26/06/09

HAPPY BIRTHDAY TO ME!


Quatro anos. Quatro anos??!
Faz hoje quatro anos que criei esta caixa de pixels. Muito trabalho me tem dado, muitas dores de cabeça, muitos neurónios queimados... Mas apesar de ser o MEU dia, vou fazê-lo como o NOSSO. O de todos nós que escrevemos num blogue de cinema.

Decidi neste aniversário rever estes quatro anos em termos de "mercado blogueiro".
Quando recapitulo a história de blogs de cinema em Portugal, reparo que durante estes quatro anos apenas sobraram um punhado deles. La "Résistance", como eu gostaria de chamar.



Pelo caminho, alguns que ficaram para trás foram duras perdas de "batalha":

Pasmos filtrados - Quem não conhece o Pasmos Filtrados não é cineblogueiro de gema. Francisco Mendes: Era uma inspiração para muitos de nós e eu ficava horas a ler a sua profunda escrita, que emanava amor cinéfilo. O seu término foi um choque para quase toda a gente (apesar de alguns criticarem o seu estilo) e deixou um vazio neste círculo, que tanto eu frequentava como para muitos que começavam a iniciar-se neste mundo. Francisco, ser leres isto (E eu tenho a certeza que tu continuas a ler a blogosfera!) acredita que, ainda hoje, ano e meio depois, fazes mesmo muita falta.

Imagens perdidas - O Ricardo Fernandes dominava a linguagem do cinéfilo descontraído. Dava prazer ler sem picuinhices elitistas ou linguagem "Manuel Machadês". Terminou abruptamente e fiquei chocado... Ricardo, se voltares, estás perdoado!

Reservoir Movies - O blog da Ana Marques foi dos primeiros que visitei regularmente e ela deu-me alento (e comentários) para continuar, numa altura que ainda estava a dar os primeiros passos. Ficou pelo caminho, creio que por motivos profissionais. Desejo-te muita sorte, colega ;)

Not Alone - O not_alone ficou sozinho quando decidiu deixar de actualizar o seu blog, já lá vai um ano. Eu gostava muito do seu modo de "dar cinema", um pouco com eu faço no meu...

Cataclismo Cerebral - Numa altura que estava a descobrir este colega, ele foi perdendo alento, até fechar o estaminé. Fiquei com muita pena deste encerramento, mas prossigamos, não é?

RollCamera - O Ne-To tinha opinião formada, segura e muito vincada. Era por isso que eu lá ia. Não se deixava ir pela maré. Até ao dia que deixou de remexer no blog. Já lá vão mais de dois anos...

Cool2ra - Não posso deixar de referir este blog (bom ou mau, muito polémico que foi ou não) mas era um recanto onde clicava várias vezes. Muitos de nós o fazia também até rebentar a bomba. Muitos blogs comentavam a situação e eu também não ficava indiferente à bronca. Para os que não chegaram a conhecer, este caso foi tipo um 11 Setembro da blogosfera... Relembrei o caso com esperança que não volte a acontecer.

Tantos que ficaram de fora, mas os meus cliques não devem ter sido os suficientes para me relembrar agora do link, ou do nome. Mas a todos eles, muito obrigado!





Mas nem só de despedidas se faz uma vida. De todos os que restaram, dos que se aguentaram e sofreram para manter um blogue no ar durante tantos anos. Tantos anos...
Estes são aqueles que desde 2006 ainda clico sem parar.

Cineblog - A razão por que todos nós fizemos um blog de cinema. O JBM é conhecido por todos e mais alguns.

Cinemanotebook - Knoxville cresceu bem e depressa. Hoje é um dos pilares da blogosfera cinéfila portuguesa e editor da Take. Valha-lhe o bom humor e a valentia de actualizar diariamente (DIARIAMENTE!) o blog.

Cinemaxunga - O humor muito pessoal e irreverente não deixa ninguém indiferente. Já teve muitos links, mas o mesmo nome. Críticas inesquecíveis (como aquela do Anacondas 2, ainda hoje me mijo a rir quando me lembro) e sobretudo, uma visão mordaz sobre o mundo de Hollywood. Imperdível.

Keyser Soze's Place - O Samuel é dos Açores, mas daqui até lá é um pulinho, graças ao seu blog. Outro porto-âncora da blogosfera.

High Fidelity - Mais que as críticas do Nothingman, são as listas e Top's que lá vai arranjando para entreter a malta. Eu não falto!

Royale with Cheese - O Dermot é amante de McDonalds. Mesmo quando todos os hamburguers já mudaram de nome, ele não deixou de se actualizar. Firme e hirto como uma barra de ferro, ele lá vai enviando as suas análises. Descubram a sua lista de Top's e vejam se não merece ser visitado.

CinePT - O Paulo Porto, do Porto (!) tem uma boa secção de críticas. Um cantinho que continuo a visitar de vez em quando.

Wasted Blues - Porque parece que é um até já, a Cláudia fez uma pausa mas irá voltar, com o seu romantismo cinéfilo, aquele je-ne-sais-quoi que faz por vezes esquecer os blockbusters...

Um punhado de bons Resistentes. Os meus parabéns.
Epá, quatro anos...

16 comentários:

Sam disse...

