04/07/06

TOP SUSTOS

Aquele momento em que ninguém estava à espera e apanha toda a gente desprevenida. Toda a sala salta da cadeira com o susto, com momento gore ou psicológico, mas o que é certo é que há coisas realmente assustadoras. Nem sempre o filme é de terror, mas há ocasiões em que o coração quase que pára. Ou então fica a galopar, com outras alturas de pura angústia emocional.


10 - Deep Blue Sea (Morte de Samuel L. Jackson)

Nem as maiores vedetas escapam da morte certa. Tal como o caso de Samuel L. Jackson, que durante um emocionante discurso de sobrevivência, é atacado sem dó nem piedade de forma brutal e totalmente surpreendente por um dos tubarões inteligentes.

9 - A Nightmare on Elm Street (Perseguição a Nancy)

Freddy Kruger tenta apanhar Nancy na sua própria casa depois de ser trazido dos sonhos para o mundo real. Não só é espancado e carbonizado como ainda consegue levar a sua mãe para o mundo dos mortos. As “escadas moles” continuam hoje a fazer efeito.

8 - The Blair Witch Project (Fuga pelo mato)

Para quem vir isto ainda acreditando que toda a história é real, então neste momento em que ouvem vozes estranhas no bosque e desatam a correr, esse espectador quase que se mija com medo. Não foi o meu caso, apesar de conhecer toda a verdade. Mas ainda assim, preferia ser um dos ignorantes por alturas do visionamento e arriscar por conta e risco.

7 - Alien (A sair do peito de John Hurt)

O nascimento de um xenomorfo pelo peito de um dos tripulantes da nave Nostromo deixa toda a gente horrorizada. Conta-se que durante as filmagens, Sigourney Weaver e a outra actriz não sabiam nada do que iria acontecer nessa cena. As suas reacções com o que aconteceria foram tão genuínas como traumatizantes.

6 - The Exorcist (Masturbação com crucifixo)

O terror de antigamente é que é e nem os recentes exemplos do cinema oriental vem mudar isso: O exorcista de Friedkin é a obra-prima do horror psicológico. Linda Blair foi até aos extremos para nos mostrar o seu lado diabólico, como nesta cena em que se encontra possuída e se auto-mutila com o crucifixo enquanto grita “Let Jesus fuck you!”. Poderoso... Uma pessoa fica estarrecida com isto.

5 - Poltergeist (Palhaço debaixo da cama)

Um insuspeito palhaço boneco desaparece da cadeira onde se encontrava, para atacar Robbie e puxá-lo para debaixo da sua própria cama enquanto o estrangula. Talvez a maior surpresa do filme, embora tenha mais cenas aterradoras no final do filme (por exemplo a piscina de esqueletos).

4 - Carrie (A mão sai debaixo da terra)
O pesadelo de Sue Snell (Amy Irving) provoca um choque de medo quando da já morta Carrie sai o seu ensanguentado braço da campa em direcção à sua colega de escola. Um momento à zombie: George Romero ficaria orgulhoso deste momento.

3 - Jaws (Uma cabeça aparece no barco)

A súbita aparição de uma cabeça humana ao sair de dentro de um buraco enquanto inspeccionam um barco afundado tem um impacto tão grande hoje em dia como por alturas da estreia do filme de Spielberg. Para isso muito ajudou a excelente banda sonora de John Williams, ao colocar os acordes certos nos momentos certos. Mas a primeira aparição aterradora do tubarão atrás de Brody enquanto atira carne para o mar é também de antologia.

2 - Friday the 13th (Clímax final com Jason a sair do lago)

O indestrutível Jason Voorhees, podre e decomposto, salta da água do Crystal Lake para levar a sobrevivente para a morte. O maníaco tem mais oportunidades para isso nas inúmeras sequelas que se seguiram...

1 - Signs (Extraterrestre no Brasil)

Choque e pavor. Os miúdos brasileiros (que falam português, finalmente!) captam a passagem de um suposto alienígena. As imagens da televisão durante uma festa de aniversário mostram, embora muito brevemente, um extraterrestre esverdeado passando por uma esquina sob o olhar do horrorizado Joaquin Phoenix.

(Atenção, fica aqui uma nota de que os casos deste TOP referem-se aos sustos provocados ao espectador e não à personagem envolvida no filme. A dúvida partiu de alguns visitantes que não perceberam a intenção, por pura e simplesmente não terem achado alguns deles assustadores...)

8 comentários:

Francisco Mendes disse...

Que fenomenal escolha para o primeiro posto. Trata-se de um magistral Mise-en-abyme de Shyamalan, um distinto timbre do engenho de um dos melhores cineastas contemporâneos.

My... disse...

Top excelente.
Como alias todos os teus post's.

Um grande abraço.

Sara disse...

Um Bom Top, embora eu não concorde contigo em todos. Além disso, o top de sustos é um dos mais subjectivos... Eu posso achar um filme assustador e vocês não...

:D

Sara

brain-mixer disse...

Francisco, és o único que tem concordado comigo nos primeiros lugares... No TOP beijos e neste :P

Paulo, meu, tens de esperar pelos próximos dias! Até te vai cair o queixo ;)

Sara, lá está: Os TOP's são pessoais... Nunca são total unanimidade.

Carlos M. Reis disse...

O meu maior susto foi mesmo com o Blair Witch Project mas não nessa cena. Foi o silêncio da cena final e o seu repentismo. Até me saltou o coração.

Bom Top Edgar.

brain-mixer disse...

Knoxville, o Blair Witch é de facto uma obra notável, com grandes picos de tensão. Mas os choros das crianças é para mim o mais "sensorial" ;)

Helena, tens de ter por ao corrente, que a grande maioria vale bem a pena, quase todos clássicos do cinema. Mas ao menos, o que viste figura em primeiro lugar :P

Membio, o que referiste em segundo e terceiro são dos que mais probabilidades tiveram de integrar esta lista ;) Foi quase...

Susana Fonseca disse...

Blair Witch sem dúvida, mas devo confessar que sempre me traumatizou a cena do miúdo na bicicleta, andando por aquele hotel abandonado, no grande Shining.

brain-mixer disse...

Prefiro a cascata de samgue no corredor ;)