05/05/06

INTACTO

“A tua sorte pertence-nos”


Eu não gosto de analisar filmes no meu blog. Vocês já devem ter reparado nisso no brain-mixer. Não é que eu não goste de falar sobre eles, mas apenas acredito que uma análise de um filme (ou uma crítica, como queiram) deve ser para dar a conhecer às pessoas filmes de que não têm conhecimento ou pouca informação. Porque para críticas já me bastam as publicadas na Premiere (e eu nem me portei nada mal! Eheheh), mas isso é agora pura gabarolice e pretensões de fama que não necessito naquela revista. Agora, falemos de coisas importantes: Filmes. Quantas análises dos mesmíssimos filmes em estreia no nosso país eu já li em todos os blogs que eu costumo frequentar? Se não é o Munique, é o Crash, ou então o V for Vendetta... Pessoal, não vos estou a dar sova, hem? Continuem com isso porque é para isso que vos “pagam”! Mas cá no meu cantinho, eu considero que os filmes valem a pena serem falados se outros não lhes deram tanta atenção como eu gostaria que dessem. É o caso dos posts ‘ANTECIPAÇÃO’, onde por vezes lembro algumas das estreias que se avizinham. Outro dos pontos importantes para eu falar neles é a temática do filme (muito importante aqui no brain-mixer!), uma perspectiva diferente, original, “que nos faz um flip-down ao cérebro” segundo a minha tagline. Foi por isso que falei no “Nothing” de Vincenzo Natali há uns tempos, por se enquadrar na “onda do blog”.

O filme que vos vou falar agora é um desses casos. Original, diferente e muito estranho. Ah, e é espanhol! É um filme que já vi há algum tempo. Em DVD pois claro!
Falo-vos de INTACTO, um filme de Juan Carlos Fresnadillo que venceu o FantasPorto 2003. Muitos de vós devem conhecer esta obra. Provavelmente outros nem ouviram falar dele e suspeito que poucos de vós viram esta fita.

Estranha e inexplicável coisa que é a sorte como entidade invisível mas quase física, capaz de passar de corpo em corpo como um vírus desejado, numa sucessão de provas perigosas”. É a storyline desta história espanhola, que aposta forte na ideia original. Tem uma atmosfera muito peculiar, como se de um mundo paralelo se tratasse, ou outra realidade estivesse escondida de nós…

Assim recomendo a descobrir rapidamente (encontra-se com facilidade em DVD), um filme certamente capaz de entrar na minha lista de Brain-Movies que actualizarei de tempos a tempos.

19 comentários:

Anónimo disse...

se não me engano, esteve há uns tempos atrás à venda juntamente com a revista premiére, mas acabei por não o comprar.. a ver se o descubro num dia destes (não prometo nada, hein?!) :P cumps. brain!

brain-mixer disse...

Membio, sabes qual a música que usa isso? Estou curioso de ver... ;)

André, pois esteve! Mas podes-te deslocar à Blockbuster que está lá de certeza :P

brain-mixer disse...

Thanks ;) realmente tem muitas semelhanças... Será coincidência? É que o videoclip já tem uns 11 anos :P

Anónimo disse...

De facto, tenho ideia de o ter visto á venda com a "Premiére". A ver se o encontro na Blockbuster :)...

Abraço!

Francisco Mendes disse...

Não existem coincidências... ;)

Quando vi este filme no Fantas, o dejá vù foi superior ao intacto impacto...

brain-mixer disse...

Mas o que sobra é o filme e não o videoclip... Dos Prodigy já ninguém se lembra :P

Anónimo disse...

não vi este filme... mas quanto à crítica acho que devias comer a abordar mais filmes deste tipo. Criares uma secção chamada Brain-Movies e desenvolveres algumas críticas pessoais a filmes que tu consideras que criam um verdadeiro "flip-down" original sem danos de memória! ;)
Um abraço edgar!

Anónimo disse...

em vez de "comer" é "começar" eu é que já ando a comer letras... :P
Abraço!

brain-mixer disse...

Quanto ao "comer" eu percebi a frase, no problem ;)

Quanto a essa secção, vou pensar no assunto. Mas o que eu pretendo do blog é mais uma "feira popular" da blogosfera, onde podes encontrar trivias, curiosidades interessantes, etc. As críticas deixo-as para quem as sabe fazer melhor, como todos vocês ;)
Mas não deixo de promover esse tipo de filmes (para isso tenho o top Brain-movies, que vou actualizá-lo (e aumentá-lo) brevemente...

Carlos M. Reis disse...

Tanto este como o Nothing estão no meu blogue, como tal não me sinto muito afectado pela tua critíca :P

É um bom filme sem dúvida, mas não quebra barreiras. Um abraço Edgar!

brain-mixer disse...

Knoxville, não foi crítica... Foi um desabafo :P É que não me sinto tentado a dissecar os filmes. Não tenho muito jeito para isso!

Mixa!

Sam disse...

Também nunca vi, mas tenho de o fazer o mais brevemente possível. Quando se encontra tanta gente a falar (bem) de um filme, merece sempre o visionamento.

Cumprimentos cinéfilos.

Anónimo disse...

Boa prova que o cinema europeu é bem capaz de criar filme creativos, recheados de suspense e de cenas para recordar!... Muito bom filme mesmo! aconselho a quem nao o viu ainda!

brain-mixer disse...

Recomenda-se sem dúvida!
Samuel e Nuno, obrigado pela visita ;)

gonn1000 disse...

Brain-Mixer, esse videoclip dos Prodigy, da remistura da "Voodoo People", é recente, o original é que já deve ter uma década.

Não consegui ver o filme na altura em que estreou, é mais um que tenho na lista há uns tempos.

brain-mixer disse...

Ahh, mas então o videoclip original não tem nada daquelas "ideias"?... Sendo assim, os créditos ficam todos para o filme espanhol ;)

brain-mixer disse...

Conheço mas não o vi ainda... Esse filme foi mesmo o vencedor do Fantas'2002. Parece que o cinema espanhol é muito apreciado lá no Porto!

Tenho de o encontrar em algum lado :P

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 164 custom farm scale toy free internet parental control best lose program weight Civil litigation lawyers az 16 camera surveillance kit Is phentermine addictive

Toninho Moura disse...

O filme é muito bom! Mas, se a sorte existe como ele propõe, como seria um filme que tratasse do azar? Alguém conhece algum que trate deste tema?