Muitas vezes contrastados com a expressão de autores contemporâneos, realizadores reconhecidos no seu meio demonstram o seu "estilo", a sua visão pessoal a um género particular. Mesmo que para isso saltem de género para género.
Cada um dos realizadores apresentados criaram uma consistente obra global com inúmeros clássicos a definirem o cinema tal como o conhecemos hoje.
Cada um deles tem um cunho pessoal através dos filmes, géneros e décadas.
A Versatilidade ao serviço do talento
Ao contrário de, por exemplo, James Cameron. Não se lhe tirando o merecido mérito, esteve muito apegado à Ficção-científica... Ou tal como Cecille B. De Mille com os seus mega-orçamentos-épicos, Wes Craven e John Carpenter no terror, os irmãos Farrelly na comédia (como quase todos os realizadores do género) e John Ford aos seus westerns.
(E sem falar destes palermas...)Cada um dos realizadores apresentados criaram uma consistente obra global com inúmeros clássicos a definirem o cinema tal como o conhecemos hoje.
Cada um deles tem um cunho pessoal através dos filmes, géneros e décadas.
A Versatilidade ao serviço do talento
Ao contrário de, por exemplo, James Cameron. Não se lhe tirando o merecido mérito, esteve muito apegado à Ficção-científica... Ou tal como Cecille B. De Mille com os seus mega-orçamentos-épicos, Wes Craven e John Carpenter no terror, os irmãos Farrelly na comédia (como quase todos os realizadores do género) e John Ford aos seus westerns.
Um realizador quer-se polivalentes e prefere-se que o faça bem!
Segue então a lista dos que considero mais versáteis em géneros na sua arte de contar histórias.
Não se pretende enunciar toda uma filmografia, mas os filmes mais significativos de cada género.
Dos géneros enunciados, escolho aqueles que mais contraste têm uns com os outros.
(Eu sei que a animação não é um género, mas uma linguagem. O facto de ser um estilo totalmente diferente dos outros modos de filmar, coloca-o num patamar acima de qualquer live-action. Deixem-me brincar com estes níveis de dificuldade. E já agora, incluiria os found footage se fosse necessário)
O seu forte: Filmes com grande carácter e desenvolvimento de personagens. Movimenta-se bem em modelos "realistas", tais como cenários criminais, familiares e sociais. Apagou-se nos últimos anos por culpa do dito Sistema.
COMÉDIA DRAMÁTICA
Jack (1996)
COMÉDIA/FANTASIA
Peggy Sue Got Married (1986)
DRAMA/CRIME
The Godfather Trilogy
BIOGRAFIA/DRAMA
Tucker: The Man and His Dream (1988)
DRAMA JUVENIL
The Outsiders (1983)
TERROR
Dracula (1992)
GUERRA
Apocalypse Now (1979)
O que gostaria de o ver fazer: Ficção Científica. O seu mais que morto-e-enterrado projecto megalómano Megalopolis poderia ter sido a chave de ouro na sua carreira.
Quem sabe se ainda um dia...
O seu forte: Começou como actor, tornou-se realizador. Foi inicialmente um "menino da fantasia", onde encontrou o seu caminho. Hoje em dia, faz o que lhe dá na real gana. E é assim que se deve fazer.
THILLER
Backdraft (1991)
Ransom (1996)
The Da Vinci Code (2006)
WESTERN
Far and Away (1992)
The Missing (2003)
COMÉDIA INFANTIL
Dr. Seuss' How the Grinch Stole Christmas (2000)
FANTASIA
Willow (1988)
Splash (1984)
Cocoon (1985)
BIOPIC
A Beautiful Mind (2001)
...Político:
Frost/Nixon (2008)
... e Desportivo:
Cinderella Man (2005)
Rush (2013)
O que gostaria de o ver fazer: Um épico do tamanhão de Lord of the Rings. A ver se tem mãos para tal façanha. Muito se falou há uns tempos da trilogia The Dark Tower, tendo ficado em fase de espera e finalmente se afastar do cargo de realizador (e projecto que poderá nunca ver a luz do dia)...
