21/12/09

Sub-Vilões

Olha agora a nova moda que surgiu para os lados de hollywood.
Depois de vos explicar a por "black-leather comic" (ver artigo anterior), a nova suposição a que cheguei é também estranhamente desapontante.

Imaginem fazerem um filme de MacGyver sem o Murdock a abrir as hostilidades, ou Richard Donner desistir de Lex Luthor no Superman de 1978... Ou mesmo Megatron não aparecer como vilão no primeiro Transformers em 2007. Imaginem um mundo de Cultura Popular adiada, sem entregar os seus vilões mais carismáticos. Isso está a acontecer em vários filmes, a um número crescente de suspeitas agonizantes de quererem esticar uma possível "franchise".


Comecemos por Batman. Sim, Tim Burton teve olho para o negócio (ou apenas porque o Joker servia os seus intentos estilísticos) e Jack Ncholson desempenhou aquele que é o verdadeiro arqui-inimigo do Morcego. Nada de Catwoman ou Two-Faces...Joker! O palhaço da DC. O mesmo personagem que no reboot da série foi deixado para trás, preterido pelo Espantalho e Ra's Al Gul. Joker teve apenas direito a um teaser no final do filme em jeito de pista - deixando todos a salivar pela sequela.

Próximo da lista: G.I. Joe, "Rise of the Cobra"! Teremos o Cobra em plenas funções maquiavélicas, ups, daqui a uns anos. Pois, o Cobra apenas se desvenda no último quarto de hora do filme, deixando as vilanias nas mãos de James McCullen (Destro daqui para diante, numa irónica troca de posições).

E chegamos finalmente ao filme que estreia neste mês. Prendinha de Natal, Sherlock Holmes não terá o seu mais-que-inimigo Moriarty. O seu "reverso" apenas estará apto para dar cabo da carola a Holmes na suposta sequela do filme.

Buuuu! Batoteiros. É assim, querem deixar-nos assistir a um "prólogo" da saga antes de reunirem os seus milhões? Para aqueles lados, dão a entender que têm como obrigação criar franchises a torto e a direito. Faz lembrar a nova moda das editoras musicais, a de lançar o melhor tema do álbum apenas como segundo single.
É também até ao dia em que um deles falhar, acabará por ir parar a esta lista.
Esticar a corda ao máximo para fazer durar o chouriço. Quem se seguirá??

7 comentários:

Loot disse...

Mas no caso do Batman tens tantos vilões diferentes e bons.

E como o Burton já tinha usado tantos foi uma maneira de começar com novos.

Mas mais importante tem a ver com a história. O begins é o inicio do Batman onde ainda não havia um Joker, neste caso em particular é importante que o Joker venha depois para depois jogarem com "o joker existe por causa do Batman".

Além do mais R'as Al Ghul na BD é tudo menos sub-vilão. É um dos mais importantes juntamente com o Two-Face o favorito de mts devido à sua trágica história.
Pessoalmente o Two-Face é de facto dos melhores, mas o Joker é sempre o Joker.

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Ora aí está uma abordagem interessantíssima.

Esta técnica que refere obviamente que não aconteceu á sorte. Sabendo bem que Hollywood gosta de filmes que se possam transformar em franchise... nada como deixar para depois os melhores trunfos.

Na lista teria ainda adicionado o caso de Spiderman, pois só ao segundo filme é que tivemos um grande arqui-inimigo, o Dr. Octopus. Foi pena o estúdio ter interferido e ter levado Raimi a espetar o desinteressante Venom no 3º filme (salvou-se pelo Sandman) pois era gritante que o vilão que mereceria ter surgido a seguir era o Abutre. E pelos visto nem no próximo 4º filme o vamos ver...

Quanto ao Batman... a versão de Tim Burton/Schumacher fez suceder os mais importantes vilões, no entanto continuavam a ser apenas "maus de serviço" para dar pretextos a Batman ter algo para se exibir nos filmes.
A versão Nolan já é outra "cantiga" e aqui vimos é a subversão de ser o próprio batman o inspirador de vilões cada vez piores. O Joker de Nolan é totalmente justificado por existir uma força como batman a impedir a "fluidez" do crime (Scarecrow e a Mafia). Batman é um mal para eles e para grandes males grandes remédios (Joker, Two-faces e o que virá mais por aí).

Bom artigo e óptima reflexão nas observações que fez.

Loot disse...

Não posso concordar com a afirmação do ArmPauloFerreira em relação ao Spider-Man.

O Green Goblin é um dos seus vilões mais clássicos (juntamente com o Octupus) é o causador da morte do seu primeiro amor a Gwen Stacy (isto sim deviam ter usado no filme).
Uma coisa é gostar mais do vilão x ou do y. Mas dizer que o Goblin não é um dos grandes arqui-inimigos do Aranha é a meu ver totalmente errado.

Sobrme quemd eve vir a seguir isso são sempre opiniões o Aranha tem um leque enorme de vilões.

brain-mixer disse...

Loot, no Batman Begins acho mesmo lógico fazerem esta jogada. Aliás, foi este o filme que despoletou esta nova moda (e a dos reboots e afins...).

E realmente, também discordo com o ArmPauloFerreira. O Green Goblin é sem dúvida o principal inimigo do Aranha. E mais: Os Batman's de Burton e Schumacher não seriam bem veículos para os actores que interpretam o Morcego, na minha opinião. Foi também a opinião de Michael Keaton, que recusou o 3º por achar que os vilões tinham mais visibilidade. Pudera! Joker, Catwoman, Pinguim, com três actores do calibre de quem os interpretou, eu faria o mesmo! :D

E Loot, tu tens ar de ser "barra" em BD :P
Dá explicações em Civil War? Eheheh!

Cumprimentos aos dois

Loot disse...

É verdade e os nomes dos vilões (dos actores) não apareciam primeiro nos do Burton e tudo?

E no Dark Knight os vilões já têm tanto protagonismo como Batman. É que são vilões mesmo mto bons :D

Quanto a Civil War eu li, posso tentar ajudar sim :P
Mas não ando grande leitor da Marvel actualmente, a Secret invasion decepcionou-me por exemplo.
Na altura pediram-me para escrever sobre a morte do Capitão e ao fazê-lo tive de falar da "Civil War" aqui:http://alternative-prison.blogspot.com/2008/01/civil-war-morte-de-um-heri.html
Mas qualquer coisa pergunta que eu tento responder o melhor que souber :)

Abraço

ArmPauloFerreira disse...

Hélás... na pressa de comentar, dei a entender que o Goblin não seria um grande arqui-inimigo do Spiderman... obviamente que sei bem que o é.

Pretendia era esclarecer, que nunca foi na realidade um vilão do Spider que apreciasse, pois via no Dr.Octopus e no Abutre como os mais importantes e mais valiosos.
Quando chegou o 1º filme... teve logo o que menos simpatizava. Teria achado mais interessante ver surgir o Abutre... mas não aconteceu. Depois ao 2º filme veio o Doc Oc e a fasquia subiu imenso, por este ser um dos mais reconhecidos e cinematicamente com mais sumo...

Era por esse prisma que relacionei Spiderman com o tema do artigo. Só isso...

brain-mixer disse...

Loot, li esse teu artigo, devo dizer que aprendi mais umas coisas interessantes ;)

Arm, parece que há porrada de bastidores quanto ao Abutre entrar no Spiderman 4 :P

Cumps!