24/02/12

Prognósticos para as estatuetas douradas

As minhas previsões não se afastam demasiado das que se esperam um pouco por todo o lado. Mas espero surpresas, já que é tradição haver ali discrepâncias com os vencedores de outros prémios que entretanto foram anunciados.
Antes de mais, quero esclarecer que as regras da Academia é algo intricado e suceptível de dúvidas ou críticas, já que não se assemelham à de todos os outros . Porque se em cada uma das áreas cada sector nomeia os seus pares (actores nomeiam actores, realizdores entre si, técnicos de cada área específica idem), dessa lista de nomeados escolhida TODOS, mas mesmo TODOS os membros da academia votam nos seus favoritos. É por isso que os vencedores dos Director's Guild Awards ou dos Actores Screen Awards, etc, podem não confirmar a tendência. Porque os membros nem são os mesmos...

Posto isto fora de dúvidas, vamos lá aos meus prognósticos (e em parêntesis, os que eu gostaria que vencessem)

MELHOR FILME
The Artist quase unânime. Embora possa haver uma surpresa do género "Crash", não me surpreenderia em nada (e num ano mais fraco em filmes que os anteriores, eu torço pelo War Horse. Spielberg-fã, eu certamente)

MELHOR REALIZADOR
Michel Hazanavicius. Só Alexander Payne poderia aqui trazer alguma luta, mas este é o "quase" garantido. (Uma lista enfadonha, a deste ano. Vou fazer birra)
MELHOR ACTOR
Há aqui uma grande luta entre Clooney e DuJardin, que apenas terminará com a dúvida na fatídica noite. (Eu torço pelo Clooney)

MELHOR ACTRIZ
Meryl Streep (para meu contentamento)

MELHOR ACTOR/ACTRIZ SEC.
Tal como no ano passado, sem surpresas: Christopher Plummer e Octavia Spencer (Aqui tanto me faz já que os meus preferidos nem foram nomeados)

MELHOR ARGUMENTO
ORIGINAL: Midnight in Paris, e quero saber se Woody Allen estará na cerimónia. Prevejo aqui uma surpresa em A Separation (Eu como muitos outros, tenho especial atenção pelo Bridesmaids)
ADAPTADO: The Descendants. Embora eu tenha lido uma sova a esta adaptação, nada fiel ao livro (Preferia ver Moneyball a vencer)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Separation. Há dúvidas?? (Não vi nenhum deles)

MELHOR FILME ANIMADO
Rango (Tintin de fora, torço pelo Rango)

MELHOR MONTAGEM
The Artist. Há aqui uma reconhecida tendência para o vencedor desta categoria para vencer a de melhor filme. Veremos se "tende" também este ano (The Girl with the Dragon Tattoo para mim)

MELHOR BANDA SONORA
The Artist. Um filme mudo onde se apoia -não só nos sorrisos do actor- na banda sonora, é dos que mais chamam atenção (A que me ficou mais no ouvido foi a do Tintin. Apesar de iria ter adorado ver X-Men First Class nomeado)

MELHOR MAKE-UP
Harry Potter leva o reconhecimento (concordo, Voldemort é algo de fascinante)

MELHOR GUARDA ROUPA
The Artist (Gostei deste, mas também de Hugo)

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Hugo (Sim, Hugo é exímio neste aspecto. Mas War Horse poderia também ser galardoado, não ficava nada mal)

MELHOR CINEMATOGRAFIA
War Horse. Mas The Girl with the Dragon Tattoo está à espreita (A fotografia de War Horse é magnífica)

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Não estou habituado a ver 5 nomeados nesta categoria, mas Rise of the Planet of the Apes deve levar a estatueta, apesar da forte concorrência de Harry Potter (Apes for me too!)

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Transformers 3 (Isto é um deleite para os meus ouvidos)

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Hugo (Não me importava nada de ver War Horse ou Transformers 3 novamente em palco)



Conclusões?
Segundo a minha lista (e contrariamente ao esperado há um mês), poderá confirmar-se a grande vitória de The Artist. Eu preferia ver esses 6 óscares mais distribuídos, mas contanto que não leve mais do que essa meia dúzia, já ficarei aliviado (sim, eu não adorei o filme como muita gente).
E volto a salientar: Espero haver surpresas na gala, que não as esperadas. Porque é tradição surgirem "bombas" durante a cerimónia. Para bem do entretenimento dessa noite, as well...
6- The Artist (talvez 5)
2- Hugo, The Descendants (ou apenas 1)
1- War Horse, Iron Lady, Midnight in Paris, The Help, Beginners, Transformers 3, Rise of the Planet of the Apes, Harry Potter, Rango

Sem comentários: