02/09/13

9|11 all over again...


Man of Steel continua a ser enxovalhado sem dó nem piedade.
A última vi neste site, em que analisam o filme segundo o número de cervejas a beber que recomendariam no seu visionamento. Num parágrafo em particular, apontam a sequência do World Creator como uma imitação barata de Independence Day. OK, válido. Mas logo a seguir fazem a fita do "Try this one. Which of these photos is a still from Man of Steel and which is a real photo taken in New York City on September 11, 2001?" Eles até têm a lata de chamar a cena de exploratória!
 Já estou um bocado farto que se vitimizem de um acontecimento com 12 anos em cima. E que vejam semelhanças em tudo o que lhes convenham... O quê, nunca viram um desabamento de um prédio, com pessoas em perigo, porque visualmente é em tudo idêntico. Ora como provavelmente não tiram o cu do facebook, deveriam ver as notícias de uns países fora dos EUA. Bangladesh, China, Índia e Chile tiveram situações deste género e não me parece correcto tecer comparações. Muito menos compará-los com o 9|11.
Cloverfield teve esta cena em particular. War of the Worlds teve a imagem de multidões empoeiradas a relembrar o trauma. Sim. E agora? Sigam em frente com a vida! Deixem-se de comparar nuvens de fumo com a queda das torres gémeas. Porque muito provavelmente esta imagética irá perdurar para sempre: É a realidade de uma situação como esta. Um prédio em desmoronamento cria estas causas. E não falemos de filmes como Earthquake ou 2012, pois não quero que me saia um palavrão.

 Fui duro demais? olha pró lado, então...

2 comentários:

Sam disse...

É curioso observar como os Americanos sonegam, primeiro, os seus traumas, para logo depois os explorarem desalmadamente, e criticarem a posteriori quem o faz.

Bem observado, Brain.

Cumps. cinéfilos.

brain-mixer disse...

Os americanos, essas criatura estranhas... :)