Caro Edgar,

eu é que agradeço os bons momentos e excelentes posts com que nos tens agraciado nos últimos quatro anos.

Este é um local de visita obrigatória a cada nova entrada, uma âncora não só para mim, mas para todos os restantes bloggers cinéfilos.

Que o Brain-Mixer viva por muito e saudável tempo! Parabéns!

Um abraço dos Açores!

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns! Este Brain-Mixer é um dos locais que visito regularmente. Espero que estejamos a festejar os 8 anos daqui a 4.
Grande abraço e força com o estaminé!

Carlos M. Reis disse...

Caramba, velhas memórias. Tenho saudades de escrever sobre a blogosfera cinéfila como costumava fazer. Descobrir os podres - o último foi desmascarar o Há Lodo no Cais - e louvar os génios.

Mas sinto que se perderam muitos daqueles laços que haviam antigamente entre os bloggers. Mas fica aqui prometido, em primeira mão, um super especial sobre o passado, o presente e o futuro da blogosfera cinéfila numa edição qualquer da Take até ao final do ano :)

Grande abraço, e muitos parabéns Edgar.

Peter Gunn disse...

4 anos... não são todos os dias que um blog celebra tão bela idade pois nem todos aguentam tanto tempo sempre com a mesma frescura e imaginação, sempre com vontade de inovar e criar, sempre a partilhar coisas com que muitos de nós nem sonham existir... mas tu sonhas e tornas a tua realidade a nossa realidade! E por tudo isso te agradeço!
Obrigado por tudo o que já nos deste a descobrir, por tudo o que já dedicaste a nós, leitores, que nem sempre te agradecemos a paciência que tens que ter para aqui vir escrever ou o tempo que disponibilizas para procurar novas coisas com que nos entreter... por tudo e mais alguma coisa te agradeço Edgar! Obrigado, a sério!!!
E PARABÉNS Brain-Mixer!!! Que esse teu "grande" Brain nunca deixe de sonhar, respirar, viver e amar... cinema! Porque no fim de contas, tudo se resume a uma palavra... cinema!

Um abraço amigo

Diana disse...

Parabéns pelos 4 anos e obrigada pelas contínuas sugestões!

Unknown disse...

Os meus sinceros parabéns pelos quatro anos de existência.

Espero que existam pelo menos mais quatro. Todos sabemos o trabalho que dá e o quão difícil é chegar aos quatro anos. Continuação de um bom trabalho.

Abraço

brain-mixer disse...

Desde já, agradeço os comentários de todos vocês. Mas em particular, deixem que vos confesse que o grande obstáculo deste estaminé é na verdade o alojamento de fotos (!). Não fosse tão atarefante(mesmo assim não muito demorado) espalhar imagens pelo blog - a bem da informação visual - eu até teria mais artigos semanais e faits-divers diários. Assim, espero que desfrutem do pouco que vai havendo, eheheh!

Cumprimentos a todos vós leitores!
Obrigado

(Agora, venham mais alguns anos, até as barbas chegarem ao chão!!)

Loot disse...

Muitos Parabéns!

E merecidos porque andar nisto há 4 anos com esta qualidade é algo a congratular.

abraço

JBM disse...

Caríssimo. Os meus mais sinceros parabéns e um muito obrigado pela referência.

Tu és dos meus musts de estimação da blogosfera cinéfila.

És dos poucos que conseguem dar algo de único e pessoal a este mundo da 7ª arte virtual e como tal só tenho que te tirar o chapéu pela enésima vez.

Um abraço :)

Rui Francisco Pereira disse...

parabéns atrasados:p
já não fui a tempo

espero que continues por cá,porque o teu blog é sem dúvida o mais curioso e inovador que já vi

grande abraço!

Nothingman disse...

Parabéns!
QUATRO anos dedicados a entreter a malta com posts que não se vêem em mais sitio nenhum da blogosfera.

Keep Up The Good Work - You're Making A Difference! :)

Abraço.

brain-mixer disse...

Agradeço novamente a quem, afinal, valoriza o meu trabalho :D
Cumprimentos a todos e um grande obrigado a todos vós.

close-up disse...

Grande brain!

Antes de mais peço desculpa pelo atraso escandaloso do comentário mas só nestes últimos dois dias é que comecei a por tudo em dia porque so agora é que a faculdade me deu ordem de soltura :P

em segundo...MUITOS PARABÉNS! posso nem sempre comentar, mas o barin-mixer é um ponto de visita obrigatorio praticamente todos os dias e tambem uma incrivel fonte de inspiração com aqueles posts que so tu sabes fazer ;)

Que venham mais 4, e mais 4, e mais 4! :D

Grande beijinho ;)

Catarina d' Oliveira

brain-mixer disse...

Close-up, agradeço imenso a preferência :D
(E os elogios!)
Um muito obrigado

Eastwood disse...

Muitos parabéns :)...só é pena não te teres lembrado do já extinto blog "Lord Of The Movies" :( ...

Cumprimentos

brain-mixer disse...

Ahhh, o S0LO AKA Mário Lopes! Realmente não me lembrava do nome do blog... Também clicava por lá :D
Realmente o tempo passa e a memória falha :(

Fica aqui a nota!
Obrigado