cada projecto e esboço de uma vasta equipa. Estes protótipos/concept cars variam do bizarro ao mais invulgar automóvel kitch que se pode imaginar.

Batman
Criado por Bob Kane para o filme de 1989. Apesar do carro ser uma combinação de diversas características através toda a história do Batmobile, o nariz e a forma básica do car aparenta ser de um Corvette.


Batman Forever
O primeiro esboço criado por Barbara Ling. Embora o protótipo não tenha seguido em frente, o design desse mesmo não se afasta muito do resultado final.


O segundo também de Ling, também não passou da fase de modelagem. Mas notam-se neste as linhas principais que viriam servir para o Freezmobile de Batman & Robin.

H.R. Giger foi também contactado para desenhar um Batmobile para o terceiro filme. A sua invulgar forma em X destinava-se a articular os braços/mandíbulas dianteiros e armas colocadas nas laterais.


Batman & Robin Concept
Este esboço inicial mostrava muito mais o Batmobile como um carro ameaçador. Se algumas características se mantiveram (cockpit aberto, faróis verticais e rodas elevadas), outras opções como a grelha dianteira e a traseira cortada ficaram na gaveta.


Year One Concept
Embora o filme Batman: Year One não tivesse sido realizado, esboços de produção estiveram em largos avanços de concepção. Desenhado para ser o primeiro Batmobile construído por Bruce Wayne, este carro é menos refinado que todos os outros exemplares.

Este modelo abaixo é ainda mais robusto e musculado que o anterior. Teria usado um estilo dos automóveis dos anos 60 para a base estrutural do automóvel e armadura pesada nas rodas e pára-choques. (Cá entre nós, não nos lembra um certo DeLorean do Regresso ao Futuro?)


Batman Begins Prototype (tumbler)
Um anterior protótipo do Tumbler foi modelado para testes. Era primariamente construído contendo elementos de um Lamborghini Countach e um P-38 Lightning.


Noutra área da fantasia, um grupo de fãs decidiu juntar os Transformers com o Batman. O resultado deu um Autobot Tumbler... Vejam vocês mesmo aqui.


Deviantart
Leinil Francis Yu é mais conhecido pelos seus trabalhos para a Marvel, entre Wolverine, X-Men, Fantastic Four e outros. Trabalhou para a DC como artista em Superman: Birthright, mas não o impediu de dar uns toques no Cavaleiro Negro. Este Batmobile foi colocado na sua página do Deviantart em fins de Novembro 2006, juntamente com um Batplane. Terá alguma sorte com os seus projectos?





E por último, os verdadeiros Batmobile, os automóveis do nosso mundo real. Há quem tenha loucura que baste para andar pela rua com um bólide como os que se seguem...

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida o meu preferido é o do batman de 89. Esse carro está absolutamente brutal.

spring disse...

Por aqui se vê a evolução dos veículos mágicos de Batman, comparar o primeiro com o último demonstra bem como a tecnologia avançou no cinema e não só.
cumprimentos cinéfilos
PS-Adoramos o dos anos 60
Rui Luis Lima

Unknown disse...

Bela selec�o!

Peter Gunn disse...

Engraçado como nunca me tinha apercebido do aspecto ridiculo dos carros nos filmes realizados por Joel Schumacher...

O modelo que mais me enche as medidas é sem dúvida o batmobile de Tim Burton, pois é aquele que entra no espirito mais tradicional do universo Batman, sem se tornar carnavalesco como os já referidos do Schumacher.

Quanto aquele desenho mais abaixo, realmente parece mesmo o Delorean ;)

Mais um excelent artigo a aproveitar a onda de euforia do filme mais controverso do ano...

Para uns tão mau... enquanto que para outros (eu incluido) o melhor do ano e um dos melhores blockbuster da década!

Um abraço

brain-mixer disse...

Nothingman, porreiro mesmo era esse carro voltar para um novo filme (nem que fosse em cameo) ;)

Rui, nota-se pelo menos uma opção para uma realidade credível ao colocar o Batmobile como veículo militar ao invés de uma carroça kitada como as dos Schumacher...

HSD, bela selecção, dos filmes ou dos protótipos?? :P

Gunn, já sabes, tento ficar em cima do acontecimento (nem que seja por equações ou por copy/pastes...) Fica atento para os próximos tempos, tenho tralha sobre o Wall-E!

Abraço a todos

Peter Gunn disse...

Ok vou ficar à espera de ver o que ai vem :D

Porque será que sempre que vejo o Wall-E me lembro do "Curto-Circuito"? :P

Um abraço

brain-mixer disse...

Ahhh olha Pedro, já adivinhaste metade da equação :P