O seu forte: Thrillers psicológicos foram sempre o seu ponto marcante da carreira. Durante muitos anos ficou colado a essa imagem. Gradualmente foi-se libertando dessa imagem para construir uma carreira prolífica, encontrando alguns sucessos (e outros fracassos).
TERROR
Carrie (1976)
GANGSTERS/POLICIAL
Scarface (1983)
The Untouchables (1987)
COMÉDIA
Wise Guys (1985)
GUERRA
Casualties of War (1989)
THRILLER
Dressed to Kill (1980)
Blow Out (1981)
Snake Eyes (1998)
ACÇÃO
Mission: Impossible (1996)
FICÇÃO CIENTÍFICA
Mission to Mars (2000)
O que gostaria de o ver fazer: Nem me atreveria dizer "musical", não sabendo muito bem o que nos apresentaria. Mas indo mais na linha que nos tem dado ao longo das décadas, creio estar na altura dele criar o "seu" épico histórico.
O seu forte: Louco e imaginativo, o seu estilo visual distinto permite-lhe mexer em qualquer género, embora se mova bastante bem no campo da Fantasia.
DRAMA
Edward Scissorhands
Big Fish
ANIMAÇÃO
Corpse Bride
Frankenweenie
BIOPIC
Ed Wood
Big Eyes
SUPER-HERÓIS
Batman
Batman Returns
TERROR
Sleepy Hollow
F-C
Planet of the Apes
Mars Attacks!
COMÉDIA
Beetle Juice
Pee-wee's Big Adventure
MUSICAL
Charlie and the Chocolate Factory
Sweeney Todd
O que gostaria de o ver fazer: Um Western à boa maneira americana. Aquelas planícies, índios de um lado e cowboys de outro, goticamente idealizado. Epá...
O seu forte: Mega-budjets de alto calibre. Filmes com forte apelo visual e tendência para questionar a sociedade. Isso dá-lhe um leque de rumos abrangente, onde pode escolher qualquer seja o tema.
TERROR
Alien (1979)
FANTASIA
Legend (1985)
ÉPICO HISTÓRICO
Gladiator (2000)
Kingdom of Heaven (2005)
Exodus (2014)
ACÇÃO
G.I. Jane (1997)
Black Rain (1989)
F-C
Blade Runner (1982)
Prometheus (2012)
GUERRA
Black Hawk Down (2001)
POLICIAL
American Gangster (2007)
O que gostaria de o ver fazer: Voltar à F-C já foi um desejo cumprido, com o seu Prometheus. Talvez experimentar o cinema de animação...?
O seu forte: F-C. O seu amor por vida alienígena faz parecê-lo um obcecado. Tanto que acaba por misturar géneros como F-C + Drama (E.T.), ou F-C + Filme-Catástrofe (War of the Worlds)
TERROR
Jaws (1975)
COMÉDIA
1941 (1979)
Terminal (2004)
F-C
Close Encounters of the Third Kind (1977)
E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
A.I. (2001)
Minority Report (2002)
GUERRA
Saving Private Ryan (1998)
The Color Purple (1985)
War Horse (2011)
HISTÓRICO
Schindler's List (1993)
Amistad (1997)
BIOPIC (histórico)
Lincoln (2012
AVENTURA
Raiders of the Lost Ark (1982)
Jurassic Park (1993)
FANTASIA
Hook (1991)
ANIMAÇÃO
Tintin (2011)
O que gostaria de o ver fazer: Acção. Pura e dura. Talvez experimentar a moda de Super-heróis?
O seu forte: Nenhum. Tem é uma interessante aptidão para utilizar recursos dos efeitos visuais para fins gratificantes em cada um dos seus filmes. Infelizmente como os putos, ele agarrou-se de tal modo ao seu brinquedo preferido (o motion-capture) que não o largou tão cedo...
Devo referir que o Musical estaria a um passo de ser um próximo tema a abordar, com o seu projecto em Motion-capture de YELLOW SUBMARINE, mas como todo os outros, caiu por terra.
F-C
Back to the Future (1985)
Contact (1997)
TERROR
What Lies Beneath (2000)
DRAMA
Cast Away (2000)
Forrest Gump (1994)
Flight (2012)
COMÉDIA
I Wanna Hold Your Hand (1978)
Used Cars (1980)
Death Becomes Her (1992)
AVENTURA
Romancing the Stone (1984)
FAMILIAR
Who Framed Roger Rabbit (1988)
The Polar Express (2004)
ÉPICO HISTÓRICO
Beowulf (2007)
WESTERN (sort of)
Back to the Future 3 (1990)
BIOPIC
The Walk (2015)
O que gostaria de o ver fazer: Experimentar o tema da guerra. A 2ª Guerra Mundial tem sempre tantas óptimas histórias para contar...
O seu forte: Filmografia curta. Tem em carteira apenas um punhado deles, mas todos eles tão diferentes uns dos outros... Ele não tem um forte em tema, mas sim em perfeição cinemática, independentemente do modo como conta a história...
(O muito falado projecto épico de Napoleão foi uma das produções que estaria a preparar e que nunca chegou a tomar forma.)
PEOPLUM
Spartacus (1960)
COMÉDIA (NEGRA...)
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964)
F-C
2001: A Space Odyssey (1968)
HISTÓRICO
Barry Lyndon (1975)
TERROR
The Shining (1980)
GUERRA
Full Metal Jacket (1987)
O que gostaria de o ver fazer: Comédia! Se Dr Strangelove tivesse sido menos negra, não resultaria. Mas queria vê-lo a fazer algo mais "brejeiro", torná-lo um senhor mais animado :)
O seu forte: Ang Lee é um realizador estranho. Muito estranho. Não se lhe direcciona um género predilecto (ou dominante). O forte dele é mesmo o seu talento.
Lee enjoys exploring the dynamic between traditionalism and progress.
COMÉDIA MUSICAL
Taking Woodstock (2009)
WESTERN
Ride with the Devil (1999)
DRAMA
The Ice Storm (1997)
Brokeback Mountain (2005)
AVENTURA
Life of Pi (2012)
ÉPOCA/HISTÓRICO
Sense and Sensibility (1995)
KUNG FU
Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000)
F-C / SUPER-HERÓIS
Hulk (2003)
O que gostaria de o ver fazer: Um filme de terror, para ver se tem estômago para tal.
O seu forte: Tornou-se famoso com os seus musicais. Mas o que dizer do contra-balanço da F-C, com obras-primas de tal calibre? Um camaleão, é o que ele é!
F-C
Star Trek: The Motion Picture (1979)
The Day the Earth Stood Still (1951)
The Andromeda Strain (1971)
MUSICAL
The Sound of Music (1965)
West Side Story (1961)
ÉPICO
Helen of Troy (1956)
TERROR
The Haunting (1963)
The Body Snatcher (1945)
NOIR
Born to Kill (1947)
DESPORTO
The Set-Up (1949)
BIOPIC
Somebody Up There Likes Me (1956)
DRAMA
Three Secrets (1950)
So Big (1953)
COMÉDIA
This Could Be the Night (1957)
WESTERN
Two Flags West (1950)
Tribute to a Bad Man (1956)
GUERRA
Run Silent Run Deep (1958)
The Sand Pebbles (1966)
O que gostaria de o ver fazer: Não lhe faltou fazer muito. A animação por aquela altura não era para realizadores daquele calibre. De facto, era um departamento completamente à parte, não como os dias de hoje, onde qualquer um pode dar um pezinho de dança.
Mas se ainda hoje fosse vivo, poderia bem pegar nisso.
MENÇÃO HONROSA:
Gore Verbinsky (com um futuro ainda mais por explorar)
COMÉDIA Mouse Hunt (1997),
TERROR The Ring (2002),
AVENTURA Pirates of the Caribbean
DRAMA The Weather Man (2004)
WESTERN Lone Ranger (2013)
ANIMAÇÂO Rango (2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário