06/05/07

Box Office 2007



Abriu a 'silly season'. De Maio a finais de Agosto, filmes bons e maus vão estrear com o objectivo óbvio de arrecadar dinheiro. Com a surpresa do sucesso de 300, a abertura oficial da caça ao guito é com a estreia de Spiderman 3.

Sendo assim, tal como no ano passado, lanço o meu prognóstico para os "saca-dólares" do verão. Os mais populares, os mais esperados, os mais falados. Alguns vão ficar aquém das expectativas (aquele Evan Almighty não me cheira a dinheiro...), mas as surpresas não irão ser muitas... Refiro também alguns abaixo da obrigatória meta dos 100 milhões de dólares, embora não signifique a palavra FRACASSO. Mesmo com muitos dos filmes estarem ainda em conclusão, há já uma perspectiva de como um filme consegue captar as expectativas do grande público. Mesmo sem trailers, sites, ou críticas, cá vão: Os Blockbusters manhosos, os filmes de culto, e as sequelas (muitas sequelas!)

$390 Spiderman 3
$280 Pirates of the Caribbean 3
$250 Transformers
$200 Harry Potter and the Order of the Phoenix
$190 Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer
$175 Shrek the Third
$170 Ratatouille
$160 The Simpsons Movie
$150 Live Free or Die Hard
$140 Surf's Up
$130 I Now Pronounce You Chuck and Larry
$120 Rush Hour 3
$110 The Bourne Ultimatum
$110 Evan Almighty
$100 Ocean's Thirteen
$90 Knocked Up
$70 Halloween
$50 Hostel Part II
$35 28 weeks later


Sei que no ano passado não acertei na maioria, mas andou lá perto... Isto apenas serve para estimular o poder de diagnóstico aquando a expectativa de um certo tipo de filme. Sendo que estes não são números exactos mas pretende ser uma média ponderada, onde a margem de erro se situa aproximadamente nos $20 milhões. Os números apenas se referem ao território Norte-americano. É óbvio que a esta curta lista se irão juntar outros filmes, tanto do início como do final do ano. Os filmes que estreiam depois de 1 de Setembro já não contam para a tabela e que assim se encontram arredados da corrida: A animação 3D Bee Movie, Saw IV, The Golden Compass, I Am Legend e National Treasure 2.

Para aceder à (quase toda) lista de filmes a estrear em solo americano, espiem aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, o grande campeão vai ser Jack Sparrow, e em 2º o Spidey.
O Mr. Potter creio ser capaz de ganhar aos Transformers, mas isso sou eu, que a esses robôs não acho grande piada...

Como Dead Man's Chest se tornou no 3º filme mais lucrativo da historia, (1ºTitanic e 2ºLOTR: The Return of the King), parece-me que este world's end também está lançado para quebrar recordes.

PS: Já foste ver o Spider-Man 3? É que ando a ver se encontro mais opiniões positivas para juntar à minha e à do Ricardo do Imagens Perdidas :P

brain-mixer disse...

Vamos por partes: Spiderman tem para mim uma maior legião de fãs e admiradores do que Sparrow (e o factor sequela back-to-back parece ser uma maldição, lembra-te do Regresso ao futuro e o Matrix...)

O 3º Piratas é como tu bem dizes o terceiro filme mais rentável (e deixa-me completar, a nível de receitas mundiais) mas prefiro ler esses "records" pelo olho da inflação, isso muda drasticamente as posições na tabela.

E para concluir, sim já o fui ver, não aguentava mais a espera...! Mas como já deves saber, eu não me dou bem com críticas no meu blog e não analiso filmes nestes posts :P
Apesar disso, posso dizer que as críticas gerais estão semi-correctas: Devido ao número de vilões e enredos, o filme acaba por se perder e confundir um pouco. Mas falando em entertenimento, UAU, há muito que não via disto numa sala de cinema...! As séries de TV estão numa nova era dourada?? Valha-nos o Spidey que me faz levantar o cu do sofá ;) ehehehh

RJ, cumprimentos

André Carita disse...

eu não percebo como se gasta tanto dinheiro nesta fase... e grande parte dos filmes que daí resultam acabam por pecar pela sua escassa qualidade.

O Pirata das Caraíbas 3 interessa-me, pelo simples facto de ter visto os dois anteriores.
Contudo prevejo que aconteça o que aconteceu o ano passado, onde acabei por sair um bocado desiludido com o 2º episódio do capitão Sparrow. Espero tar enganado em relação a este 3º.

Quanto ao Spidey.. gostei do 2º embora não me tivesse entusiasmado ao ponto de ir ao cinema ver o 3º...

De todos da lista quero muito ver o The Simpsons Movie que espero que vá ao encontro dos episódios das primeiras temporadas e não aos das últimas que mais parecem estar a arrastar a série até à exaustão!

Um abraço edgar, e sim também acho que o teu prognóstico seja o mais correcto!

Abraço!

Gonçalo Trindade disse...

Acho que o Harry Potter vai fazer mais que os Transformers, e que o The Simpsons vai fazer mais que o Fantastic Four 2 e o Ratatouille... mas de resto, concordo com a previsão. Mas isto é sempre extremamente complicado de adivinhar, já que o word-of-mouth é sempre um factor a ter em conta... Há, no entato, uma certeza: Hollywood vai ganhar MUITO dinheiro, este Verão. Todas estas sequelas... há muito tempo que não via um Verão assim tão forte.

Enfim, esperemos que alguns deles pelo menos mereçam o dinheiro que irão eventualmente ganhar.