28/01/10

A verdadeira forma e mutação de LOST

A teoria de quem vê LOST para quem vê LOST.
Uma metáfora, uma comparação. Uma forma de ver cada uma das modificações estruturais no desenrolar da série.

LOST é como uma "forma". Um "desenho" que se constrói, que se forma e se dá a conhecer aos olhos do espectador.
Na primeira temporada dão-nos quatro linhas. Um episódio-piloto vale por estas quatro linhas. Não nos deram nem uma, duas, nem mesmo três, mas sim quatro. Personagens, mistérios, flash-backs e coisas sobrenaturais.


Estas linhas fizeram-nos desenhar um quadrado, aquela forma que vai construir toda uma base para um conjunto de personagens, com as suas interligações e complexidades emocionais.


Com o último episódio da 1ª temporada e a explosão da escotilha, eu só penso em olhar para o
outro lado do quadrado.

Com o avançar da série, conhecemos novos personagens. Desmond, Widmore, Ben e tantos outros. É um quadrado que vemos dividido em diversas áreas, multiplicando os seus mistérios e dilemas.
Sim, pode ser um mosaico. As histórias paralelas dos 'Losties' comprovam-no.


Vamos vendo os episódios e constatamos que o quadrado é um mosaico colorido... Ena pá, realmente aquilo tem para se descobrir. Mais do que parecia no início.
Desde quando é que Ben é o Líder dos Outros? Nunca tinha aparecido até então... E que raio é aquele computador destinado a "salvar o mundo"? As coisas vão-se tornando mais complexas.


E quando chega um cargueiro misterioso, tudo muda. Quem serão aquela tripulação? Serão mesmo aquilo que dizem ser? Para mim aquilo tudo podia bem ser algo de maior do que eu previa. A outra face do cubo nunca nos é revelada.


Mas eis que as viagens no tempo baralham e confudem-nos as cabeças e descobrimos que o que vimos até então não passava de algo ainda mais extraordinário:
Esse quadrado afinal é um CUBO!
Uau, não esperava por essa. O passado e todos os mistérios eram afinal criados pelos próprios Losties. A série tomou a forma de um Cubo de Rubick, com todas as suas reviravoltas, modificações, um quebra-cabeças longe de ser resolvido.


O último episódio da 5ª temporada desvenda dois personagens extremamente importantes para a trama e que nunca até hoje nos tinham sido dadas quaisquer pistas para haver duas entidades antagónicas na Ilha. Essa revelação deixou-me então sem palavras. Talvez me tenha deixado algumas:
E se o Cubo que temos tentado desvendar, não estava afinal sozinho, mas em todos estes anos havia na verdade DOIS CUBOS IGUAIS?



Ficamos a pensar qual será o encerramento da 6ª e última temporada...

3 comentários:

Loot disse...

Muito criativo este post principalmente para quem é fã.

a 6º está quase, mal posso esperar :D

Ricardo Fernandes disse...

Caro Amigo! Estou de volta! Um abraço!

brain-mixer disse...

Ricardo, bons olhos te vejam!
E já agora, de regresso sem cinema?
Abraço ;)