19/01/12

NOSTALGIA: Séries de Animação


Já no passado eu informei que sou filho de emigrantes em França, tendo nascido por lá e vindo para Portugal aos 8 anos. Nas Memórias de Infância eu toco por diversas vezes nesse assunto.
Mas o que é que eu via na altura? Quais eram os desenhos animados que um puto da minha idade via na TV, quais programas eu nunca mais esqueci, apesar de vir para Portugal e mais de metade dessas séries não darem (e tardarem a chegar) quando eu tinha 5 a 7 anos entre 86 e 89?
É um regresso ao passado, com a nostalgia a retroceder até um tempo em que eu não via o Tom Sawyer, não fazia puto de ideia do que era o Verão Azul e enquanto por cá se entretinham com a animação sentimental e ligeira de Marco e Heidi, eu devorava com os meus olhos em-modo-avec tudo o que o anime me oferecia em pancada e petardos. Ah, mas também havia muita animação francesa...
(Todos os títulos têm link para o genérico)
Vamos lá, numa contagem até aos meus mais favoritos de infância:


15 - Popeye
O que contém:
Um marinheiro que gostava de uma miúda anoréxica e de espinafres. Com uma narrativa igual em todos os seus episódios, o Popeye fazia as alegrias da criançada, lá pelos anos 50. Eu vi tudo isso nos 80 e diverti-me à brava... Nunca me fez convencer de que os espinafres eram "ACura para todos os males", mas imitava o gesto na escola, antes de ir à bulha com os outros. O Popeye, esse herói vegetariano, fazia-me rir.
E hoje?
Os jovens 2.0 da actualidade não ligam puto ao homem. Como para ele não existe reboot ou remake, ficamo-nos pelo original: Tão antiquado que mete dó. Tudo machista e grosseiro, é pura peça de História. Mas ainda convence a pequenada a comer espinafres. Só os mais miúdos.
A pequenada, não os espinafres...



14 - Goldorak
O que contém:
Antes de qualquer Power Rangers,havia o Voltron e o G-Force. Mas também havia este Goldorak, que era o que eu acompanhava na TV. Um soldado com uma nave revertível para um robô gigante, versãoGundam, todo kitado à boamaneira nipónica. E aquelas armas que lhe saíam dos punhos... Nostálgico...

E hoje?
Envelheceu mal. Mesmo após algumas séries beberem a estes temas, o Goldorak não teve apoio favorável da História. A muito custo Hollywood (ou os japoneses) fariam um filme de adaptação. Só o Youtube mantém a memória. Que pena.




13 - As Misteriosas Cidades de Ouro
O que contém:
Indiana Jones para miúdos. Aventuras pelas terras da América Central, entre tesouros Maias, Incas, exóticos. Viajam num condor de ouro, numa das mais belas animações francesas.
Terminavam sempre com um clip documental sobre a história e cultura dos povos de antigamente. Era o momento em que eu mudava sempre de canal... Putos!

E hoje?
É gratificante saber que ainda se mantém o gosto pela série, não a deixando cair no esquecimento. Nem que seja para ver episódios na escola...


12 - Pôle Position
O que contém:
Uma espécie de Speed Racer com tons de KITT do Justiceiro. Uma dupla emerge no mundo das corridas como dos melhores na área. Os dois veículos eram um misto de bólides 24 horas de LeMan
 com computadores falantes.

E hoje?
Infelizmente bastante desactualizado. Os veículos apresentam um design futurista datado e a tecnologia empregue é obsoleta. A série Speed Racer dos anos 70 (que eu nunca via) sobreviveu melhor.



