03/10/14

Filmes tornados obsoletos pela tecnologia na sua estreia

A tecnologia actualmente cresce a um nível exponencial que dificilmente se consegue acompanhar na sua totalidade.
Se comparável a qualquer outra época da Humanidade, talvez só mesmo com a Revolução Industrial. O ritmo de crescimento é tal, que pequenos factores da vida ficam para trás, ou mesmo, alguns argumentos cinematográficos.
Eis alguns exemplos.


One Hour Photo
Ahh os rolos fotográficos... Quantas fotografias cabiam num rolo de 24? 25, com sorte, a menos que ficasse cortada na revelação. Hoje, quem usa este tipo de utilização? Fotógrafos profissionais e puristas. Mas por alturas de 2002, um filme foi feito até ao seu último momento temporal, quando o Digital atingia o seu pico de utilizadores. A partir daqui, estes retalhistas como o Sy, direccionados para o consumidor comum, começariam a ficar fora de serviço.
Não admira que virasse um psicopata.


The Ring  
Remake do filme japonês Ringu, que tinha sido produzido em 1998, ainda o VHS estava viva e de boa saúde... Agora uma estreia americana em 2002 deixaria o público a torcer o nariz. Embora o enorme sucesso de bilheteira, actualmente o efeito perde-se entre a aproximação do tema com o público. O DVD teve a sua ascensão em 1998 e domínio assegurado em 2001, levando a uma certa conotação de "datado". Mas The Ring 2 já caiu por terra ao sair em 2005. Não só foi em má altura como actualmente já pensam noutra sequela. Vá-se lá saber o que pensam do vintage...


Phone Booth‏
O filme começa com Colin Farell a falar efusivamente com alguém ao telemóvel. Sim, não esquecem o facto de que eles existem. Mas supondo-se que ele irá parar numa cabine telefónica para o resto do filme, torna o efeito penoso, ao percebermos que aqilo ainda sirva um propósito.
Não poderiam fazê-lo um filme de época? Talvez datá-lo uma década antes? Resultaria que nem ginjas.



Be Kind Rewind
Na verdade, o guião desta obra de Michel Gondry é sobre toda esta dificuldade de acompanhar a razia tecnológica. Quando o DVD engole bruscamente o VHS, esta história medita nostalgicamente sobre os efeitos de quem ainda assiste a filmes na velha fita...

1 comentário:

Peter Gunn disse...

Nunca tinha pensado muito sobre este assunto mas realmente tens razão, certos filmes vistos nos dias de hoje simplesmente deixam de fazer sentido a não ser que os consigamos situar noutro século e não apenas no ano em que foram feitos... Curiosamente destes filmes apenas o "ringu" não me diz nada pois os outros 3 foram filmes que apreciei bastante!

Cumprimentos cinéfilos