11 - Transformers
O que contém:
Robôs alienígenas enfrentam-se em duas facções opostas: Autobots e Decepticons. Transformavam-se de aspectos humanóides (cabeça, tronco e membros) para veículos, animais ou armas. Assistia a inúmeras batalhas, onde nunca faltava o óleo.
Na pancadaria, nem se viam parafusos saltar. Talvez saltem da minha cabeça hoje, graças a quem-vocês-sabem:

E hoje?
Quem está atento ao mundo cultural deve ter reparado na franchise que Spielberg e Michael Bay desenvolveram. Não? Nem nas toneladas de brinquedos que viriam a ser vendidos nas lojas? Ou na influência que teria (e ainda terá futuramente) nas produções de Hollywood? Este foi o produto animado dos anos oitenta que mais lucrou com a moda revivalista.



10 - Era uma vez...
O que contém:
Tivemos primeiro as séries, "o espaço", "o homem", depois seguiram-se "as descobertas", "as américas", "os exploradores" e "a Terra", mas a do "corpo humano" sempre foi a mais querida pelos miúdos. Aquelas explicações sobre a constituição do organismo humano "trocado por miúdos", era contado de um modo fácil e divertido. Os vírus eram criminosos e os anti-corpos eram a polícia. E aqueles peregrinos nómadas que percorriam largos canais sanguíneos para entregar oxigénio? Inesquecível.

E hoje?
Completamente esquecida na televisão, só as versões "Fascículos Planeta Agostini e Salvat" a mantêm viva entre nós. Ou nas escolas, que ainda aproveitam para ensinar aos miúdos.


9 - Thundercats
O que contém:
Guerreiros felinos lutadores. Um leão (o líder), um puma, uma cheeta e outros semelhantes lutavam contra um monstro vilão capaz de competir com o Grayskull do Masters of the Universe. Gostava da fluidez que os momentos de acção nos mostrava, tal como o veículo que hoje mais parece um Thumbler para gatos.

E hoje?
Foi ressucitado numa nova série animada já em 2011. Após a tentativa falhada de se produzir uma longa-metragem em Motion Capture (à boa maneira de Beowulf), o criador da série está a revitalizar as aventuras dos Thundercats para um novo público. Quem sabe se mais tarde, o filme acabará por acontecer...




8 - Mask
O que contém:
Imaginem: Gi Joe + Transformers. É o perfeito resumo de uma série de acção que juntava uma Liga da Justiça alternativa. Cada um dos membros tinham um veículo que se transformava consoante a necessidade. Mask apenas perdia pela concorrência directa: GI Joe...

E hoje?
Ouço cada vez mais gente da minha idade a referir esta série. "E aqueles desenhos que eram com gajos da tropa em carros que se transformavam e tudo? Isso é que era, antigamente!". Pelos vistos a saudade manteve-se, talvez por reencontrarem no sótaõ os action figures e carros "transformáveis" que recebiam no Natal daquela década... Um filme em live-action? Não seria nada mal pensado.

7 - Jayce
O que contém:
Jayce and the Wheeled Warriors é o mais desconhecido da lista. Eu via este em França e nunca a vi passar por cá. Quando falo nela ninguém se lembra de tal série, apesar de haver registos de ter sido transmitida na RTP2 em 2003. Tínhamos humanos de um lado e os maus eram mutantes vegetais. Sim, como se fosse plantas vivas, mortíferas e autónomas. E os veículos dos heróis eram uma coisa brutal: Havia uns com um braço mecânico e uma garra na sua extremidade, um com uma enorme broca em cima capaz de furar paredes e os "Monstroplantas" como eu os conheço, eram ainda mais tresloucados.

E hoje?
Tal como apareceu, desapareceu sem deixar rasto. Nunca mais foi visto, nem mesmo edições DVD em versões portuguesas, coisa que actualmente editam tudo o que é audiovisual. Uma vergonha, é o que é...


6 - Inspector Gadjet
O que contém:
Um polícia bem-intencionado tem no seu corpo diversas engenhocas que o ajudam a resolver o seu caso e manter a salvo as vítimas do vilão e a sua familia. Hem, vocês dizem-me que afinal era a filha e o cão que resolviam tudo? E que ele era um palerma burro demais para utilizar convenientemente aquelas ferramentas? Pois sim, têm razão...

E hoje?
Após a adaptação cruel que se fez com Matthew Broderick em 1999 (e nem vou falar na sequela), o Sr.Inspector desapareceu do mapa. Nem DVD's, nem reposições, nada. Os gadjets agora são com a Apple.


5 - Tom & Jerry
O que contém:
A eterna perseguição do gato e do rato.Talvez a mais popular. Naquele tempo, a violência e o bullying psicológico que Tom sofria era hilariante, Jerry era visto como o bicho por quem nós todos torcíamos, esperando o que lhe iria inflingir dessa vez... Ah, sim, ainda hoje tenho essa opinião: Que se dane o gato!
Mas Tom é um ser imortal. Mesmo após ficar carbonizado, cortado às rodelas ou reduzido a folha de papel, ele mantinha-se fiel ao papel a cumprir para com o espectador.

E hoje?
Qual é o miúdo que não conhece isto? Um miúdo que pelas mãos de um pai saudosista não lhe enfiava com o Cartoon Network ou um Panda o dia inteiro a fazer uma maratona televisiva? Isto está para durar, meninos...



4 - Road Runner
O que contém:
A eterna perseguição do coiote e do papa-léguas. Hem, o quê? Que bizarro... Não seria o gato e rato? Não, pá. Este é mais giro ainda! O coiote ainda é mais burro, mais resistente, mais insistente, mais tudo. Mas eu aqui torcia pelo coiote, o bip-bip era um pássaro irritante que "picava" o adversário só para lhe gozar com a fucinha. E havia mais cenas doidas, surrealistas e ainda mais violentas que tudo o resto. Coitado do Coiote...

E hoje?
Ainda se encontra por aí, pouco na TV, mais em DVD. Mas quem não se lembra desta animação e de vez em quando em algumas situações idênticas da nossa vida, lá faz uma analogia com o Coiote?



3 - Dragon Ball
O que contém:
Porrada. Pura e dura. Com umas narrativas cómicas pelo meio, entre a Tartaruga Genial e a Bulma, o que queria mesmo ver era o SonGoku transformar-se em Gorila gigante e dar cabo de tudo à lua cheia. Era a procura pelas bolas de cristal à maneira do Indiana Jones, com uns confrontos pelo meio. Sim, nesta primeira série, as lutas em modo Mortal Kombat era um pouco mais secundário. Aqui eu gostava também explorar a aventura à boa maneira da "Caça ao Tesouro".
 O Z e GT só viria muitos anos depois... Pessoalmente prefiro a original, apesar do Z ter tipo esta mega-popularidade a nível mundial. Quem não tinha colegas da escola que faltavam propositadamente às aulas para ver o episódio das 14 horas na SIC??

E hoje?
Ainda passa regularmente na Sic Radical, em modo loop. Quando já toda a gente viu e reviu as aventuras do macaco do espaço, há sempre tempo para rever aquela repetição em que o "Songoku dá uma carga de porrada no Freezer". Ah, esse é do Z...


2 - Olive et Tom
O que contém:
O espírito de equipa era o enquadramento principal desta série focada numa equipa de jovens futebolistas. A amizade sempre omnipresente ligava cada personagem até atingir um espírito épico, capaz de dar a vida pelo próximo, mesmo que se tratasse de um mero jogo de futebol.
Eram os memoráveis lances intermináveis, onde um passe cruzado demorava duas linhas de diálogo e um contra-ataque para golo tomava um episódio inteiro. E quem não se lembra dos surreais campos ovais, como se fosse a curvatura da Terra?? Ahhhh, e as redes que se furavam com um chuto certeiro na baliza adversária...

E hoje?
Eternamente reciclado! Tal como o Dragon Ball, a Sic Radical não deixa de nos recordar o quanto o futebol era uma infinita aventura. O facto de haver Europeu e Mundial de futebol de dois em dois anos, é desculpa suficiente para nunca a tirarem de grelha...


1 - Cavaleiros do Zodíaco
O que contém:
Sob o Símbolos do Zodíaco, há batalhas entre o Bem e o Mal, lutas, duelos infindáveis e uma sensação de se estar a assistir a uma novela interminável. Está dividido em diversos capítulos (Santuário, Poseidon, Hades, entre outros tantos...), com a imensa coragem e espírito de sacrifício pelo Bem Universal. Pégaso era o mito tornado realidade. Deveras brutal para animação infantil, com sangue a jorrar dos narizes e abdómens amassados. E a sequência da colocação da armadura era uma coisa de colar a olheira ao ecrã. Qualquer coisa entre os Transformers e o Hulk, sei lá... As lágrimas quase me vêm aos olhos, pá...

E hoje?
Como o Vinho do Porto! Embora o ritmo esteja obviamente lento para as exigências do presente, as lutas são do melhor que há e aquelas armaduras continuam bem porreiras. Para o futuro, com o sucesso de animações dos 80', atreveria-me a arriscar uma adaptação cinematográfica, ou o tema Zodíaco não resulta?




Epílogo
É verdade que muitos dos leitores que poderão ver esta lista torcerão o nariz. Muitas coisas desconhecidas, antiquadas e aborrecidas. Bem, miúdos de 20 anos, os Pokemons e Naruto não são da minha idade. Considerem isto uma boa oportunidade para fazer uma lista deste género, partilhem com o mundo, eu estou curioso de ler.

9 comentários:

Loot disse...

Oh Brain Oliver et Tom? Naaaaaaaa TSUBASA :D

(a desculpa da emigração não conta :P)

Lembro-me da maioria não todos. Dizem que a nova série dos Thundercats é boa, não espreitei. A antiga foi mítica na altura.

Senti falta do He-Man que foi o 1º desenho animado que vi religiosamente.

os cavaleiros do zodíaco continuam aí. Já espreitaste a saga de Hades? Ao rever confesso que não delirei tanto com as lutas (o fénix continua o maior) isso é mais em Rurouni Kenshin. Essa série tem combates Geniais.

Abraço

Cadima disse...

Apesar da minha era animada ter sido uns 15 anos depois, praticamente o que via eram esses que enumeraste. Via também grande parte dos desenhos animados da Hanna-Barbera e Pokemon (este ultimo era inevitável). Tenho guardado algures uns dvd's com os episódios todos do goldorak dobrados em francês.

brain-mixer disse...

Loot, é Olive, não Oliver :P
E cá também foi conhecido por Oliver & Benji, depois do Tsubasa ;)

Cadima, eu tenho a lembrança daquilo tudo dobrado em francês!

Abraços

ADexterA disse...

Muitas destas também eram as séries que acompanhava. Adorava o Capitão Tsubasa e os Cavaleiros do Zodiaco!!

O Narrador Subjectivo disse...

O Tsubasa, Dragon Ball e Tom And Jerry fazem parte da minha infância. Bela lista! Cumprimentos

Nunno Motta disse...

essa coisa de Goldorak é um spin off ou sequela de Mazinger Z... Por isso Mazinger deveria ser o 14º

Nunno Motta disse...

Ah... Thundercats devia tar mais bem classificado e falta he-man!
Tb acho que existe uma coisa mal feita.. Dragonball do teve relevância em Portugal em 95... Logo colide com series de 80's... mas não é por aí!
Só que o público de Thunderctas e Mask não é o mesmo de DB

brain-mixer disse...

Ok Nunno, tens de ler o primeiro parágrafo: Em frança deu em 89. A primeira série, não a Z.
Cumps

Nunno Motta disse...

pois xD
não li o 1.º paragrafo... eu tive na Venezuela até 95 e nunca vi DB por lá

mas o resto vi =P